Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Encontrando curto em placa usando resistor em série

Avalie este tópico:


Raniere T.I.

Posts em destaque

Olá pessoal.

Eu vi aqui no fórum em uma postagem de colega @Tasca no comentário  #6

Falando a respeito de como encontrar curto em placa-mãe usando multímetro.

Ele disse: "2º-aplique uma tenção igual a fonte com problema(com fonte estabilizada,não chaveada) mas com um resistor de 47 ohms em serie"

 

A minha dúvida é quanto ao resistor de 47 ohms que ele cita. Gostaria de saber por que usar um resistor em série?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raniere T.I. Nossa amigo essa postagem é muito antiga e o pessoal se virava com o que tinha em mãos, o resistor de 47ohm provavelmente era pq se a fonte atingisse a corrente limitada ela ficava desarmando e impedia do componente esquentar.

hoje em dia as fontes entregam a corrente que você regula de forma constante assim você consegue encontrar quem esta esquentando com diversas técnicas.

Dedo, Papel térmico, álcool isopropílico, spray congelante, Breu e câmera térmica.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo Pode ser que o colega esteja sem fonte regulável lá por qualquer motivo...

@Raniere T.I. O resistor passa a ser parte da carga quando colocado em série com a placa em curto, ele vai receber e dissipar em forma de calor parte da corrente fornecida pela fonte.
O ideal neste tipo de situação é utilizar lâmpadas, pois são mais propícias para dissipar calor, o princípio de funcionamento é o mesmo da lâmpada em série, se houver um curto a lâmpada acende forte consumindo boa parte da corrente, a tensão que passa para o outro lado da lâmpada é baixa e a corrente é alta, Watts = corrente x tensão, então o curto na placa tende a aquecer e fica fácil localizá-lo.
Se não houver curto a lâmpada atua como condutor mas pode chegar a acender mais fraca dependendo do consumo da placa e da fonte utilizada.
 

Só gostaria de lembrar-lhe que antigamente podíamos tirar quase tudo da placa antes de utilizar essa técnica, processador, memória, HD, etc...
Já hoje em dia, principalmente nas placas em que tudo é soldado, o risco de adicionar problemas a placa utilizando uma técnica rudimentar como essa é grande, chegando ao ponto até de inviabilizar o conserto as vezes devido queima de um processador MCP que custa um rim huaehuehauehua. ;D
 

Se precisar de mais informações avise.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor, dependendo da corrente, abrirá, já com a lâmpada, terá seu brilho máximo.

 

Então a resposta correta é não e sim! Depende.

Já pensou em verificar um curto na entrada de uma fonte?

 

Dada a fórmula de potência anteriormente, imagine a potência do resistor!

 

Com a lâmpada em série já seria mais indicado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raniere T.I. Para placas mais atuais eu definitivamente não recomendaria, pois por exemplo um par de mosfets ou um drmos em curto na fonte do processador poderia matar ele, e o preço de um MCP desses é salgadíssimo, a não ser que você souber muito bem o que está fazendo os riscos são enormes.


Imagina que tens lá na placa um par de  mosfets em curto tanto o de alta quanto o de baixa, quando injetares corrente através da lâmpada a tensão na saída dela será baixa e a corrente elevada, a depender da fonte utilizada para alimentá-la, enquanto o mosfet de baixa continuar em curto isso é o que vai acontecer, mas suponhamos que por aquecimento o mosfet de baixa dessolde da placa ou acabe abrindo de vez, nessa condição o mosfet de alta deixaria toda a corrente passar adiante e vai entregá-la para o que quer que seja que ele alimente na placa, quando o mosfet de baixa estava em curto a tensão era baixa na saída da lâmpada, sem ele lá no entanto, a tensão depois da lâmpada tende a subir e assim ocasionar danos...
 

Com muito pouco gasto poderias confeccionar uma fonte regulável super simples com lm350 e poderias até utilizar uma fonte atx se tiveres uma sobrando pra alimentar ela, e utilizar em conjunto com uma lâmpada e quem sabe também um resistor de alta potência, desta forma tendo controle pelo menos sobre a tensão, já ficaria muito menos arriscado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...