Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Oxidação, Reconstrução de trilhas e Microscópio ! HP/compaq Presario placa 4101p

Avalie este tópico:

tarcisoamaral

Posts em destaque

Olá pessoal,

Resolvi postar esse meu último trabalho de reconstrução de trilhas e aproveitar e mostrar a qualidade do microscópio eletrônico de 20 -200x que comprei no aliexpress por 40 reais... batissismo.

Essa placa é de um HP/compaq Presario CQ40-311BR NB, esse note chegou com problema no teclado, algumas teclas não funcionavam e já havia trocado o teclado. quando abri o note me deparei com o IO extremamente oxidado em um só lado (32-64). Quando tentei desoxidar várias pernas quebraram por que estavam derretidas (oxidadas) e 7 trilhas foram interrompidas.

Troquei o Super IO e parti para a reconstrução das trilhas, testei e mapiei as trilhas.. 7 estavam rompidas ... parecia impossível!  A parte mais difícil foi contar as pernas do IO e saber onde soldar.. com a lupa convencional me perdi várias vezes.. (o microscópio do aliexpress estava a caminho).

A dica desse trabalho está nos fios e método de soldagem usado. ****Os fios são fone de ouvido (da  Azul linhas aéreas kkkkk), eles são envernizados e é necessário dar uma queimadinha com o própio ferro de solda nas pontas.. quando se observa que a solda pegou está pronto para soldar.. dai é so dar uma tocada com o ferro de solda onde quer soldar que a solda pega!.

Quando chegou meu microscópio super barato e fui testar.. estava em dúvida entre o de 400x e de 200x (o de 400 me parecia muito para eletrônica) ... estou apaixonado! o de 200x é perfeito, acho que mais só atrapalha, voltando.... quando foquei nas pernas do IO fui capaz de identificar alguns erros e corrigir-los, também facilitou muito na contagem e mapeamento do mesmo (principalmente para comprovar que estavam corretos).

Fica a dica .. quem ainda não tem vale a pena comprar o microscópio.. e se for voar, não descarte os fones de ouvido, são os melhores!

Quem gostou manda um Joinha!

io1.jpg.484ebd5fed3d98f07f77effe0fdd2bd4.jpg

io2.jpg.3dbebbad062bff1c9e558d5b6a82d946.jpg

5.jpg.8c9765c627feaab5a588e33cf2bcc587.jpg

schema.jpg.30d12e4c7110f1a05c6a575d1f58b87b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelos joinhas... segue o link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...