Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projeto de melhoria em fornos Microondas

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá pessoal. Eu tenho uma dificuldade com microondas que creio ser fácil de resolver. Nem sei como as fábricas não pensaram nisso ainda. Explico: Uso o microondas basicamente para esquentar a caneca de leite pela manhã. O problema é que o motor de passo que gira o prato não tem supervisão e, quando termina, dependendo do tempo e do sentido de rotação (pois às vezes até inverte), a asa da xícara está parada cada vez em uma posição. Na maioria das vezes voltada para o fundo (Lei de Murphy rsrsrs). Então estava pensando em um projetinho simples, com relé e sensor magnético (desses de alarme de porta p.ex) para que o prato continuasse seu movimento e parasse sempre na posição inicial. Creio que seria interessante inclusive para o uso com outros alimentos. Não conheço nenhum modelo de microondas que funcione assim. Será que já existe? E o que vocês acham da idéia?

Editado: por laxbenedito
erro no título
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rachei de rir kkkkkkkkk

A solução de virar a xícara é boa, mas não tem como enganar Murphy kkkkkkkkkkk

Mas fazer o prato sempre parar na mesma posição é uma ideia simples e genial, faz toda a diferença. Porque não pensaram nisso? PORQUE QUEM FABRICA, NUNCA USA. É assim com a maioria dos produtos.

O motor que gira o prato não é de passo. É um motor elétrico com redução (5 a 6 rpm consumindo uns 2W). Ótimo gerador para pequenos projetos de feira de ciências.

Fazer um circuito eletrônico para controlar isso é complicar demais as coisas. Tem um componente que resolve esse caso, ele trabalha igual a um mosfet (acho que é um tiristor do tipo triac, sei lá).

Funciona assim:

Liga ele em série com o motor, mas coloca o motor direto na rede (fase e neutro), quando aplicado um sinal no gate, o componente conduz e aciona o motor. Esse sinal é o fio que vem da placa do microondas, o que ficava no motor. Mas tem que tratar essa tensão, pois um triac por exemplo, é acionado com 2V.

Quando o microondas "desliga" o sinal, o componente "não" interrompe o motor, continuará conduzindo até que a corrente circulante por ele seja rompida (esse é o pulo do gato que o componente oferece). Como romper então? Um contato mecânico acoplado no "giro" do prato, ao chegar na posição desejada ele passa um pino ou calo separando duas chapas que estão encostadas em continuidade com o motor. Ao separar, interrompe a energia e o componente desliga e o motor também.

Mas durante o aquecimento e o prato girando... o contato não vai desligar? Não, pois o sinal vindo da placa está alimentando o gate do componente, mesmo que interrompa o motor por 1 segundo, o componente está constantemente sendo acionado pelo gate. Mas temos um resultado "horrível" de um congelamento de giro momentâneo, parecendo que o forno tá bugado kkkkk. Mas resolveu o problema.

Certamente requer um pouco mais de análise para fazer funcionar, ou seja, nada é tão simples na prática como na explicação.

• Joinha 1
Link para o comentário

@laxbenedito @Wilker Azevedo 

No meu micro-ondas fiz o teste e funciona maravilhosamente bem para 1:45 de tempo de aquecimento. ;D
Se eu colocar a alça para trás ela para na frente.

Não que seja algo que me incomode profundamente a alça parar em uma posição diferente, mas eu tomo café solúvel varias vezes ao dia nos últimos tempos, não me custava fazer o teste algumas vezes. uhaeUHEUhAUEHuAE

A Lei de Murphy diz que se algo pode dar errado vai dar errado, e se possível mais de uma vez. 

Minha humilde sugestão é que encontre empiricamente o tempo mais próximo ao inicialmente desejado que permita a alça sair de uma posição conhecida para uma segunda posição conhecida, porque a solução mais simples é geralmente a melhor.

Mas com toda a certeza há como complicar isso de várias maneiras, uma delas é esta sugerida pelo colega acima, outra é controlar a velocidade do motor para que rode o prato em uma velocidade mais devagar, para que no tempo escolhido a alça esteja para frente, outras seriam, utilizar um sensor óptico, ou até uma chave daquelas usadas nas portas dos micro-ondas mas com alça de nylon ou plástico pra detectar fim de curso, visto que ímãs e metais não combinam com micro-ondas via de regra.

Mas se é algo que realmente incomoda, entrar em contato com todos os fabricantes do produto (uma carta aberta) pode talvez render ao menos um produto melhor ou mais configurável na prateleira numa próxima compra.

A lei de Murphy só se aplica quando a casualidade impera, num ambiente onde as variáveis são conhecidas e previsíveis, Murphy é só um professor de Inglês provavelmente já aposentado depois de dar aulas por vários anos em Florianópolis SC. ;D 

Link para o comentário

@laxbenedito ,

Voce teria que instalar uma chave de fim de curso, um micro swith para avisar ao circuito a hora de parar,

O circuito abaixo foi projetado para uma camara de re, apos desengatar a marcha ele mantem o cicuito alimentado por algum tempo. Este circuito é muito util para manobras.

image.png.4da23efba4ff41d9f668fb59fbb64719.png

Em P1 entraria o fio de comando do motor e em P4 o motor, a chave poderia ser ligada entre base e emissor de Q1

Acho que vale pela diversão de fazer, pois dará menos trabalho virar a chicara com a mão e pegar na asa.

• Joinha 2
Link para o comentário

Outra solução que pensei agora foi a seguinte:

Pode colocar um botão no painel do forno, esse botão energiza o motor diretamente ao ser pressionado. Desta forma poderá girar o prato ao pressionar o botão e soltar assim que estiver na posição desejada (já com a porta aberta)

O legal é fazer algo, mesmo que seja inútil ou trabalhoso demais. A maior satisfação vem das coisas feitas pelas próprias mãos.

A ideia do circuito de ré é bem legal.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...