Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Simulador de circuito. Com simulação de corrente, onda, etc.

Avalie este tópico:

Ivan Luis Kuhn

Posts em destaque

Pessoal, boa noite. Estou montando alguns filtros, mas... eu não tenho osciloscópio

Busquei o tio "gúguel" por simuladores de circuito, mas... alguns até funcionam, mas não tem fonte AC para simular. Outros são pagos. Aqui no forum tem um em java, mas de 2017, e não consegui baixar.

Eu to montando filtros usando capacitores e indutores de valores conhecidos, e quero entender o sinal de saída. Repito, não tenho osciloscópio. Gostaria de algum programa que eu fornecesse os dados de CA, os componentes e pudesse ter o sinal de saída, simular carga, enfim... para ter idéia de como ficará meu projeto, sem claro, virar uma máquina de fumaça.

Editado: por Ivan Luis Kuhn
resolvido
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, para simular circuitos uso muito o site Lushprojects.com - Circuit Simulator. (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) É simplezinho mas ajuda muito no entendimento da lógica do circuito. E tem também alguns circuitos já prontos, com mosfets, medidores, alguns tipos de CI. Recomendo. Grato.

• Joinha 1
Link para o comentário

@14bis @R2-D2 @Carlos Porto obrigado pelas dicas. @14bis eu procurei por "simulador de circuito", e temas afins. Tudo o que achei foram os "eagle" da vida, circuit maker, e afins. Tá... só usei esses pra montar o circuito, talvez tenham análise de sinal (e nunca encontrei)

@Carlos Porto sou hobbysta... Consegui com a sugestão tua, mas quero entender agora.

Eu tenho um trafo isolador, 220/220 com 6.7ohms tanto no primario quanto no secundário..

Eu estou tendo alguns harmônicos no meu apartamento, que me impedem de usar meu 3x1. Os de chuveiro nem tenho o que fazer, mas quero filtrar ao máximo eles.

Mas quero entender,. primeiro, o significado do gráfico.

O que busquei simular:

A forma de onda/sinal, enfim, comportamento da onda com o dito transformador, uma carga de 20R, e uma variação de arranjo de capacitores. A fonte é alternada, a 60hz, 220VAC. O indutor é de 1.1microhenry, mas... bobina dupla. Não tinha esse tipo de indutor no aplicativo, então deixei eles tão próximos quanto "a trilha" permitiu

Refazendo os gráficos. "conexão errada"

Arranjo 1)

Hein? Como assim? E a senóide?

Screenshot_20210817_173742.thumb.png.2640586ffe5621115b2ba6c586bf7a08.png

Arranjo 2)

Screenshot_20210817_174510.thumb.png.9061d280a35643e6b67e7d91db8101f6.png

Arranjo 3)

Tá, acho que entendi. É questão de escala. Deixando o mouse em cima, aparece uma "senóide"

Screenshot_20210817_174842.thumb.png.13aca170972f25dab0cc8552e44e406e.png

Agora só não sei interpretar isso. Podem me ajudar?

E agora que entendi menos ainda. Desconsiderei o transformador isolador

Screenshot_20210817_181508.thumb.png.cda99c9bd6c918e18fc01e6e01ff1dd5.png

Editado: por Ivan Luis Kuhn
Link para o comentário

@Ivan Luis Kuhn sobre o scope do simulador você pode editar a escala na engrenagem do scope (configurações), infelizmente ele não tem uma resolução muito alta (Gs) por isso que serve mais para circuitos CC. Já sem o transformador a carga diminui bastante e consequentemente a corrente através do indutor. Alguém com mais experiência em circuitos AC pode lhe mostrar melhor. Grato.

Link para o comentário

@14bis 

Em 18/08/2021 às 19:41, 14bis disse:

@Ivan Luis Kuhn , quando usar o fio de cobre (wire), não coloque ele inteiro de ponta a ponta ou a cada subida ou descida do circuito. Se for colocar um capacitor, coloque o fio até o capacitor e comece outro fio a partir do capacitor e assim para os demais componentes

Eu refiz os testes depois e sim, me dei conta disso depois. 

Contudo, estou chovendo no molhado. Já me disseram em outro forum que simular harmônicos seria viagem minha. Vou ter de procurar ainda mais na internet para entender os filtros XY que tem em fontes de PC, entender como filtrar harmonico de fontes chaveadas por causa da retroalimentação que tô tendo, enfim.... e descobrir como fazer isso sem osciloscópio

Em resumo, como diria Marvin o marciano: de volta à tabua de planejamento.

Link para o comentário

@Ivan Luis Kuhn , esses filtros da fonte ATX ficam bem no início e é formado pelos indutores e capacitores de poliéster de modo a impedir que a interferência.

Depois da alternada ser convertida novamente em contínua no secundário, temos mais algumas bobinas e capacitores para filtrar a tensão. Depois de uma ponte retificadora, se colocar um capacitor de poliéster entre os pinos, consegue diminuir a interferência. Por exemplo: um pino do capacitor no negativo e outro na alternada diminui o chiado se esta fonte estiver alimentando um rádio comunicador

Agora, se o que você busca é criar um projeto bastante rigoroso do tipo uma placa de dados (placa de fonte ATX é de alimentação) e esta ser alimentada com o seu projeto, infelizmente, não faço ideia de como ajudar. Aí é refazer nos circuitos os projetos AC de fontes já existentes para ter um início e ir aprendendo aos poucos

Link para o comentário

Usa o proteus é um dos melhores simuladores podes simulares o que quiseres tambem tem outras opções como o Ni Multisim o circuit wizard , pra usar os programas é bem simples procure por  tutoriais que voçe domina logo.

circuit wizard link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

como instalar:

Link pra baixar proteus:

PROTEUS.PNG

Capturar.PNG

Editado: por VirgilGreen
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...