Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Asus - M4A88TD-M/USB3 Rev_2.05 - Não liga

Featured Replies

Postado

Olá pessoal. Estou com essa placa mãe desktop sem nenhum componente que aparente estar danificado. Ela está sem nenhum periférico conectado, e nada acontece quando faço o contato do botão Power SW direto na placa.

- Ela acende o LED quando liga a fonte.

- Já limpei com álcool isopropílico.

- Já limpei a CMOS.

- CLRTC está na posição normal.

- Tem soquete AM3 e está com um processador Sempron testado em outra placa.

- Fonte de alimentação 450W testada em outras placas.

- Está com speaker e não faz nenhum bip.

Os capacitores solid-state marcados de amarelo na foto estão esquentando bastante quando a placa está ligada na energia, vou remover eles pra teste. Além disso, alguma outra dica?

Obrigado desde já

Placa Asus M4A88TD-M Não liga.jpg

Editado: por Oraculorafa

Postado
  • Autor
9 horas atrás, Marcos_2210 disse:

A fonte está ligando?

@Marcos_2210 não, e o fan do CPU nem se mexe, nenhum sinal acontece. Fonte testada em outras placas.

Postado
3 horas atrás, Oraculorafa disse:

@Marcos_2210 não, e o fan do CPU nem se mexe, nenhum sinal acontece. Fonte testada em outras placas.

Se a fonte não está armando, terá que ver o sinal de PWG (power good), geralmente de 5V encontrado no fio cinza ou pino 8, conforme imagem abaixo (PWR_OK).

Tem que ter 5V, caso contrário a fonte não arma.

images (26).png

Postado
  • Autor
5 horas atrás, Marcos_2210 disse:

Se a fonte não está armando, terá que ver o sinal de PWG (power good), geralmente de 5V encontrado no fio cinza ou pino 8, conforme imagem abaixo (PWR_OK).

Tem que ter 5V, caso contrário a fonte não arma.

images (26).png

@Marcos_2210 o fato de não ter 5v no fio cinza após tentar ligar a placa é apenas um dos sintomas da placa mãe estar ruim, já que a fonte está boa como eu disse. A ausência dos 5v não é a causa do problema, pois se eu fizer uma ligação direta de 5v no cinza, a placa continua não ligando. Assim como se eu fizer uma ligação direta do fio verde no preto, enquanto a fonte está conectada na placa mãe ruim, a fonte não liga (só liga se fizer esse teste com a fonte fora da placa).

O que precisamos é ir além dos sintomas e encontrar a causa da placa não mandar o sinal de "ligar" pra fonte.

Postado

@Oraculorafa tem a tensão de 5v no fio verde? Veja se quando pressiona o power essa tensão vai a nível baixo? 

Veja se esse arquivo é o mesmo da sua placa? Vai colocando o dedo em cima dos componente e aferindo se tem algo aquecendo. Se tiver aqueles medidores de temperatura ou infravermelho seria bom para uma analise! 

https://eletronicabr.com/files/file/35368-asus_m4a88td-m_102gx/

Postado
  • Autor
52 minutos atrás, Leonildo disse:

@Oraculorafa tem a tensão de 5v no fio verde? Veja se quando pressiona o power essa tensão vai a nível baixo? 

Veja se esse arquivo é o mesmo da sua placa? Vai colocando o dedo em cima dos componente e aferindo se tem algo aquecendo. Se tiver aqueles medidores de temperatura ou infravermelho seria bom para uma analise! 

https://eletronicabr.com/files/file/35368-asus_m4a88td-m_102gx/

@Leonildo obrigado. Em standby o LED da placa acende, mas não tem tensão de 5v no verde. Não muda quanto aperto power. Não tenho créditos para baixar o esquema, mas creio que a versão da minha é diferente, a minha é a versão USB3.

O que está aquecendo é a região ao redor dos 5 capacitores que marquei de amarelo na foto do primeiro post, ainda vou remover eles pra testar (tenho capacímetro).

Edit: Consegui baixar e estou visualizando o boardview da placa.

Editado: por Oraculorafa
Incluir informação

Postado
38 minutos atrás, Oraculorafa disse:

Não tenho créditos para baixar o esquema

@Oraculorafa créditos você tem para baixar o arquivo! Faz uma assinatura de um pacote e faz o download sempre que precisar! 

Editado: por Leonildo

Postado

@Oraculorafa esse LED de standby é a confirmação que tem os +5vsb no fio roxo! Essa tensão chegando no I/O o mesmo envia o sinal PS_ON para o conector 24+4 fio verde da fonte ATX. A fonte envia o sinal PGood para o I/O informando que tudo ta ok na fonte. Só que entre essas tensões e sinais, tem outras coisas que acontece para que as mesma possa ta chegando aos seus destinas. 

Esses +5vsb passa por um regulador de tensão que vai gerar os +3vsb correto?  Pode ser que o I/O esteja com problemas. Veja se você encontra tensão nos reguladores?

2 horas atrás, Oraculorafa disse:

a minha é a versão USB3.

Tem que colocar essa informação no titulo! Rev_2.05 não é isso?

Editado: por Leonildo

Postado
  • Autor

@Leonildo só complementando o que eu escrevi antes, a tensão no verde é 2,44v. No fio roxo tem 2,62v.

Ainda estou aprendendo sobre circuitos, para medir o regulador, vc se refere ao POU 37, certo? De acordo com o boardview que eu consegui baixar, ele deve ter 5vsb em uma ponta e 3vsb na outra. Aqui está dando 2,24v em uma ponta e 0,53v na outra.

Medi também o U3PU2 (esquerda do CHA_FAN) e deu 2,6v e 0,96v.

Obrigado pelo toque, coloquei no título exatamente como está escrito na placa, sim, Rev_2.05.

Ainda não removi os capacitores para teste, pretendo fazer em breve.

Postado
50 minutos atrás, Oraculorafa disse:

Ainda não removi os capacitores para teste, pretendo fazer em breve.

@Oraculorafa eu analisava mais antes de remover esses capacitores!  O fio roxo é pra ter 5v. Então se ta somente com isso, deve ser o regulador que pode ta em curto...Ele tem na sua entrada 5v e na  saída 3.3v. 

Postado
  • Autor

@Leonildo como comentei, ainda estou no início do aprendizado sobre circuitos. Se o problema for o POU37 (acho que é esse o regulador que vc se refere) em si, como faço para ter certeza? E se for problema nele, como identificar um substituto? 

E me desculpe a pergunta, mas por ele ter menos de 5v na entrada, isso não seria sintoma de problema antes de chegar no POU37?

Postado

Amigo, boa tarde. Com certeza, você está com problema no 3volts stanby que é o pino 2 desse regulador. Não é ele que está com defeito, mas PROVAVELMENTE alguém que está ligado nessa linha. Você pode medir a impedância que está nesse pino 2, e vai ver que deve estar quase em curto com terra. E esse reguklador, é para fornecer pouca corrente, pois a placa ainda está desligada quando ele atua. O meu palpite é que o ci de rede que deve estar em curto, e consumindo e fazendo ele aquecer. Ele também alimenta outros circuitos, e até o chip set. Daí se for ele.. dançou. Torcer, para ser ci rede mesmo. BOA SORTE. 

• 1 ano depois...
Postado
Em 18/08/2020 às 18:03, boards disse:

Amigo, boa tarde. Com certeza, você está com problema no 3volts stanby que é o pino 2 desse regulador. Não é ele que está com defeito, mas PROVAVELMENTE alguém que está ligado nessa linha. Você pode medir a impedância que está nesse pino 2, e vai ver que deve estar quase em curto com terra. E esse reguklador, é para fornecer pouca corrente, pois a placa ainda está desligada quando ele atua. O meu palpite é que o ci de rede que deve estar em curto, e consumindo e fazendo ele aquecer. Ele também alimenta outros circuitos, e até o chip set. Daí se for ele.. dançou. Torcer, para ser ci rede mesmo. BOA SORTE. 

Ausência de tensão no fio verde é típico de problema no Super I/O que está matando o sinal da fonte. O stand bay (fio roxo) alimenta o Super I/O com 5v e esta tensão retorna ao power/on. Sendo assim, se não existe retorno desta tensão no power/on, é porque o super i/o não está cumprindo a sua função. 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.