Jump to content
SSD TECNOLOGIA

em análise Apple Macbook Air a1466 820-00165-A, não reconhece ssd

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Ola a todos, estou com este macbook que inicialmente apresentava sintomas de ausência do backlight, fiz o reparo do setor trocando o ci responsável (u7701) e consegui ter o equipamento dando imagem com backlight operacional, porem ai vi que também não esta detectando o SSD original que vai no slot PCI da placa, peguei outro SSD e vi que não é a unidade de armazenamento e sim a placa. 
A questão agora é o que fazer para voltar a funcionar o slot (J3700) do SSD ?

Já conferi a presença dos capacitores das linhas c3710 ao c3717 e estão todos ok, já conferi a tensão de alimentação do ssd (PPV3V3_S0SW_SSD_FLT) e esta ok e presente, já conferi também o SSD_RESET_CONN_L vindo do u3740 pino 4 e esta ok e presente, e também testei o WIFI no modo de seleção de disco e a placa wifi funciona, apenas o SSD não. 

Qualquer ideia do que testar ou fazer, estou apto a tentar.

APPLE SSD.png

Edited by SSD TECNOLOGIA

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Roberto275803 disse:

@SSD TECNOLOGIA 

 

 

Colega altere o seu tópico conforme as regras do Forum para receber ajuda. Tenho uma dica que pode lhe ajudar, mas somente depois de tudo conforme as regras

Desculpem, ontem na correria saindo para ir para casa, fiz o post e esqueci do defeito 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifica o estado do slot com o microscopio, repasa as soldas e mede pino por pino as linhas de dados usando o multimetro em escala de diodo, ponta vermelha no GND e preta nos terminais.  Lembre-se que capacitor em serie nao da continuidade, entao vai ter que medir dos 2 lados.

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
29 minutos atrás, infosquad disse:

Verifica o estado do slot com o microscopio, repasa as soldas e mede pino por pino as linhas de dados usando o multimetro em escala de diodo, ponta vermelha no GND e preta nos terminais.  Lembre-se que capacitor em serie nao da continuidade, entao vai ter que medir dos 2 lados.

 

É um prazer te ter dando dicas Cristian, sigo você e seu conteúdo direto e meu muito obrigado. 

Já aferi o Slot e todos pinos internos estão íntegros, soldas também todas ok, testei as 8 linhas de dados PCIE SSD R2D nos capacitores e para o lado do CPU em todos tenho resistência de aproximadamente 150K indicando que a esfera do CPU esta em contato e levando informações ate lá, os capacitores estão todos ok sem curto ou fuga. 
Testei também todas trilhas possíveis saindo do slot ate algum componente, tudo ok ate então. 
Estou pensando em começar a trocar os componentes envolvidos com o funcionamento desse SSD como (U3740) e (U3711 e U3710) 

Share this post


Link to post
Share on other sites

@SSD TECNOLOGIA  Colega, aqui  eu resolvi fazendo rebalaling do processador que no mesmo bloco tinha a placa grafica o PCH e o processador. A comunicação é feita entre o SSD e o PCH, se não houver trilha oxidada ou componente arrancado o problema é na solda BGA ou defeito no PCH

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, Paulo Noce disse:

@SSD TECNOLOGIA se regravou a bios, volte a original ou tente formatar um novo hd/ssd.

Ainda não regravei bios, mas vi que um terminal tem uma oxidação e acho que irei remover o chip e ressoldar para eliminar a oxidação. 
 

 

24 minutos atrás, Roberto275803 disse:

@SSD TECNOLOGIA  Colega, aqui  eu resolvi fazendo rebalaling do processador que no mesmo bloco tinha a placa grafica o PCH e o processador. A comunicação é feita entre o SSD e o PCH, se não houver trilha oxidada ou componente arrancado o problema é na solda BGA ou defeito no PCH

De verdade já pensei que seria também, pois não acho outro problema, e o problema de BGA dessas placas é constante, seja 3 bip ou outras falhas semelhantes. 
Se eu não achar mais nada a testar e correr atrás, vou fazer o reballing 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz o reballing da CPU e tbm do SMC e nada de reconhecer o SSD, estou sem mais ideias. 
O CPU ate tinha uma marca estranha branca nas esferas como oxidação do fluxo de solda original, mas ressoldei e nada de reconhecer o SSD
Ai também fiz o reballing do SMC por ter algumas vias que vai ate ele, porem sem sucesso. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By William_R
      Ola a todos, estou com um no break EDX3000HB que so funciona no Modo By-Pass.  Abriu os fusiveis internos F1B, F2B e F3 todos de 20A !
       
      Achei em curto os seguintes semicondutores: D05/D06 (RHRP8120), D16 (RHR1520), Q04/Q05 (FQA38N30).
       
      No conjunto de baterias (8 peças) encontrei pelo menos 1 delas ruim e segundo o proprietario ja tem mais de 3 anos que foi trocadas.
       
      Como não tenho esquema, pergunto aos colegas se alguem mais ja consertou esse modelo de aparelho e o que mais poderia ter ocasionado essa desordem toda ?
       
      Desde jah agradeço qualquer dica.
       
       
    • By wapcom22
      Bom dia.
       
      Estou com um PS4 fat com placa modelo SAC-001 Que Não liga nada, ela foi danificada em outra assistência no setor que pelo o que vi é responsável pelo drive de CD (segue imagem em anexo)
       
      Não sei testar fonte, mas achei um vídeo sobre usar uma de computador, mas o videogame continua sem sinal, medi vários componentes mas nenhum apresentou curto, testei o botão power e está ok.
       
      Alguém pode me dar uma luz, para saber paro por aqui ou continuo?
       
      Obrigado!


    • By Raniere T.I.
      Olá pessoal.
      Estou com uma placa “Quanta DA0R33MB6E0 Rev: E” de um HP G4 modelo g4-2140br. Esse notebook chegou aqui com o cliente dizendo que ele não ligava. Este notebook já esteve comigo antes há uns 3 anos atrás. Na época ele tinha um problema parecido e apresentava um código luminoso nos leds do teclado indicando que havia um problema na BIOS. Na época, eu creio que atualizei (regravei) a BIOS e ele voltou a funcionar.
      Agora ele chegou com um sintoma parecido: não ligava, apresentando um código luminoso que indicava problema com a memória RAM.
      Eu limpei a memória, recoloquei, e, o código mudou indicando problema na BIOS. Eu regravei as duas (U31 e U18) e ele ligou. Fiz testes com Aida64extreme para ver se ele apresentaria alguma instabilidade. Durante o teste notei que a temperatura do processador parecia um pouco alta, em torno de 83º com processamento no máximo. Mantive o teste por aproximadamente 20 minutos; não houve instabilidade. Considerei o trabalho terminado. Montei o notebook e ao colocar a bateria nele, ele parou de funcionar. Eu achei estranho, mas lembro do cliente relatar algum problema com a bateria que já está velha e parece não funcionar. Mesmo assim, não achei normal o notebook parar de funcionar por adicionar a bateria.
       
      Decidi desmontar e novamente regravar as BIOS. Ele voltou a funcionar. Atualizei a BIOS para a versão encontrada no site da HP usando o programa que baixei de lá. Parecia bom e funcionando. Ao tentar carregar o sistema pelo HD ele desligou e passou a repetir isso.
      Carregando um sistema WinPE 10 através de um pendrive, ele às vezes carrega, às vezes desliga.
      Achei que a PCH parecia quente. Decidi monitorar a temperatura e registrei temperatura de até 51º nela usando um multímetro com termopar. Não sei se esta temperatura é a normal de trabalho desse chip, um SLJ8E E217B403. Mas não posso tocá-lo e segurar, pois parece muito quente ao toque.
      Imaginei que poderia estar com algum problema na memória RAM, então resolvi fazer testes na memória com um programa de teste no WinPE. O notebook deligou.
      Tentei com o Memtest86 e o teste se manteve por algum tempo, até completar uns 50% aí o notebook desligou. A temperatura do processador era de aproximadamente 75º, a PCH aproximadamente 50º.
      Troquei o módulo de memória por um que sei estar bom. Repetir o teste. Em aproximadamente 50% do teste o notebook desligou novamente.
      Em seguida, notei que o teclado pareceu parar de funcionar no menu inicial do WinPE; este teclado é novo e sei que está bom. Conectei um teclado USB que sei estar bom e também não funcionou. Em alguns momentos parecia travado, e/ou, muito lento. Em outros, parecia que alguma tecla (de seta) estava sendo mantida pressionada, pois, as opções do menu inicial do WinPE pareciam serem selecionadas e trocadas muito rapidamente. Ao pressionar alguma tecla no teclado nada funcionava. Caps Luck não funciona. Tive a impressão que quando a temperatura da PCH é de aproximadamente 50º o problema piora (ou começa?...). Também há momentos que o notebook deixa de dar vídeo, e o consumo na fonte de bancada cai para 0,50A. Há momentos que a placa parece estar em loop, tentando ligar sem conseguir.
       
      Eu gostaria de saber se alguém teria alguma ideia do que pode estar acontecendo com esta placa-mãe. É a primeira vez que pego uma placa com estes sintomas e não sei exatamente o que acontece. Eu suspeito que a Super OI possa estar estranha, ele tinha uma oxidação em dois terminais por conta do que parece ter sido uma infiltração de líquido no interior do notebook. Os terminais são os 107 (WIRELESS_ON) e 108 (WIRELESS_OFF), segundo o esquema (segue fotos para ilustrar). Eu limpei a área e aparentemente está bom. Eu não sei se a temperatura de trabalho da PCH está correta, por isso suspeito dela também. Ficaria grato por qualquer ajuda.






    • By Mauricio Fardin
      Boa noite pessoal
       
      Estou com esse notebook que não liga com o carregador normal, na fonte assimétrica fica consumindo 42 miliamperes, mas ao retirar a bateria e tentar ligar por 3 vezes, ele liga e o consumo sobe pros valores normais. Após ligar, funciona normalmente com o carregador original, carrega bateria, também fica ligado somente na bateria e apresenta todas as tensões normalmente.
       
      Não tem nenhum sinal de curto, ou componente queimado na placa.
      Já substitui e regravei o chip da bios

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...