Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo IdeaPad S145-15IWL - FV440FS441FS540 - NM-C121 Rev 1.0 - Não liga

Avalie este tópico:


felipeberto

Posts em destaque

Boa noite,

Estava eu trocando o cabo flat do notebook Lenovo IdeaPad S145 quando tive a infeliz surpresa de ter encostado a chave de fenda no circuito após já ter conectado a bateria, saiu uma fagulha, isso foi próximo onde conecta a fonte no notebook, até aí eu rezei para não ter sido nada e o note ligar normalmente como já estava, porém, não ligou mais ...

 

Comecei a buscar por possíveis causas, componentes que poderia estar em curto, quando encostei o dedo no CI Lenovo lv5083a e o mesmo está fritando.

 

Alguém poderia me dar uma luz? Arrumar o esquema desse note e me ajudar? Será que trocando esse componente q está fritando deve resolver??

 

Agradeço desde já.

 

Att,

Felipe Berto

IMG_20211214_185034.jpg

Editado: por felipeberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipeberto remove o integrado e meça a resistência dos pinos em relação ao gnd. Caso não encontre nenhuma malhar em curto coloque outro no lugar.

Pode se capacitor em curto ou o propio CI. Pino 11 tem capacitores que podem está em curto, assim com as saídas do integrado. É melhor conferir tudo. VC também pode remover o PR401 da linha do pino 11 depois conferir se ainda vai ter consumo, remove os jumpers da saíde de 3v e 5v vai aferindo tudo até ter toda certeza que puder ter e chegar na solução do defeito.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, LEONTEC disse:

@felipeberto remove o integrado e meça a resistência dos pinos em relação ao gnd. Caso não encontre nenhuma malhar em curto coloque outro no lugar.

Pode se capacitor em curto ou o propio CI. Pino 11 tem capacitores que podem está em curto, assim com as saídas do integrado. É melhor conferir tudo. VC também pode remover o PR401 da linha do pino 11 depois conferir se ainda vai ter consumo, remove os jumpers da saíde de 3v e 5v vai aferindo tudo até ter toda certeza que puder ter e chegar na solução do defeito.

Obrigado pela resposta amigo.

Sou iniciante, não consegui remover o integrado ainda pois só tenho ferro de solda.

Eu liguei a fonte de volta na placa e acabou de fritar o CI, o curto foi bem no pino 11 como vc citou. O capacitor que vc sugere pra retirar seria esse da imagem q anexei?? Se notar ele tem um sinal de queimado nele tbm...

A placa não deveria ligar msmo sem esses componentes? Não sei qual a função desse CI LV5083a.

 

Screenshot_2021-12-14-21-47-20-486_com.whatsapp.jpg

Editado: por felipeberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipeberto disse:

Obrigado pela resposta amigo.

Sou iniciante, não consegui remover o integrado ainda pois só tenho ferro de solda.

Eu liguei a fonte de volta na placa e acabou de fritar o CI, o curto foi bem no pino 11 como vc citou. O capacitor que vc sugere pra retirar seria esse da imagem q anexei?? Se notar ele tem um sinal de queimado nele tbm...

A placa não deveria ligar msmo sem esses componentes? Não sei qual a função desse CI LV5083a.

 

Screenshot_2021-12-14-21-47-20-486_com.whatsapp.jpg

Amigo, jamais ligue a placa sem esse chip pwm.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, felipeberto disse:

Consegui retirar o CI, medi os pads, no pino 11 tá dando 20v e no restante ta sem tensão

interessante, o colega o alertou para não alimentar a placa, porém ele se expressou de forma equivocada, esse circuito integrado é bem diferente dos convencionais, ele faz 3 funções, regula os LDO´s, as tensões ALWAYS  e ainda fazem as TRANSFERÊNCIAS..

Confirme se é ele mesmo, pu904 LV5083 , se sim

Vc faz o seguinte, abra os jumpers ao redor dele, isolando as linha +5VALW (PJ5405), +3VALW (PJ5403),  veja se cessa o aquecimento. Problema é que vc já o removeu.

Confira curto nesses capacitores ao redor, uma foto da área  ajudaria, essa tá muito resumida

image.png.bc8967034f6f90b1fce1e7a7babb8580.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

peguei um lenovo mes passado igual a esse o cliente inventou de compra a tela e fazer a troca seguindo um video do yutube infelizmente  fechou curto tb  tinha uma sucata  dessa placa e por sorte esse componente estava ok fiz a troca e funcionou antes tinha visto no ebay pra compra 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, felipeberto disse:

Eu liguei a fonte de volta na placa e acabou de fritar o CI

Pelo seu relato você ligou a fonte (carregador) do notebook e não a fonte de bancada regulada adequadamente para não deixar a placa sofrer mas ainda com o curto correto? Já que não teve como remover o integrado, você poderia somente aferir a resistência dos pinos isoladamente removendo os jumpers e o resistor da linha do pino. O capacitor em curto na linha do pino 11 estava afetando e talvez fazendo o CI aquecer ou não, também poderia ser os dois em curto. Com a fonte de bancado seria melhor para ter tirado esse desencargo. 

A ideia de levantar o CI, era somente pelo fato do mesmo está aquecendo, muito provável que o capacitor também estaria aquecendo, removendo o integrado e aferindo os pads como mencionei, você chegaria na malha do pino 11 e nesse capacitor. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...