Postado 16 de Fevereiro de 2021 5 anos Olá Boa tarde a todos!!! Recebi essa impressora Xerox Phaser 3040. Reclamação do cliente Travou papel e desligou. Ação roletes de papel estava desmanchando grudento, substitui fiz uma geral. quando liguei ela simplesmente não acionou o fusor inicialmente somente uma luz azul acendeu logo em seguida apagou. fiz teste na entrada da tomada ok na saida para a placa ok na saida do conector para o fusor nada. segue fotos da placa, não esta saindo energia da placa para o fusor o que pode ser? foto 01 teste da entrada da placa foto 02 foto da placa c/ circulo no conector de saida p/ o fusor Foto 03 teste de saida de energia para o fusor se alguem tiver uma dica por favor me orienta.
Postado 16 de Fevereiro de 2021 5 anos @armando26 Boa tarde, estes dois fusíveis brancos estão normais?
Postado 16 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor 1 hora atrás, elias.girardi disse: @armando26 Boa tarde, estes dois fusíveis brancos estão normais? estão ok os fusiveis
Postado 17 de Fevereiro de 2021 5 anos @armando26 Coloque o multímetro em medição de tensão contínua e meça quantos volts tem o capacitor grande da placa...
Postado 17 de Fevereiro de 2021 5 anos Veja se o relé está sendo comandado e acionado, veja o triac também, meça a resistência do fusor e o termostato, veja se não há alguma conexão errada.
Postado 17 de Fevereiro de 2021 5 anos 44 minutos atrás, armando26 disse: ok os valores ficam instavel 09/até 15 em seguida -1 Esqueci de mencionar, faz essa medição com a placa energizada. Só cuida pra não levar choque!
Postado 17 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor ok os valores ficam instavel 09/até 15 em seguida -1 perfeitamente energizada. pluguei cabo de força liguei a placa e fiz a medição
Postado 17 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor 14 minutos atrás, edimarps disse: Veja se o relé está sendo comandado e acionado, veja o triac também, meça a resistência do fusor e o termostato, veja se não há alguma conexão errada. Não chega energia até o fusor.
Postado 17 de Fevereiro de 2021 5 anos Acompanhe as trilhas e veja que quem alimenta o fusor é o relé RL001 e o Triac esse transistor ao lado esquerdo (pela foto) do relé. Se o fusor estiver aberto, ao ser acionado o relé e o triac, o termistor não vai informar temperatura alguma e será desligado essa tensão através do relé e do triac. Da mesma forma se um deles (relé e triac) não estiver sendo acionado vai desarmar em seguida.
Postado 17 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor Nova foto da placa.. identificado o RL 001 e o capacitor, medição instavel 9/15 finaliza - 1 (capacitor )
Postado 19 de Fevereiro de 2021 5 anos Sei que às vezes é difícil ter uma sucata para tirar peças apenas para testes, mas eu tentaria trocar este relé e o triac, pois o circuito para alimentação do fusor nesta placa se resume a estes dois componentes. No caso o relé preto que vc circulou na imagem acima e o triac que está parafusado no dissipador ao lado do relé. Já o capacitor principal, este logo ao ser alimentada a placa com 110 volts deve medir em torno de 170 volts, tensão contínua (um pouco mais, um pouco menos).
Postado 20 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor 21 horas atrás, elias.girardi disse: Sei que às vezes é difícil ter uma sucata para tirar peças apenas para testes, mas eu tentaria trocar este relé e o triac, pois o circuito para alimentação do fusor nesta placa se resume a estes dois componentes. No caso o relé preto que vc circulou na imagem acima e o triac que está parafusado no dissipador ao lado do relé. Já o capacitor principal, este logo ao ser alimentada a placa com 110 volts deve medir em torno de 170 volts, tensão contínua (um pouco mais, um pouco menos).
Postado 20 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor Bom Dia !!! Exatamente estou com dificuldade de encontrar o rele, Muito obrigado pela dica Assim que conseguir e trocar eu posto aqui. bom Fim de semana>
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.