Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise No-break-Manager-iii senoidal uSM1000 BI USB T10177-00 queimou e tostou um varistor e uma área dos capacitores

Avalie este tópico:

edipocunha

Posts em destaque

Se  após substituir o fusível e o varistor ele continuar não reconhecendo rede, veja se não estourou uma trilha próximo ao varistor. Tem uma trilha bem fininha que as vezes rompe quando o varistor estoura. 

image.png.0d1f8b56b9348cf918424baa737b97f7.png

Para checar se não rompeu nenhuma trilha é só medir a continuidade entre os pinos da tomada de entrada e os componentes na placa: O pino neutro tem que ter continuidade com o anodo do d5 e pino 1 do opto, e o fase tem que ter continuidade com o R14.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas enfim estou em uma outra placa igual que está sem o capacitor grande o C24 liguei ela na rede e não vi nenhum sinal de vida, sem esse capacitor o C24 ela funcionará normalmente né? vou meçar as entradas ali e o IC4 nessa placa não há vestígios de algo queimado o varistor está inteiro, alguém tem o link desse esquema?

Link para o comentário

Em 12/01/2022 às 14:10, edipocunha disse:

entendido os varistores de 275 são de tensão eficaz e o outro é pela onda senoidal no valor de pico.

vai ser díficil aqui achar outro varistor, pois o que tenho aqui são outras placas se eu tirar de uma a outra ficará sem

Varistor se tornou um componente comum, provavelmente ira achar em Florianopolis.

Conforme o varistor vai absorvendo os picos ele vai desmetalizando ate entrar em curto, o ideal seria um componente novo

Link para o comentário

Em 12/01/2022 às 13:02, zazulak disse:

Varistores série D/N são específicados pela tensão DC / de pico. 431 = 430 volts de pico = ~304vac

Os série K são específicados pela tensão rms... 275vac = 389v de pico. 

Verificando as placas que tenho na oficina, elas utilizam os dois, tanto o 431 como o k275.

Não tenho muito problemas com eles...  por aqui eles queimam menos.  Mas quando necessito faço a substituição pelo K275...   ele é apenas para proteção.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...