Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido TV Plasma Samsung PL51F4500AG, placa fonte BN44-00599A

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá a todos,

Tenho uma TV Pasma Samsung 51' (placa BN44-00599a), um dia fui ligar pelo controle e ela saiu algumas fagulhas e não ligou mais. Abri a TV percebi que o fusível estava rompido, assim como o CI regulador de tensão, um capacitor de poliester 47k e um resistor de 0,32 Ohms. Substitui o CI por um SQT7011k, o capacitor só tinha de 10k, então usei 5 em paralelo, e o resistor utilizei um de 0,33 Ohms, por fim substitui o Fusível e a TV continua sem ligar e fusível permanece intacto. Gostaria de algumas dicas do que pode estar comprometido. O meu caso é semalhante ao abordado nesse vídeo 

, porém fiz a substituição e não voltou a funcionar.

agradeço desde já!

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, julioc_peres disse:

Olá a todos,

Tenho uma TV Pasma Samsung 51' (placa BN44-00599a), um dia fui ligar pelo controle e ela saiu algumas fagulhas e não ligou mais. Abri a TV percebi que o fusível estava rompido, assim como o CI regulador de tensão, um capacitor de poliester 47k e um resistor de 0,32 Ohms. Substitui o CI por um SQT7011k, o capacitor só tinha de 10k, então usei 5 em paralelo, e o resistor utilizei um de 0,33 Ohms, por fim substitui o Fusível e a TV continua sem ligar e fusível permanece intacto. Gostaria de algumas dicas do que pode estar comprometido. O meu caso é semalhante ao abordado nesse vídeo 

agradeço desde já!

Todas as tensões da fonte estão presentes nos conectores??? caso não a fonte ainda tem algo errado, como componente aberto ou com fuga;

a ponte retificadora esta boa??? os transistores estão todos bons??? o que mais fez de testes??

Boa Sorte    :)

Link para o comentário

2 horas atrás, Maru disse:

Todas as tensões da fonte estão presentes nos conectores??? caso não a fonte ainda tem algo errado, como componente aberto ou com fuga;

a ponte retificadora esta boa??? os transistores estão todos bons??? o que mais fez de testes??

Medi as tensões VS e VA e elas não estão presentes, não sei como posso medir as outras... Testei para curto-circuito os outros transistores e aparentemente tudo normal. Fiz o teste na ponte retificadora que aparenta estar normal... há tensão chegando e saindo dela...

Link para o comentário

53 minutos atrás, Reinaldo Ramos disse:

Amigo!  Neste circuito tem que ter uma tensão no pino 4 que geralmente tem um capacitor eletrolítico ligado nele e também um diodo zener.Este diodo geralmente costuma entrar em curto. Dê uma conferida! Boa sorte.

Obrigado pela resposta,  pino 4 do que amigo? Não tenho o esquemático e não estou muito acostumado com o tipo de placa, se puder me dar uma auxiliada ficaria grato. Fico no aguardo

Link para o comentário

14 horas atrás, julioc_peres disse:

Olá,

fiz um novo teste, liguei a placa isolada e testei as tensoes de 5 e 15 volts e nao estao chegando...

Bem se você esta sem as tensões de VS e VA, verifique os Mosfets SMD 5N50 e 9N25. Checar todos, no meu caso eram três e troque os IGBTs, todos, por segurança e olhe também o capacitor de 33n se esta aberto posição cs808.

Link para o comentário

2 minutos atrás, Maru disse:

Bem se você esta sem as tensões de VS e VA, verifique os Mosfets SMD 5N50 e 9N25. Checar todos, no meu caso eram três e troque os IGBTs, todos, por segurança e olhe também o capacitor de 33n se esta aberto posição cs808.

Estou sem as tensoes VS e Va e sem as 5,3V e 15V tbm... Poderia me indicar onde estão os IGBTS?

Link para o comentário

2 minutos atrás, julioc_peres disse:

Estou sem as tensoes VS e Va e sem as 5,3V e 15V tbm... Poderia me indicar onde estão os IGBTS?

estão fixados nestes dissipadores de calor, se algum tiver ruim levou os mosfets  citados acima junto, teste eles de preferência fora da placa, pois nós fazemos assim para melhor controle.

Link para o comentário

13 minutos atrás, Maru disse:

estão fixados nestes dissipadores de calor, se algum tiver ruim levou os mosfets  citados acima junto, teste eles de preferência fora da placa, pois nós fazemos assim para melhor controle.

Do dissipador que tem o CI e a ponte retificadora tirei todos e testei, são 2 mosfets, aí tem o outro dissipador que tem alguns transistores que estão com aquela pasta branca, então nao consegui identificar, testei pra curto  (na placa) mas não indicou nada...

O capacitor que pediste pra verificar, como verifico se ele está aberto?

Editado: por julioc_peres
Link para o comentário

2 horas atrás, julioc_peres disse:

Do dissipador que tem o CI e a ponte retificadora tirei todos e testei, são 2 mosfets, aí tem o outro dissipador que tem alguns transistores que estão com aquela pasta branca, então nao consegui identificar, testei pra curto  (na placa) mas não indicou nada...

O capacitor que pediste pra verificar, como verifico se ele está aberto?

verifique se o swr dele esta bom, na dúvida troque-o por um novo e efetue os testes com uma lâmpada em séria ok

Link para o comentário

Boa noite, 

@Reinaldo Ramos não achei os zeners no pino 4, tem um capacitor eletrolitico de 22uF e um diodo (aparentemente normal) que vai para um transformador... Substitui o eletrolítico porque aparentava que estava com fuga...  

@Maru não identifiquei os mosfets que você citou, porém encontrei um capacitor poliester que aparenta estar aberto, o da imagem em anexo... Ainda não o substitui pois não tenho o componente ( 222K 800V ), assim que substituir volto com notícias...

Por enquanto muito obrigado pela ajuda que vocês tem dado! 

imgca.PNG

Link para o comentário

11 horas atrás, julioc_peres disse:

Boa noite, 

@Reinaldo Ramos não achei os zeners no pino 4, tem um capacitor eletrolitico de 22uF e um diodo (aparentemente normal) que vai para um transformador... Substitui o eletrolítico porque aparentava que estava com fuga...  

@Maru não identifiquei os mosfets que você citou, porém encontrei um capacitor poliester que aparenta estar aberto, o da imagem em anexo... Ainda não o substitui pois não tenho o componente ( 222K 800V ), assim que substituir volto com notícias...

Por enquanto muito obrigado pela ajuda que vocês tem dado! 

imgca.PNG

Estão presos aos dissipadores, vide imagem abaixo

image.png.7dae67d7d5883e7ecfd0a52065903550.png

verifique tambés estes dois aqui marcados aqui em baixo, sendo o 1 o resistor de blider e este regulador no 2

image.png.c9848a90dc96483171b9ea09a6fbef8d.png

• Joinha 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, Maru disse:

Estão presos aos dissipadores, vide imagem abaixo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

verifique tambés estes dois aqui marcados aqui em baixo, sendo o 1 o resistor de blider e este regulador no 2

No dissipador do meio todos estão testados e o CI havia queimado e substitui... Na esquerda tirei e estão funcionando, mesma coisa na direita...

Na imagem de baixo, marcado pelo numero 1 naonao é um diodo? Testei e esta funcionando tamhem... Estou perdendo as esperancas kkkkk

Link para o comentário

• 8 meses depois...
Em 25/01/2022 às 12:52, julioc_peres disse:

Olá a todos,

agradeço desde já!

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...