Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido SMS MANAGER NET4+ uSM1500S 115 Placa PCIV023942 - Tensão de carga da bateria elevada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Entrou em minha oficina um Nobreak a onde o cliente informava que o mesmo ficava apitando e desligando, mesmo após a troca das baterias.

Após uma minuciosa inspeção visual observei que um dos rele (RE3) apresentava na parte superior com sinais de derretimento do plástico. Removi da placa e nos testes observei um mau funcionamento dos contatos do mesmo.

Alem do rele, troquei os capacitores eletrolíticos: C14 da fonte de +15V por um de 47uFx50V e o C17 de VBAT por um de 680uFx25V e o funcionamento voltou ao normal.

Durante os testes finais, observei que a tensão de carga da bateria chega entre 14,4V ~ 15,8V. Tenho duvida do funcionamento do circuito de carregamento da bateria, pois não achei mais nenhum componente suspeito !

Não vejo a tensão de flutuação da bateria alcançar valores entre 13,5V ~ 13,8V quando o LED AZUL frontal para de piscar.  Na verdade, eu so vejo a tensão se estabilizar em 13,4V por um breve momento quando eu forço o nobreak entrar e sair do MODO BATERIA.

Parece que esse nobreak não tem um circuito que dê para chamar de carregador. Ele usa a própria ponte inversora para carregar a bateria e depende do microcontrolador PIC16F1937-I/PT para esse controle.

Verifiquei o circuito de Leitura de VBAT e não vi nada de errado, assim como o C7 ALFA de 100uFx25V que fica no circuito de SELO.

120111503_LeituradeVBAT.png.d52693945318f19312ecfb03827a7e4d.png

E ai, sera que isso eh normal para esse modelo ?  O que os colegas acham ?

Desculpem pelo longo texto.

Editado: por William_R
Mudança do prefixo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...