Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise GIGABYTE B360M-AORUS-GAMING 3 Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola estou com esta placa na bancada e a mesma chegou sem dar sinal algum!

Cliente informou que ligou a mesma com o conector ryzer invertido, apos isso o ryzer estorou o capacitor e a placa mae parou de funcionar.

 

Liguei a mesma na fonte assimetrica testando linha por linha e a unica bem alterada é a linha de 5v que atigiu 3amperes de consumo. 

Os componentes que encontrei esquentando ultilizando o método alcool e o aerosol gelado, foram:  Nikos L1085DG, 4c1n; e na linha de Stby encontrei o Nikos p2003ed esquentando.

Não econtrei nenhum esquematico ou boradviewe desta placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou eles estão em curto ou as coisas que eles alimentam, estão consumindo demais. SE voce tiver um termopar pode usar para ver onde esta esquentando demais. Muito embora é preciso ficar atento, pois "esquentar" nem sempre é sinal de curto, pode ser o funcionamento natural daquele setor. Com o termo par na escala de temperatura vc pode ver em quantos graus está cada componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Saul B. Britto disse:

Se está com um cosumo de 3 Amp, deve ter coisa virando pipoca aí... Não me parece difícil de consertar essa placa.

Pior que esta so esquentando mesmo, levantei esse nikos p2003ed tinha uma capacitor fritando do lado dele, levantei ele tbm e injetei tensão nos peds dele 1v, o amper sobe equivalente. 

Algo de errado tem e deve estar um pouco mais a frente, mas o que esta mais dificil, é falta de um esquematico para ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo esse L1085DG deve ser o regulador de 3.3v a questao e vc verificar qual linha q esta em curto a dos 5vstb ou dos 3.3v. eu retiraria e mediria cada pino do L1085DG no modo diodo do multimetro assim fica mais facil isolando o circuito. Agora p2003ed e um mosfet vc tem q saber se ele esta transferindo tensao ou esta  trabalhando junto com um pwm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@infocel technology Amigo segui sua logica de raciocionio.

Levantei o regulador linea,r aferi os pinos e estavam todos certos.  Porem na placa a saida do regulador estava em curto, dai vemos que o curto esta na linha de 3.3v. Injetei 1.8v o amper foi para 2.30a. super alto, n encontrei nada em esquentando, imaginava eu que nesse amper deveria estar fritando algo, mas nada encontrei. Aumentei para 2.20v e amper foi par 3.40a, a UNICA coisa que percebi esquentar ou o pch. 

Devido ao historico do caso tem o risco de ter danificado o mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim linha de 3v os 2 mais sensiveis sao super i/o e pch, infelizmente sem esquema fica complicado em alguns casos tem transistor q fica ligado nessa linha 3vsb q transfere os 3v para o pch, mais no seu caso creio q o pch queimou mesmo. Mais vc pode testar a resistencia dessa linha e comparar com alguns capacitores em volta do pch ai vai te dar 100% de certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, CTM Informatica disse:

@infocel technology Amigo segui sua logica de raciocionio.

Levantei o regulador linea,r aferi os pinos e estavam todos certos.  Porem na placa a saida do regulador estava em curto, dai vemos que o curto esta na linha de 3.3v. Injetei 1.8v o amper foi para 2.30a. super alto, n encontrei nada em esquentando, imaginava eu que nesse amper deveria estar fritando algo, mas nada encontrei. Aumentei para 2.20v e amper foi par 3.40a, a UNICA coisa que percebi esquentar ou o pch. 

Devido ao historico do caso tem o risco de ter danificado o mesmo? 

Quando o componente entra em curto total, não gera mais atrito e portanto não esquenta de forma que se perceba com a mão. Nesses casos eu uso um termopar com o DMM. Ele é capaz de mostrar diferenças e temperatura muito pequenas. Ja descobri um defeito em que a temperatura de um capacitor ficava cerca de um grau e meio acima dos demais, mas desconfiei porque só ele ficava co 31 graus e os outro 29.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Saul B. Britto Qual sua opnião amigo nesse caso ? Como eu disse no teste a analise foi feita de uma forma mais robusta, percebendo as diferenças de temperatura utilizando a mão. Neste teste o unico componente que apresentou diferença de temperatura foi PCH. Na sua opinião oque devo fazer para concluir a analise? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, CTM Informatica disse:

@Saul B. Britto Qual sua opnião amigo nesse caso ? Como eu disse no teste a analise foi feita de uma forma mais robusta, percebendo as diferenças de temperatura utilizando a mão. Neste teste o unico componente que apresentou diferença de temperatura foi PCH. Na sua opinião oque devo fazer para concluir a analise? 

Veja se removendo o dissipador da PCH, vc encontra pequenos capacitores em cima dela. Meça desses capacitores para o terra. Se der bip com baixissima resistencia aí a chance de ser ela é grande ou talvez seja mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ribeirodanilo93 disse:

@CTM Informatica Ah, entendi.. realmente sem saber que linha é essa fica hard. Pq se for uma linha de alimentação da própria PCH será normal ela aquecer um pouco.

A och tem em geral um mosfetresponsável pela sua alimentação. É PRECISO SABER se a pch realmente aquece fora do normal ou não . Agora fiquei confuso. Voce tem o  schematic dessa placa??

Editado: por Saul B. Britto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

15 horas atrás, Saul B. Britto disse:

A och tem em geral um mosfetresponsável pela sua alimentação. É PRECISO SABER se a pch realmente aquece fora do normal ou não . Agora fiquei confuso. Voce tem o  schematic dessa placa??

@Saul B. Britto  Tenho as Asrok b360m performace, muito diferente da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CTM Informatica na verdade se formos analisar, essa referência B360M é o modelo da PCH, neste caso várias fabricantes utilizam esse mesmo chip em projetos de placas-mãe. Sim, é possível que esse esquema não seja 100% compatível, mas as linhas de alimentação e dados TEORICAMENTE devem ser as mesmas. Pelo menos dá pra vc seguir algumas linhas como parâmetro pra usar na sua board.

Editado: por ribeirodanilo93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, CTM Informatica disse:

 

@Saul B. Britto  Tenho as Asrok b360m performace, muito diferente da placa.

Creio que vc dee ter boa experiencia com eletronica de placas mãe. Por acaso vc ja mediu as tensões de todos os mosfet dessa placa? Lembre que quando um mosfet esta funcionando perfeitamente, se for tipo N o gate sempre terã tensão maior que o source, se for tipo P é o contrário. Aqueles drivers de mosfet dão muitos problemas. Observe isso. Caso ache algu mosfet sem polarização e que não esteja em curto, veja qual o drive dele e analise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Saul B. Britto disse:

Creio que vc dee ter boa experiencia com eletronica de placas mãe.

Oi meu amigo com placa mãe não tenho muita experiencia.

Sim! foi feita essa analise  sobre os mosfets, os mosfets da linha de 5 é tipo N, eles na placa se encontravam em curto claro, fora da placa estão normais, ate troquei os mesmo para eliminar algo que poderia ficar no mosfet.

A analise foi feita assim: 

Em 02/04/2022 às 22:17, CTM Informatica disse:

Liguei a mesma na fonte assimetrica testando linha por linha e a unica bem alterada é a linha de 5v que atigiu 3amperes de consumo. 

 

Em 06/04/2022 às 16:27, CTM Informatica disse:

dai vemos que o curto esta na linha de 3.3v. Injetei 1.8v o amper foi para 2.30a. super alto

 Se eu levanto o regulador de tensão toda a linha de 5 fica livre do curto. Mas não é o regulador que esta em curto pq troquei o mesmo, e sim na linha de 3.3v. Foi onde injetei tensão nessa linha e esquentou apenas o PCH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...