Postado 22 de Abril de 2021 5 anos Bom dia caros colegas,sou novo aqui no forum e também iniciante em eletrônica,mas abri esse tópico pq este notebook estava ligando e dando video,porém demorava um para dar video e notei um aquecimento anormal em alguns componentes proximos ao processador em baixo onde tem o capacitor "nectokem". Desliguei tudo e deixei pra continuar no dia seguinte por estar muito cansado já,e pra minha surpreza a placa agora só acende o led verde qdo conectada a fonte e não starta de jeito nenhum !!! OBS: Não fiz as medições ainda pq estou sem multímetro hoje. Mas assim que fizer os testes vou postar ,e tenho uma placa igual para pegar as referências pois a mesma está com problema na solda bga do PCH . Editado: 22 de Abril de 2021 5 anos por John21 Inserir imagens
Postado 22 de Abril de 2021 5 anos Autor 2 horas atrás, John21 disse: Bom dia caros colegas,sou novo aqui no forum e também iniciante em eletrônica,mas abri esse tópico pq este notebook estava ligando e dando video,porém demorava um para dar video e notei um aquecimento anormal em alguns componentes proximos ao processador em baixo onde tem o capacitor "nectokem". Desliguei tudo e deixei pra continuar no dia seguinte por estar muito cansado já,e pra minha surpreza a placa agora só acende o led verde qdo conectada a fonte e não starta de jeito nenhum !!! OBS: Não fiz as medições ainda pq estou sem multímetro hoje. Mas assim que fizer os testes vou postar ,e tenho uma placa igual para pegar as referências pois a mesma está com problema na solda bga do PCH . Imagem de quando a placa estava ligando e demorando pra dar video e no circulo azul é onde estava esquentando bastante.
Postado 22 de Abril de 2021 5 anos @John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas temos os 3v e 5v alwins? no sio temos o sinal acin chegando? botão power tem tensão? zera quando pressiona? pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico? sinal lid# no super io temos? tudo estando OK dai regrava a bios Editado: 22 de Abril de 2021 5 anos por Well7487
Postado 23 de Abril de 2021 5 anos Boa noite! tenta substituir o capacitor de tântalo embaixo do processador tem vários tutoriais explicando valores e posições ok.
Postado 23 de Abril de 2021 5 anos Passa um breu e substitua todos componentes com aquecimento anormal. Favor verifique toda placa, muitas vezes o curto está no final do percurso.
Postado 23 de Abril de 2021 5 anos Autor 59 minutos atrás, Semcomentarios disse: Boa noite! tenta substituir o capacitor de tântalo embaixo do processador tem vários tutoriais explicando valores e posições ok. Sim,estava mesmo pensando em trocar ele,pois tenho uma placa sucata doadora q é bga o problema..depois posto se deu certo e agradeço a sua 1 hora atrás, Semcomentarios disse: Boa noite! tenta substituir o capacitor de tântalo embaixo do processador tem vários tutoriais explicando valores e posições ok. Grato por sua sujestão e como tenho uma placa sucata igual,vou fazer a troca desse componente e postarei o resultado ta. 51 minutos atrás, cleitonyankee disse: Passa um breu e substitua todos componentes com aquecimento anormal. Favor verifique toda placa, muitas vezes o curto está no final do percurso. Farei isso e depois te falo se deu certo ta,vlw
Postado 23 de Abril de 2021 5 anos Autor 4 horas atrás, Well7487 disse: @John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas temos os 3v e 5v alwins? no sio temos o sinal acin chegando? botão power tem tensão? zera quando pressiona? pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico? sinal lid# no super io temos? tudo estando OK dai regrava a bios Então,farei as aferições 4 horas atrás, Well7487 disse: @John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas temos os 3v e 5v alwins? no sio temos o sinal acin chegando? botão power tem tensão? zera quando pressiona? pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico? sinal lid# no super io temos? tudo estando OK dai regrava a bios Boa ! Então,assim que eu comprar outro multímetro,irei fazer essas aferições e se der tudo ok como vc mensionou,daí o próximo passo é trocar o chip de bios ou regravar o mesmo.
Postado 23 de Abril de 2021 5 anos 45 minutos atrás, John21 disse: Farei isso e depois te falo se deu certo ta,vlw t Editado: 23 de Abril de 2021 5 anos por cleitonyankee
Postado 23 de Abril de 2021 5 anos Não há a necessidade de trocar todos os componentes que estão aquecendo, precisa verificar se há algum curto. Imaginado que o not estava aquecendo de forma demasiada e após não ligou mais, algum componente pode ter entrado em curto e ou já estava em um começo de curto com a baixa resistência. Meça a impedância dos Mosfet, diodo e capacitor ao terra. Lembre-se que como estará medindo próximo ao processador, a resistência poderá ser baixa em alguns pontos.
Postado 23 de Abril de 2021 5 anos Autor 4 horas atrás, CorreaGuti98 disse: Não há a necessidade de trocar todos os componentes que estão aquecendo, precisa verificar se há algum curto. Imaginado que o not estava aquecendo de forma demasiada e após não ligou mais, algum componente pode ter entrado em curto e ou já estava em um começo de curto com a baixa resistência. Meça a impedância dos Mosfet, diodo e capacitor ao terra. Lembre-se que como estará medindo próximo ao processador, a resistência poderá ser baixa em alguns pontos. 4 horas atrás, CorreaGuti98 disse: Não há a necessidade de trocar todos os componentes que estão aquecendo, precisa verificar se há algum curto. Imaginado que o not estava aquecendo de forma demasiada e após não ligou mais, algum componente pode ter entrado em curto e ou já estava em um começo de curto com a baixa resistência. Meça a impedância dos Mosfet, diodo e capacitor ao terra. Lembre-se que como estará medindo próximo ao processador, a resistência poderá ser baixa em alguns pontos. 4 horas atrás, CorreaGuti98 disse: Não há a necessidade de trocar todos os componentes que estão aquecendo, precisa verificar se há algum curto. Imaginado que o not estava aquecendo de forma demasiada e após não ligou mais, algum componente pode ter entrado em curto e ou já estava em um começo de curto com a baixa resistência. Meça a impedância dos Mosfet, diodo e capacitor ao terra. Lembre-se que como estará medindo próximo ao processador, a resistência poderá ser baixa em alguns pontos. Exatamente,até pq eu tenho essa outra placa com( bga bad) igual pra fazer comparações e achar alguma discrepância nas aferições, só me falta o bendito multímetro novo kkkk 8 horas atrás, Well7487 disse: @John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas temos os 3v e 5v alwins? no sio temos o sinal acin chegando? botão power tem tensão? zera quando pressiona? pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico? sinal lid# no super io temos? tudo estando OK dai regrava a bios Então,farei as aferições 8 horas atrás, Well7487 disse: @John21 se ela não esta ligando tens que ver algumas coisas temos os 3v e 5v alwins? no sio temos o sinal acin chegando? botão power tem tensão? zera quando pressiona? pino do super io que representa o power tem tensão? zera quando tu pressiona o botão power fisico? sinal lid# no super io temos? tudo estando OK dai regrava a bios Boa ! Então,assim que eu comprar outro multímetro,irei fazer essas aferições e se der tudo ok como vc mensionou,daí o próximo passo é trocar o chip de bios ou regravar o mesmo.
Postado 23 de Abril de 2021 5 anos @John21 aguardando então amigo! Pois esses são passos que deves seguir para um reparo mais correto!
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.