Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus T101MT Rev 1.3 - starta assim que é colocado o carregador

Avalie este tópico:

ljainfor

Posts em destaque

Olá!

Estou com o netbook Asus que liga assim que é colocado a fonte de alimentação, entra no setup e depois desliga e não liga mais.

Alimentado com a fonte assimétrica até chegar a ligar entrar no windows  configurar o setup, mas não segura data e hora.

A pilha foi substituída mesmo assim não guarda a configuração de data.

Ainda no período de testes já consumiu metade da carga da pilha.

O esquema não encontra nenhum componente pela pesquisa.

A serigrafia na placa é muito limitada.

Peço Os amigos @Leonildo e @adrianopluz e a quem vivenciou experiência com placa semelhante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, adrianopluz disse:

Olá,

Verifique sem bateria e sem carregador, somente a pilha conectada, qual tensão você tem no ponto +VCC_RTC após o diodo duplo.

Se está descarregando a pilha é provável que tenha um capacitor com fuga ou o próprio chipset consumindo muita corrente.

RTC_ASUS.png

@adrianopluz  quando coloquei a pilha, agora ela  estava com 1,85v, e vai descarregando a pilha.

Removi a pilha, e aferi as tensões no diodo, e está com com 3v nos três pinos. Placa muito pequena e sem serigrafia.

WhatsApp Image 2021-09-07 at 13.18.41.jpeg

Link para o comentário

52 minutos atrás, adrianopluz disse:

A placa parece diferente do esquema que eu tenho que é 1.0G.

Deveria ter uma pequena queda de tensão nos 3V ao passar pelo diodo, verificou se ele não está em curto?

@adrianopluz Essa placa é de um tamanho bem pequeno, e quanto ao esquema creio ser o mesmo que tenho. Quando vc posto a foto fui procurar com mais atenção e encontrei a mesma imagem.

Se estou certo na verificação o diodo está bom, por que digo isso? com a ponta preta no pino 3 e a vermelha 

sendo colocada nos pinos 1 e 2 obtive a mesma medida, mas não removi da placa, estou certo?

Link para o comentário

19 horas atrás, adrianopluz disse:

Na sua placa os pinos 1 e 2 são ligadas junto, no esquema não.

Faça a medição do diodo utilizando a escala de diodo do multímetro, ele deve conduzir somente em um sentido, lembre-se de remover o carregador, bateria e pilha para fazer essa medição.

@adrianopluz usei a escala de diodo, ponta preta no pino 3 e pino 1 e pino 2 não bipa e mede 180 em ambos.

Link para o comentário

Em 07/09/2021 às 13:29, ljainfor disse:

@adrianopluz  quando coloquei a pilha, agora ela  estava com 1,85v, e vai descarregando a pilha.

Removi a pilha, e aferi as tensões no diodo, e está com com 3v nos três pinos. Placa muito pequena e sem serigrafia.

WhatsApp Image 2021-09-07 at 13.18.41.jpeg

Faz o seguinte teste, com o multímetro na escala de diodo coloque a ponta vermelha no terra da placa e a ponta preta dos dois lados do diodo e me diga quais valores aparecerão.

Editado: por jone melo
Link para o comentário

Em 07/09/2021 às 10:24, ljainfor disse:

Olá!

Estou com o netbook Asus que liga assim que é colocado a fonte de alimentação, entra no setup e depois desliga e não liga mais.

Alimentado com a fonte assimétrica até chegar a ligar entrar no windows  configurar o setup, mas não segura data e hora.

A pilha foi substituída mesmo assim não guarda a configuração de data.

Ainda no período de testes já consumiu metade da carga da pilha.

O esquema não encontra nenhum componente pela pesquisa.

A serigrafia na placa é muito limitada.

Peço Os amigos @Leonildo e @adrianopluz e a quem vivenciou experiência com placa semelhante

Removeu a placa da carenagem? 

Coloque sua fonte assimétrica em 3.3v e plugue no slot da pilha, se tiver algum componente com fuga vai aquecer.

OBS: O desligamento está diretamente relacionado à essa queda de tensão, ou seja, há um componente com fuga, logo o notebook desliga para evitar danos.

Editado: por XKing Infinityx
Link para o comentário

Em 08/09/2021 às 19:01, XKing Infinityx disse:

Removeu a placa da carenagem? 

Coloque sua fonte assimétrica em 3.3v e plugue no slot da pilha, se tiver algum componente com fuga vai aquecer.

OBS: O desligamento está diretamente relacionado à essa queda de tensão, ou seja, há um componente com fuga, logo o notebook desliga para evitar danos.

@XKing Infinityx  coloquei os 3,3v pela assimétrica e nada aqueceu, fiz as medições e veja na imagem as tensões encontradas.

Screenshot 2021-09-11 at 09-11-28 Asus T101MT Rev 1 3 - starta assim que é colocado o carregador.png

Em 08/09/2021 às 18:29, adrianopluz disse:

@ljainfor com a ponta vermelha no pino 3 e preta no pino 1 e 2 também da 180?

@adrianopluz com essa disposição das ponteiras não há medição.

Em 08/09/2021 às 18:52, jone melo disse:

Faz o seguinte teste, com o multímetro na escala de diodo coloque a ponta vermelha no terra da placa e a ponta preta dos dois lados do diodo e me diga quais valores aparecerão.

@jone melo  seguindo sua sugestão a medição é 48o em ambos os pinos 1 e 2.

Editado: por ljainfor
Link para o comentário

@ljainfor Verifique que houve uma queda de tensão de aproximadamente 2.56V no resistor TPR29, logo está fluindo uma corrente de 2.56mA por ele, o que é muito para esse circuito, a bateria normalmente fornece alguns uA para esse circuito, a queda de tensão deve ser de alguns mV apenas.

Caso a troca do diodo não resolva, você vai ter que verificar os capacitores ligados a tensão +VCC_RTC.

Link para o comentário

10 horas atrás, ljainfor disse:

@XKing Infinityx  coloquei os 3,3v pela assimétrica e nada aqueceu, fiz as medições e veja na imagem as tensões encontradas.

Screenshot 2021-09-11 at 09-11-28 Asus T101MT Rev 1 3 - starta assim que é colocado o carregador.png

@adrianopluz com essa disposição das ponteiras não há medição.

@jone melo  seguindo sua sugestão a medição é 48o em ambos os pinos 1 e 2.

48 ou 480?

Faça o mesmo teste dessa vez com a ponta preta testando os dois lados do TPR28 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...