Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo G40-80 - ACLU3-4 NM-362 REV.1.0 - liga e desliga sem bateria

Avalie este tópico:

marcelo Araújo

Posts em destaque

Boa tarde a todos do fórum.

Estou com esse note na banca e está me quebrando a cabeça.

Ele está da seguinte forma, com a bateria  carregada liga normalmente e funciona normal

só que se plugar o carrecador mostra que está conectado mas não carrega a bateria e nesse caso

a bateria continua descarregando.

Agora sem a bateria conectada ele apenas liga e desliga.

E o mais estranho de tudo é que desmontei pra avaliar a placa e fazer alguns testes e não encontrei nada em curto,

não aquece nada e pior se tiro a memoria Ram a placa liga normalmente e se mantem ligada

se coloco a memoria ela volta a ligar e desligar imediatamente.

preciso muito da ajuda de vcs pra finalizar esse note pra por ele a venda pra equilibrar as contas aki.   kkkk

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, marcelo Araújo disse:

Boa tarde a todos do fórum.

Estou com esse note na banca e está me quebrando a cabeça.

Ele está da seguinte forma, com a bateria  carregada liga normalmente e funciona normal

só que se plugar o carrecador mostra que está conectado mas não carrega a bateria e nesse caso

E o mais estranho de tudo é que desmontei pra avaliar a placa e fazer alguns testes e não encontrei nada em curto,

não aquece nada e pior se tiro a memoria Ram a placa liga normalmente e se mantem ligada

se coloco a memoria ela volta a ligar e desligar imediatamente.

preciso muito da ajuda de vcs pra finalizar esse note pra por ele a venda pra equilibrar as contas aki.   kkkk

Testes feitos.

testei todas as tensões e estam todas presentes, regravei bios e depois atualizei com o bios da lenovo pra atualizar a bios EC tbm.

testei com outros carregadores, baterias e com outras memorias.

a unica coisa que achei meio incomum é que a tensão da memoria está em 1,37v e normalmente é 1,35, mas a do VTT está normal em 0,685v

Link para o comentário

@marcelo Araújo 

1 hora atrás, marcelo Araújo disse:

Analise deve ser feita na linha da PL302 que a linha responsável por carregar a bateria. 

Seria bom primeiro regularizar o ligamento corretamente pelo carregador. Testou com memoria compatível PC3L?

• Joinha 1
Link para o comentário

11 minutos atrás, Leonildo disse:

@marcelo Araújo 

Analise deve ser feita na linha da PL302 que a linha responsável por carregar a bateria. 

Seria bom primeiro regularizar o ligamento corretamente pelo carregador. Testou com memoria compatível PC3L?

sim testei com pelo ao menos com 4 memorias de diferentes fabricantes todas DDR3L

Link para o comentário

@marcelo Araújo você pode postar a numeração de identificação desse resistor na placa se possível?

Só uma observação: Você mencionou que a placa liga normal pela bateria, nada de liga e desliga, memoria funcionando show correto? No esquema que estou utilizando tem o sinal ADAPTER_ID que é o pino central do carregador, esse sinal chega ao pino 72 do IO. É esse pino central o qual você se refere?

Link para o comentário

24 minutos atrás, Leonildo disse:

@marcelo Araújo você pode postar a numeração de identificação desse resistor na placa se possível?

Só uma observação: Você mencionou que a placa liga normal pela bateria, nada de liga e desliga, memoria funcionando show correto? No esquema que estou utilizando tem o sinal ADAPTER_ID que é o pino central do carregador, esse sinal chega ao pino 72 do IO. É esse pino central o qual você se refere?

no esquema é o PR322, e sim a placa liga normalmente só com a bateria  e se plugar o carregador e bateria juntos tbm liga normalmente só que a bateria descarrega mesmoi com o carregador plugado e o detalhe é que no icone da bateria mostra o carregador conectado.

e sim me refiro ao pino central do carregador

Editado: por marcelo Araújo
falta informação
Link para o comentário

23 minutos atrás, Leonildo disse:

Certo! Essa baixa tensão do lado 2 do PR322 pode ter possíveis culpados, capacitor PC1266 e diodo PD304, remova um de cada vez e veja se a tensão vai normalizar nessa linha.

Òtimo vou vericar e te dou um retorno assim que possivel!!!

Muito Obrigado!!!

Link para o comentário

Leonildo, acabei de retirar o PD304 e não modificou  nada, troquei o resistor por um de menor valor tbm sem alteração.

O que me deixa intrigado é com relação as momerias, se ligo ele sem momoria nenhuma ele se mantem ligado com o carregador se tem memoria no slot não liga e liga normal se está com bateria.

o que teria relação com as memorias

Link para o comentário

@marcelo Araújo pois é justamente isso que estou tento entender, esse defeito é novo pra mim. ☹️

Faz uma coisa, pluga a fonte de banca, memoria e liga a placa e me diz as tensões das bobinas que sobem? B+ pode ser tensão da bateria ou do carregador. O defeito teria que aparecer nos dois modos. Vc diz ter feito os seguintes teste e nada resolveu.

5 horas atrás, marcelo Araújo disse:

testei com outros carregadores, baterias e com outras memorias.

Vc ta testando com a fonte de bancada? Ela esta regulada a (A) acima do que a placa pode consumir? Quando vc remove a memoria automaticamente a sequencia de start é interrompida e o consumo da placa tende abaixar.  

Editado: por Leonildo
Correção do texto!
  • Joinha 1
Link para o comentário

1 minuto atrás, Leonildo disse:

@marcelo Araújo pois é justamente isso que estou tento entender, pois esse defeito é novo pra mim. ☹️

Faz uma coisa, pluga a fonte de banca, memoria e liga a placa e me diz as tensões das bobinas que sobem? B+ pode ser tensão da bateria ou do carregador. O defeito teria que aparecer nos do modos. Vc que fez os seguintes teste e nada resolveu.

Vc ta testando com a fonte de bancada? Ela esta regulada a (A) acima do que a placa pode consumir? Quando vc remove a memoria automaticamente a sequencia de start é interrompida e o consumo da placa tende abaixar.  

Não usei o proprio carregador

Link para o comentário

Em 30/08/2021 às 17:56, Leonildo disse:

@marcelo Araújo pois é justamente isso que estou tento entender, esse defeito é novo pra mim. ☹️

Faz uma coisa, pluga a fonte de banca, memoria e liga a placa e me diz as tensões das bobinas que sobem? B+ pode ser tensão da bateria ou do carregador. O defeito teria que aparecer nos dois modos. Vc diz ter feito os seguintes teste e nada resolveu.

Olá retomei esse fumo hoje. kkk

Bem tá assim, só na bateria👇

tensões na pl302=BATT+ = 15,5v

quando ligado só com bateria 👇

tensões secundarias 

PL303= +3VALW_P = 3,404v

PL304 =5,085v

PL307 = 1,37v

pj315 =0,685v = vtt

PL701 = 1,085

PL9 = 1,85

e detalhe que a tensão no pino central do dc jack fica normal em 3v

agora com o carregador e bateria tensões na pl302 16v

a linha b+20v e as tensoes secundarias todas iguais

menos a tensão do pino central do dcjack que cai pra 1,445v tanto só o carregador plugado ou bateria e carregador juntos.

Link para o comentário

@marcelo Araújo assim, com a bateria e o carregador a tensão que deve prevalecer no circuito é a tensão do carregador. A placa está ligando normal, mesmo que seja só pela bateria, então, não vejo esse problema com relação as memorias. Nesse caso ta perecendo que a tensão do carregador não passa pelos mosfet da entrado quando tem carregador e bateria, o charge não reconhece o carregador pelo jeito. O seu relato tá bem estranho amigo. 

Na pag. 53 do esquema que corresponde ou circuito de charge, você vai ver que tem um circuito que gerencia quando a placa deve ser alimentada pela bateria ou pelo carregador. O circuito charge vai gerencia o carregamento da bateria e reconhecimento do carregador para que a placa possa ter a tensão de 19v AC. Sobre o problema ter relação com as memorias, não tem nada haver uma coisa com a outra ate onde eu sei. Pois o mosfet de alto do circuito das memorias recebe B+ quando está só com a bateria, se algo de erra tivesse relação com a linha de B+ a placa apresentaria o mesmo problema.

Link para o comentário

acho que de alguma forma o defeito pode estar no i/o

Tem algo de estranho com o pq303 source e gate estão com 20v e ele atua pra alimentar a placa na ausencia o carregador pelo que vi aki ele fica conduzindo o tempo todo pq PR304 e 305 formam um divisor resistivo que vem de VIN atuando com pq308 que conduzindo levaria dreno ao terra fazendo o divisor atuar no gate do pq303 pondo ele em modo de corte é isso?

Link para o comentário

Boa tarde Leonildo, aki vou te passar as tensões que estão presentes no ci de charger e em especial a

do pino 7 que pelo nome IOUT sugere que é uma tensão de saída que vai para o I/O mas tela não tem tensão

nenhuma.

p. 01=20v

02=20v

20=20v

05=0,004

06=2,666

07=0,003

10=0,825

11=1,825

12=(sem bateria) 1,924

13=(sem bateria) 1,924

O pino 5 ACPRN nesse ci ele não deveria ter uma tensão?

Link para o comentário

29 minutos atrás, marcelo Araújo disse:

05=0,004

Pino 5 está correto! Esse pino vai está nesse valor devido ao circuito que fica responsável em enviar o sinal ACIN para o IO identificar o carregador OK. Você deve seguir o sinal ACIN pra ver se ele está chegando ao pino 2 gate do QE2 fazendo esse mosfet suturar para que você tenha ACIN# em nível baixo no pino 108 do IO. 

Pino 7 deve ser o sinal que o IO envia quando a bateria está plugado, (adaptador Interno) eu acho deve ser isso.

39 minutos atrás, marcelo Araújo disse:

10=0,825

Pino 10 está dentro do permitido.

40 minutos atrás, marcelo Araújo disse:

11=1,825

Na linha do pino 11 tem um resistor que segundo o esquema, não deve conter na placa. A tensão desse pino só devera está presente quando a estiver em funcionamento, pois esse pino recebe tensão de VS que nós sabemos que só vai está alto quando a placa ligar. Se existe tensao nesse pino com a placa em stand tem algo errado.  

• Joinha 1
Link para o comentário

21 minutos atrás, Leonildo disse:

Pino 5 está correto! Esse pino vai está nesse valor devido ao circuito que fica responsável em enviar o sinal ACIN para o IO identificar o carregador OK. Você deve seguir o sinal ACIN pra ver se ele está chegando ao pino 2 gate do QE2 fazendo esse mosfet suturar para que você tenha ACIN# em nível baixo no pino 108 do IO. 

Pino 7 deve ser o sinal que o IO envia quando a bateria está plugado, (adaptador Interno) eu acho deve ser isso.

Pino 10 está dentro do permitido.

Na linha do pino 11 tem um resistor que segundo o esquema, não deve conter na placa. A tensão desse pino só devera está presente quando a estiver em funcionamento, pois esse pino recebe tensão de VS que nós sabemos que só vai está alto quando a placa ligar. Se existe tensao nesse pino com a placa em stand tem algo errado.  

Isso valeu muito!!! 

O  que acontece, no QE2 está correto Gate 3,4v source 0v dreno 0v

No pino 11 realmente não tem o resistor pr318 e o detalhe é que quando não encosto em nada na placa

ela varia uma tensão de até 2,508v e quando encosto tipo no gnd ela cai variando entre 0,664 a 0,998v

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...