Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV - Samsung - T24C310B - Placa em curto

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa tarde Galera.

Estou com essa TV na bancada, placa morta, curto logo no conector DC de entrada, alguem tem o diagrama? verifiquei os capacitores CMD na entrada e um CI de 8 terminais, o curto nao saiu. Dali pra frente o circuito entra nas camadas, não consigo saber pra onde esta indo o circuito.

OBS: onde soldei o cabo vermelho é onde está em curto, vou injetar tensão na fonte assimetrica, emprestei a minha fonte, tenho que ir busca-la rsrsrs

WhatsApp Image 2021-03-28 at 16.48.57.jpeg

WhatsApp Image 2021-03-28 at 16.48.53.jpeg

Postado

Colega, dai voce começa por todos reguladores de tensão, vai eliminando etapa por etapa ok, com certeza voce ira achar regulador ruim em curto, todos esse reguladores SMD quadrado recebem tensão da fonte de 19v ok.

• Joinha 1
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Postado
Em 16/04/2021 às 09:10, Taffines disse:

segue o CI, 54328, parece ser um regulador de tensão buck, alguem sabe pra que serve? consigo fazer alguma adaptação pra testar?

aae03150-0522-4b71-a727-b3caa4a16fd6.jpg

Troquei o CI, é um regulador de tensão, a TV ligou uma vez, apresentou imagem e tudo, agora ela nao quer ligar mais, não está chegando tensão no CI da bios, alguem tem alguma dica? os 14 volts de entrada estão ok! os 5 volts do tps 54328 também estão ok, mas a TV não starta.

Postado
10 minutos atrás, Taffines disse:

Troquei o CI, é um regulador de tensão, a TV ligou uma vez, apresentou imagem e tudo, agora ela nao quer ligar mais, não está chegando tensão no CI da bios, alguem tem alguma dica? os 14 volts de entrada estão ok! os 5 volts do tps 54328 também estão ok, mas a TV não starta.

@William_R Consegue me ajudar?

Postado (editado)

Precaução no local onde ejetar a fonte externa pois pode causar algum outro curto vindo a danificar o micro.

Siga as dicas dos colegas acima em especial sobre os regulad

Editado: por Multimarcas
  • Joinha 1
Postado

Olá,

@Taffines a tendência é as placas utilizarem conversores dc dc para obter as tensões necessárias.

Provavelmente o que alimenta a bios seja um desses, (talvez 3,3v) deduzimos pela ausência de esquema.

Então, comece verificando tensão nos circuitos integrados próximo de indutores. Pelo datasheet saberá quais pinos observar.

As teclas ou sensor de controle remoto possuem tensão?

• Joinha 1
Postado
57 minutos atrás, ohm disse:

Olá,

@Taffines a tendência é as placas utilizarem conversores dc dc para obter as tensões necessárias.

Provavelmente o que alimenta a bios seja um desses, (talvez 3,3v) deduzimos pela ausência de esquema.

Então, comece verificando tensão nos circuitos integrados próximo de indutores. Pelo datasheet saberá quais pinos observar.

As teclas ou sensor de controle remoto possuem tensão?

Acho que nao, nao acendeu o led de Standby, estavam bem oxidados, mas teve uma hora que ligou, acha que devo seguir por esse caminho?

1 hora atrás, Multimarcas disse:

Precaução no local onde ejetar a fonte externa pois pode causar algum outro curto vindo a danificar o micro.

Siga as dicas dos colegas acima em especial sobre os regulad

Positivo! segui as instruções dele, consegui achar um regulador, como descrevi acima, a tv ligou umas duas vezes, mas agora não ligou mais. 

Postado (editado)

vc fala que tem os 5v entrando no pino 8 desse ic TPS 54328 agora veja se tem tensão no pino 1 EN e se sai tensão no pino 6 se não vc tem curto nessa linha do pino 6.... se não me engano esse ic gera 1,2v  quanto ao botão nada mais é que um botão de reset forçado...

Editado: por joao1
  • Joinha 1
Postado

Pino 1 tem hora q tem 3v, tem hora q tem 5v. Pino 6 está entre 5v e zero, ouço um barulho de fagulhamento de vez em quando e a tensão zera

Mas desenergizando o circuito, o multimetro nao pega curto

Postado

É 14v no pino 8 ok ... então o ic 1601é um Buck de 5v.. então tendo 14v no pino 8 e 3v no pino 1 claro vai ter 5 v na saída se não tiver curto nessa linha....o que vc vai ver aí é reset..conversor de 1,2v...,3,3v ic regulador de 1,5v.. alimentação das memórias ddrs e suas voltagens de ref.. alimentação das memórias Spis etc isso é o básico para iniciar ver se tem comunicação entre memórias Spis e processador  acho que o resto vc tira de letra..

• Joinha 1
Postado

esse mosfet não está armando. Em vermelho, chega os 5,33V gerado pelo buck 54328, mas nao arma. ao armar manualmente, aparece uma tensão de 3,3V em um mosfet e 1,8V em outro mosfet, mas nao sei onde medir a tensão de standby, o led vermelho da TV tambem nao liga.

mosfet.jpg

Postado
Em 24/05/2021 às 20:19, Taffines disse:

esse mosfet não está armando. Em vermelho, chega os 5,33V gerado pelo buck 54328, mas nao arma. ao armar manualmente, aparece uma tensão de 3,3V em um mosfet e 1,8V em outro mosfet, mas nao sei onde medir a tensão de standby, o led vermelho da TV tambem nao liga.

mosfet.jpg

Alguém????

Postado

opa colega ..Q1604 só vai chavear quando Q1605 tiver 0,7v em sua base..se não tem o processador ta inoperante...e quais são pilares basicos pra um processador funcionar ..alimentação ...reset..clock e protocolo de comunicação processador e memorias..veja isso ...outra coisa vc diz que chegou a funcionar apos a troca do ic 54328 e do nada parou sera que não passo tensão demais para o processador e o danificou...

• Joinha 1
Postado
3 horas atrás, joao1 disse:

opa colega ..Q1604 só vai chavear quando Q1605 tiver 0,7v em sua base..se não tem o processador ta inoperante...e quais são pilares basicos pra um processador funcionar ..alimentação ...reset..clock e protocolo de comunicação processador e memorias..veja isso ...outra coisa vc diz que chegou a funcionar apos a troca do ic 54328 e do nada parou sera que não passo tensão demais para o processador e o danificou...

Não sei dizer, creio que não queimou o processador, não fiz nada de diferente, só mechi nele...

Onde meço as tensões do processador?

Postado

Como citado anteriormente:
Há tensão no source do Q1604 = 5,31V

Há tensão no Gate do Q1604= 5,27V

Dreno 0V.

Pino central do Q1605= 5,27V

Outros dois pinos 0V

Pinto central do Q1605 vai no gate do mosfet Q1604, conforme a imagem que mandei

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...