Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projeto de fogao de inducao caseiro

Avalie este tópico:

Marcelo Aguiar

Posts em destaque

Tudo Joia galera? tenho que fazer um projeto de um fogao de inducao caseiro para aquecer 200ml de agua, ja fiz alguns testes consegui aquecer uma quantidade menor de agua, mas quando coloco os 200ml nao aquece o suficiente que deveria ser no minimo 60 graus, fiz com fio encapado, porem quando troquei para o fio esmaltado o sistema queimou kkk, gostaria de alguma dica sobre um enrolamento ideal, pecas ideais para serem usadas etc... agradeco quem puder ajudar - esse projeto e um trabalho da faculdade! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

a bobina de aquecimento tem que ser feita com vários fios isolados enrolados juntos (fio de litz é como é chamado) por causa do efeito skin, onde a medida que a frequência aumenta, a corrente tende a se concentrar na borda do condutor. Por exemplo, uma frequência de 100khz, não adianta usar fios mais grossos que o 21awg, aí pra suportar a demanda de corrente tem que usar vários em paralelo. 

Em aquecedores mais culhudos, como os usados em tratamento térmico para peças metálicas, se usa uma bobina de tubo de cobre e por esse tubo circula água para mantê-la refrigerada. Mas, acredito que não compense construir uma dessas no seu caso. Uma bobina com fio de litz já dá conta.

Link para o comentário

2 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

a bobina de aquecimento tem que ser feita com vários fios isolados enrolados juntos (fio de litz é como é chamado) por causa do efeito skin, onde a medida que a frequência aumenta, a corrente tende a se concentrar na borda do condutor. Por exemplo, uma frequência de 100khz, não adianta usar fios mais grossos que o 21awg, aí pra suportar a demanda de corrente tem que usar vários em paralelo. 

Em aquecedores mais culhudos, como os usados em tratamento térmico para peças metálicas, se usa uma bobina de tubo de cobre e por esse tubo circula água para mantê-la refrigerada. Mas, acredito que não compense construir uma dessas no seu caso. Uma bobina com fio de litz já dá conta.

Eu cheguei a fazer dessa forma, e funcuionou, porem devido o contato com a mine panela o fio ia aquecendo tambem, e quando coloquei outra panela maior que suportava os 200ml ai o aquecimento fico fraco, entao substituir o enrolamento, porem nao deu certo, estou usando uma bateria de 12v e 7A.

Link para o comentário

15 horas atrás, Marcelo Aguiar disse:

Eu cheguei a fazer dessa forma, e funcuionou, porem devido o contato com a mine panela o fio ia aquecendo tambem, e quando coloquei outra panela maior que suportava os 200ml ai o aquecimento fico fraco, entao substituir o enrolamento, porem nao deu certo, estou usando uma bateria de 12v e 7A.

Vc não usa nada para isolar termicamente a bobina do metal aquecido da panela? Deveria!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...