Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Enermax - YUP-E 1200 [10.10.126] - Não liga

Avalie este tópico:

Ed1807

Posts em destaque

Ele chegou pra mim com muita ferrugem e muito acabado. Eu dei uma bela olha por cima e vi muuuita corrosão por conta de ferrugem, troquei vários componentes, mas mesmo assim não liga, não troquei bateria por medo de gastar mais e mesmo assim não ter conserto. Quando ligo na tomada ele faz um barulho beeem baixinho de como se o relé estivesse tentando acionar mas não vai, aperto o botão e nada acontece.
Sou iniciante nisso então eu estou com medo de gastar mais e ter prejuízo, então por favor me ajudem :(. 

Todos esses componente que estão com ferrugem foram devidamente trocados, mas como mencionei, não funcionou.

WhatsApp Image 2021-12-11 at 17.33.21.jpeg

WhatsApp Image 2021-12-11 at 17.33.20.jpeg

Editado: por Ed1807
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Ed1807 disse:

Ele chegou pra mim com muita ferrugem e muito acabado. Eu dei uma bela olha por cima e vi muuuita corrosão por conta de ferrugem, troquei vários componentes, mas mesmo assim não liga, não troquei bateria por medo de gastar mais e mesmo assim não ter conserto. Quando ligo na tomada ele faz um barulho beeem baixinho de como se o relé estivesse tentando acionar mas não vai, aperto o botão e nada acontece.
Sou iniciante nisso então eu estou com medo de gastar mais e ter prejuízo, então por favor me ajudem :(. 

Todos esses componente que estão com ferrugem foram devidamente trocados, mas como mencionei, não funcionou.

WhatsApp Image 2021-12-11 at 17.33.21.jpeg

WhatsApp Image 2021-12-11 at 17.33.20.jpeg

Bem vamos por partes, você já conferiu a continuidade do cabo de alimentação??? e estiver bom, verifique o fusível ou (íveis), estão bons, vamos em frente, olhe se não tem nenhum dos relés colados, depois em frente a eles existem alguns diodos na maioria 1n4148 e transistores 337, se estivem bons, verifique o transistor regulador de tensão de 5 volts, se estiver bom, os mosfets de chaveamento estes estão dispostos em dissipadores de calor pois aquecem muito, se estiverem bons, olhe os diodos de entrada , e sempre ao fazer uso de energia em testes, sempre faça uso de uma lâmpada em séria, pois aco exista algum curto irá preservar a integridade do circuito evitando que o problema seja aumentado com queima de demais componentes ok,

Faça todos os testes acima primeiro, pois isto te levará a intender o funcionamento e localização do defeito, aqui em baixo esta encurtado o caminho, mas para efeitos de aprendizado siga o acima descrito

MAs a dica é! verifique o transistor IRF2805 que na placa é identificado como M3, esta fixo no dissipador grande, ele deve estar em curto, impedindo que o mesmo ligue.

poste fotos da placa inteira e com boa resolução, assim fica fácil de poder lhe ajudar, pois poderemos ampliar a foto para ter mais detalhes ok.

Nos retorno com os resultados que obteve e posto aqui ok.

Boa Sorte    :)

Editado: por Maru
Link para o comentário

4 horas atrás, Maru disse:

Bem vamos por partes, você já conferiu a continuidade do cabo de alimentação??? e estiver bom, verifique o fusível ou (íveis), estão bons, vamos em frente, olhe se não tem nenhum dos relés colados, depois em frente a eles existem alguns diodos na maioria 1n4148 e transistores 337, se estivem bons, verifique o transistor regulador de tensão de 5 volts, se estiver bom, os mosfets de chaveamento estes estão dispostos em dissipadores de calor pois aquecem muito, se estiverem bons, olhe os diodos de entrada , e sempre ao fazer uso de energia em testes, sempre faça uso de uma lâmpada em séria, pois aco exista algum curto irá preservar a integridade do circuito evitando que o problema seja aumentado com queima de demais componentes ok,

Faça todos os testes acima primeiro, pois isto te levará a intender o funcionamento e localização do defeito, aqui em baixo esta encurtado o caminho, mas para efeitos de aprendizado siga o acima descrito

MAs a dica é! verifique o transistor IRF2805 que na placa é identificado como M3, esta fixo no dissipador grande, ele deve estar em curto, impedindo que o mesmo ligue.

poste fotos da placa inteira e com boa resolução, assim fica fácil de poder lhe ajudar, pois poderemos ampliar a foto para ter mais detalhes ok.

Nos retorno com os resultados que obteve e posto aqui ok.

Cara muito obrigado, eu não sei aonde fica o regulador de 5 volts, não consegui baixar o esquema elétrico porque não tinha uma conta aqui.
Ja troque 5 337 e 1 1n4148
E como pedido as fotos

20211217_124022.jpg

20211217_124029.jpg

20211217_124048.jpg

20211217_124059.jpg

20211217_124111.jpg

20211217_124124.jpg

20211217_124147.jpg

4 horas atrás, Priscila Cristiane disse:

@Ed1807 Olá bom dia,  o botão do YUP-E da mto problema,  pode ser isso q não liga, pode começar por ele.

ja troquei, vi que você respondeu um outro topico e troquei o botão

Link para o comentário

18 horas atrás, Ed1807 disse:

Cara muito obrigado, eu não sei aonde fica o regulador de 5 volts, não consegui baixar o esquema elétrico porque não tinha uma conta aqui.
Ja troque 5 337 e 1 1n4148
E como pedido as fotos

20211217_124022.jpg

20211217_124029.jpg

20211217_124048.jpg

20211217_124059.jpg

20211217_124111.jpg

20211217_124124.jpg

20211217_124147.jpg

ja troquei, vi que você respondeu um outro topico e troquei o botão

Boa nobre, já verificou os transistores U1, U8, U6, o U7 é um LM317 e o CI2 é um regulador de 5 volts, deve ser este sem o dissipador e ns frente tem dois resistores grandes com dissipação de 5w, caso todos estejam bons a troca do LM324 será necessária, ok

• Joinha 1
Link para o comentário

5 horas atrás, Maru disse:

Boa nobre, já verificou os transistores U1, U8, U6, o U7 é um LM317 e o CI2 é um regulador de 5 volts, deve ser este sem o dissipador e ns frente tem dois resistores grandes com dissipação de 5w, caso todos estejam bons a troca do LM324 será necessária, ok

ok irei testar.

obrigado cara, vou testar e trago atualizações

• Legal 1
Link para o comentário

Pelo que estive vendo nas suas fotos, o regulador de 5 volts é um CI pequeno, parecendo um BC, ao lado do processador....  se ele não receber tensão da fonte, não vai gerar os 5 volts, necessários para colocar o processador em funcionamento.  Sem isso, não vai gerar o "selo" para manter a fonte funcionando.

• Joinha 1
Link para o comentário

Gente, resolvi que irei deixar isso de lado, sairia muito caro e se não funcionasse eu sairia, e vou sair, no prejuízo.
muito obrigado a todos que tentaram me ajudar, mas eu tenho uma fonte aqui ATX chaveada que não liga e não passa as tensões certas, então vou fazer um novo topico.
Um abraço e muito obrigado a todos.

Link para o comentário

3 horas atrás, Ed1807 disse:

Gente, resolvi que irei deixar isso de lado, sairia muito caro e se não funcionasse eu sairia, e vou sair, no prejuízo.
muito obrigado a todos que tentaram me ajudar, mas eu tenho uma fonte aqui ATX chaveada que não liga e não passa as tensões certas, então vou fazer um novo topico.
Um abraço e muito obrigado a todos.

Uma pena, mas não se desfaça dele, mantém ai e vai tentando, ainda compensa recuperar o mesmo,  Uma dica, se não conseguiu agora, dá um tempo, veja outras coisas e depois volte pra ele, assim conseguirá ver o que não viu antes, eu sempre faço isto e nossas recuperações tem sido 100%, pois aqui temos prazos muito curtos por se tratarem de equipamentos médicos e hospitalares, mas sempre entregamos no prazo e funcionando perfeitamente bem e com garantia.

Boa Sorte nos próximos e Boas Festas a todos    :)

Editado: por Maru
Link para o comentário

Já consertei muitos nobreaks enermax (600 a 1400VA) e não são muito complexos...   maiores problemas que encontrei foram baterias, circuito inversor danificado, circuito carregador e LM324 com defeito.   Com corrosão nos componentes ainda não peguei.   Mas, como sempre digo, se não deu conserto, pelo menos fica o aprendizado...   no próximo, vai ser mais fácil....

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...