Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Rt809h não grava corretamente ci MX29lv800BTC-70

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá amigos!
Estou com uma placa mãe do Hp Dv2060br que estava funcionando normalmente, porém não era compatível com a placa wireless nova que o cliente comprou.
Efetuei a edição da whitelist e adcionei os dados da nova placa na bios e gravei a bios diretamente pelo windows, após isso a maquina não sobe vídeo.
Removi a memória MX29LV800CBTC-90G e coloquei no meu adaptador tsop48, acabei me descuidando e deixei a memória cair que acabou quebrando o pino1.
Fiz a compra de 3 novas memórias mas só encontrei esse modelo MX29lv800BTC-70 porem só grava se eu selecionar a memória manualmente e sempre exibindo erro na verificaçao.

Já fiz a comparação do que foi gravado e do arquivo original e sempre há diferenças, nesse caso nem resoldei ela pra testar já que sempre deu erro.

Segundo datasheet essa memória é do tipo Nor flash e no rt809h essa opção de nor sempre fica impossível de selecionar, seria esse meu problema? Adaptador ruim apesar de reconhecer todos os contatos? Ou memória?

Segue as imagens:

NOR.jpg

Smart Identify.jpg

Error.jpg

Editado: por michel2m2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, geek889 disse:

Já testou refazer o processo com o verificação automática desativada?

Em "Setting", "Programming setup option" e depois 
desmarca "Auto verification after reading"

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Já sim! Mas o arquivo fica da mesma forma gravado com diferenças do arquivo original.

Ja tentei usar em outro equipamento e também utilizando fonte externa no rt809h.

Link para o comentário

25 minutos atrás, geek889 disse:

Selecionando manualmente mx29lv800cb@TSOP48  para MX29LV800CBTC-90G o e mx29lv800bt@TSOP48 para MX29lv800BTC-70 tbm apresentou o mesmo erro?

Limpa os conectores do adaptador...

Vou marcar o @Jack O'Neo pq acredito q ela possa ajudar.

Já testei com todas as memórias MX29LV800 TSop48 e todas apresentam a mesma mensagem, como é a primeira vez que gravo tsop48 só tive problema agora com esse tipo de memória.
Achei estranho o fato de existir uma opção Nor Flash e ela estar apagada, nunca tinha reparado nisso até hoje.

Comprei um adaptador original Tsop56 também mas não consegui utilizar com essa memória, aparece faltando pinos acredito que tenha que ser o especifico mesmo.

Comprei outro tsop48 banhado a ouro do Aliexpress por via das dúvidas mas não sei se isso irá resolver, pior que é um laptop bem antigo achei que não fosse ter problema pra gravar esse tipo de Bios.

Link para o comentário

Tem vários tópicos acerca deste tipo de memória na comunidade, se bem recordo na maioria deles o problema era o adaptador.
Eu acho que só gravei um destes TSOP48 uma vez, e foi pra teste do procedimento, no entanto não recordo se foi no TL866A V:1 ou se foi no RT809H.

Os pinos são bem frágeis e muito próximos, na época usei a lupa de cabeça pra alinhar os pinos no adaptador e mesmo assim tinha falha de contatos, pra resolver, se não estou enganado roubei uma lixa de unha da esposa e usei o lado de granulação mais fina pra lixar a parte de baixo do chip, apoiei a lixa na bancada e raspei o chip contra ela, fiz isso até que todo o estanho sumisse na parte de baixo dos contatos.

Fiz limpeza com thinner e escova nos pinos do adaptador. 
Depois de colocar o chip no adaptador usei a espátula ou algum assistente de solda, não lembro bem, pra pressionar levemente os pinos do CI contra os pinos do adaptador pra assegurar que compensaria qualquer desgaste demasiado em algum dos pinos.
Acredito que foi depois disso que consegui gravar sem problemas.

---------------------------------------------------------------------

Sendo que tinha sucatas com chip similar resolvi testar de novo pra ver se consigo te ajudar, o meu aqui é um: AM29F400BT@TSOP48 que é de 512kb enquanto o seu é de 1MB se não estou enganado né?

Removi o chip da placa com ar quente, ficaram umas pequenas junções de solda entre os pinos, estiquei um pedaço de malha dessoldadora na bancada encostei uma das laterais do chip sobre ela joguei fluxo e usei o ferro a 350°C pra remover tanto o estanho da parte de baixo quanto as junções de solda entre pinos, repeti o processo para a outra lateral.
Usei thinner pra limpar o chip por cima e por baixo com escova de dentes.

Verifiquei com o microscópio que não havia qualquer abalroamento ou resto de estanho em nenhum dos pinos na parte de baixo, portanto não precisei lixar ou pressionar os pinos contra o gravador.
O meu adaptador está impecável de limpo estava guardado no fundo da caixa do gravador, conferi com o microscópio e não precisei limpar.

Pressionei as bordas do adaptador, coloquei o chip no adaptador utilizando a pinça a vácuo e alinhei os pinos com ajuda do microscópio, soltei as bordas e vi que todos os contatos ficaram perfeitamente alinhados.

Selecionei manualmente o chip que desejava gravar e tive também que mandar ignorar o ID do chip, isso não importa muito pois se eles tem a mesma coisa escrita em cima aceitam a leitura e gravação sem maiores problemas, o ID varia de fabricante pra fabricante mas o método de leitura e gravação é o mesmo.

Mandei ler o chip duas vezes e comparei os arquivos, os arquivos coincidiram, peguei um outro arquivo de mesmo tamanho e mandei gravar, gravou sem problemas, mandei ler de novo e comparei os arquivos, os arquivos coincidiram.

Gravei sem fonte externa, apesar do meu estar com apenas 4.85V na USB.

A configuração de velocidade de leitura estava em LOW. Menu Setting-> Programming setup options. (não foi proposital mas pode fazer diferença).

O Meu RT809H recebeu esta modificação abaixo para ficar totalmente compatível com as novas versões de software, embora que a princípio ela interfira apenas na leitura de EMMC acredito.

Maiores informações aqui: 

IMG_0179.thumb.JPG.09e9f6658a6987fad71da49a6ec751a6.JPG      IMG_0183.thumb.JPG.88052685aabdaf4f1c55d705149a490e.JPG

Como compraste chips novos acredito que o problema possa ser mal contato entre os pinos do C.I e o adaptador visto que no transporte não seria incomum os pinos entortarem.
Boa sorte, se eu puder ajudar em algo me avise.

Editado: por Jack O'Neo
correções
  • Joinha 2
Link para o comentário

@Jack O'Neo cheguei a limpar o adaptador e as memórias mesmo sendo novas na cuba por ultrassom mas não mudou, fiz o mesmo procedimento com rt809h, desmontei por completo e deixei na cuba, mas acabou não resolvendo.

Obrigado pelas dicas, vou experimentar limpar com thinner e tentar novamente usar o adaptador, se não funcionar vou aguardar o novo adaptador e tentar novamente e posto os resultados.

Editado: por michel2m2
Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Chegou o novo adaptador e algumas memórias que eu havia importado do Aliexpress, porém infeizmente continua na mesma...😥

As memórias que foram enviadas são memorias usadas e com vários pinos tortos, testei com todas as 5 que comprei e foram piores que as que eu tinha comprado novas aqui no BR, não fazem sequer a leitura do chip selecionando manualmente o código.

Acredito que meu problema seja ou as memórias ou meu rt809h, 2 adaptadores no mesmo estado seria coincidência de mais.

Link para o comentário

@michel2m2 Que naba brother.
Existe um adaptador que serve pra testar o funcionamento individual dos pinos do programador, normalmente não acompanha o RT809H nas versões que os chinas mandam com vários adaptadores, com ele seria possível averiguar se não há algum problema nos transistores responsáveis por cada um dos pinos no zif48.

Consegui encontrar:

A única outra forma que encontro pra ajudar é me oferecer pra testar os chips e talvez se estiverem funcionando até gravar e te mandar de volta, mas talvez tenha alguém mais perto de você pra te ajudar com isso.

• Legal 1
Link para o comentário

16 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@michel2m2 Que naba brother.
Existe um adaptador que serve pra testar o funcionamento individual dos pinos do programador, normalmente não acompanha o RT809H nas versões que os chinas mandam com vários adaptadores, com ele seria possível averiguar se não há algum problema nos transistores responsáveis por cada um dos pinos no zif48.

Consegui encontrar:

A única outra forma que encontro pra ajudar é me oferecer pra testar os chips e talvez se estiverem funcionando até gravar e te mandar de volta, mas talvez tenha alguém mais perto de você pra te ajudar com isso.

Pois é @Jack O'Neo refiz tudo hj de novo lixei os terminais das memórias, coloquei na cuba etc... E continua na mesma.

Obrigado pelo link, já tinha lido algo a respeito disso inclusive no próprio manual do rt809h acho que vai ser o jeito testar, como nunca tinha usado memórias com vários pinos como essa não dava pra saber que esse gravador possivelmente foi me vendido com defeito.

Eu moro em Guarulhos, pessoalmente conheci o @edsonninja não sei se ele ainda mora aqui, faz tempo que não o vejo e não sei se ele teria essa disponibilidade de efetuar a gravação.

Mas não teria problema em te mandar tbm, e agradeço imensamente pela sua boa vontade.

Obrigado de verdade!

De todo modo vou comprar essa placa pra testar, mas se ao menos já conseguir gravar já consigo montar e devolver ao cliente.

Link para o comentário

• 3 meses depois...
Em 02/06/2022 às 13:10, Jack O'Neo disse:

@michel2m2 Estou tentando conseguir aval do Admin da comunidade para dar seguimento nisto, por gentileza aguarde. 

Muito obrigado pela grande ajuda!
Comprei outro rt809h refiz os testes e funcionou normalmente com o novo usando as mesmas memorias que vc me enviou.
Fiquei com medo de não ser somente o Zif e acabar gastando mais ainda...
Agora pelo menos fico  mais tranquilo se precisar novamente gravar esse tipo de memoria.
Abraço!

Link para o comentário

Em 07/05/2022 às 13:02, michel2m2 disse:

Olá amigos!
Estou com uma placa mãe do Hp Dv2060br que estava funcionando normalmente, porém não era compatível com a placa wireless nova que o cliente comprou.
Efetuei a edição da whitelist e adcionei os dados da nova placa na bios e gravei a bios diretamente pelo windows, após isso a maquina não sobe vídeo.
Removi a memória MX29LV800CBTC-90G e coloquei no meu adaptador tsop48, acabei me descuidando e deixei a memória cair que acabou quebrando o pino1.
Fiz a compra de 3 novas memórias mas só encontrei esse modelo MX29lv800BTC-70 porem só grava se eu selecionar a memória manualmente e sempre exibindo erro na verificaçao.

Já fiz a comparação do que foi gravado e do arquivo original e sempre há diferenças, nesse caso nem resoldei ela pra testar já que sempre deu erro.

Segundo datasheet essa memória é do tipo Nor flash e no rt809h essa opção de nor sempre fica impossível de selecionar, seria esse meu problema? Adaptador ruim apesar de reconhecer todos os contatos? Ou memória?

Segue as imagens:

NOR.jpg

Smart Identify.jpg

Error.jpg

Amigo, estou vendo nas fotos que a gravadora está dando mensagem de baixa voltagem USB. Na nova que comprou está assim também?

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...