Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pulseira anti-estática SEM FIO. funciona? ? ?

Avalie este tópico:

Unific

Posts em destaque

Olá pessoal da Eletronica BR

Tenho muitas dúvidas e creio que muitos também ainda tem sobre estática,

imagino que muitos se peguem esquecendo de colocar a pulseiras no decorrer do serviço de manutenção.

Eu uso a pulseira com fio, manta, escovas e jaleco antiestatico mas me atrapalho muito com o FIO da pulseira.

Conheci esta pulseira anti estática sem fio que tem que ir descarregando, ja vi tambem algo que o técnico faça

de tempo em tempo para tirar sua eletroestatica.

Queria saber se esta pulseira sem fio funciona e qual a forma definitiva de prevenir este mal silencioso.

Se quiserem sugerir maneiras melhores agradeço.

Segue a imagem da pulseira que acabo de encomendar.

Abraços

14212-MLB4432076764_062013-Y.jpg.c89a3bebb2e68525d6b16d75edddc0f1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boas,

Acho que essa pulseira não é util porque no que trata à eletroestatica não é ir descarregando é estar sempre ligado à terra e constantemente a descarregar.

Quando se levanta da cadeira ou de mexe já pode estar a criar eletroestática e não ir a tempo de ir descarregar.

A promessa dos fabricantes é que ela vai retirando a estática do corpo e armazenando na pulseira e que de tempo em tempo eu teria que descarregar encostando o parafuso em algum lugar.

Da uma olhada.

- A pulseira antiestática sem fio possui um resistor de 1 MΩ que tem a função de garantir a segurança do operador em caso de este estar em contato direto com a energia (ESD). Porém, para garantir a mobilidade, ao contrário da pulseira com cabo, é necessário que o operador esteja frequentemente encostando o parafuso superior da pulseira sobre uma manta ou outro sistema que esteja aterrado.

Verrdade ou mito?

Abraços

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Bom dia, aguem sabe me dizer se é eficiente essa pulseira?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O valor é excelente, só precisava saber se ela cumpre com o prometido.

Estou pensando em comprar duas, uma para deixar no tornozelo e uma em um braço pra garantir,

De ai a opinião de vcs.

Link para o comentário

• Administrador

staticsemfio.jpg

Não acredito que esta pulseira funcione. O correto seria achar uma maneira de testar.

Existem testadores específicos, que indicam se a resistência do conjunto "pulseira anti-estática + usuário" está dentro do padrão. Esta indicação é bem tosca, através de led que apenas indica se a pulseira passou ou não pelo teste

testador_estatic_eletric.gif

No caso deste modelo de testador citado como exemplo, a resistência do conjunto considerada como ok deve estar entre 500K e 50M ohms.

Acredito que tenha alguma maneira de testar com um multímetro. Mas teríamos que pesquisar mais sobre o assunto.

Link para o comentário

O fato de se WIRELESS ( quer dizer que é sem fio, não diz o meio como é descarregado, o termo wireless só quer dizer que não usa fio ) acredito eu que tenha algum circuito naquela caixinha da pulseira que consuma a energia estática, mesmo assim vou comprar para ver como é, e antes de usar vou primeiro desmontar pra ver oq tem naquela caixinha pra matar a minha curiosidade kkkkkkkkkkk.

Link para o comentário

Eu também acredito que deva ter algo dentro do corpo da pulseira pois se não tiver creio eu que não vai ser mais eficiente do que um relógio de pulso a não ser que a pessoa esteja com os pés em contato direto com o solo (neste caso não precisaria nem sequer de uma pulseira antiestática). A minha (com fio) tem a pulseira metálica e esta aí a única coisa metálica que tem é o fundo - não estou querendo dizer que não funciona mas realmente fiquei curioso em saber o funcionamento desta sem fio.

, também fiquei curioso, não esquece de nos informar quando a receber.

Link para o comentário

Dei mais umas pesquisadas e achei fotos interna dela no site Aliexpress, e não é que a maldita não tem nada de componente eletrônico kkkkkkk, agora fiquei com mais duvida, ou ela é sem fio mesmo ( para usar sem fio ) ou ela é vendida sem fio mas o comprador tem que comprar o fio separado e prendelo aquele parafuso que tem encima, ficou muito duvidosa a eficiência sem usar foi ao terra.

Olhem as fotos

Link para o comentário

Realmente tem a resistencia, essa aqui do mercado livre tem uma foto q mostra ela aberta com a resistencia.

pulseira-anti-estatica-resistor.jpg

E nesse site da Aliexpress diz que tem que usar ela por pelo menos uns 15 min. antes de começar a trabalhar.

Link para o comentário

Citação de: nelson juniorAbri a minha e tem uma resistência dentro de 1Mohms.colega, será que poderia postar uma foto da pulseira aberta?

seria legal...

Amigo  a minha e igual esta que tem no mercadolivre.

mas se quiser uma foto melhor eh só falar q desmonto ela aki e coloca.

Link para o comentário

Citação de: nasixCitação de: nelson juniorAbri a minha e tem uma resistência dentro de 1Mohms.colega, será que poderia postar uma foto da pulseira aberta?

seria legal...Amigo  a minha e igual esta que tem no mercadolivre.

mas se quiser uma foto melhor eh só falar q desmonto ela aki e coloca.

não, amigo, valeu a intenção.

a foto do ml já é bem explícita.

Link para o comentário

Nessa postagem

que acabei encontrando aqui no fórum acho que responde a pergunta do Ben, aproveitando nelson junior vc pode postar pra nós a foto da sua pulseira aberta mostrando as duas extremidades do resistor conectada? seria muito interessante se essa pulseira realmente funcionar sem o cabo pois acredito que muitos não a usam justamente por causo do incomodo do cabo.

Link para o comentário

• Administrador

Pesquisando achei esta avaliação (Google translator nele) :)

Avaliação de cintas de pulso sem fios

Perguntaram muitas vezes ao longo dos últimos anos sobre a viabilidade de alças de pulso sem fio. A seguir é a nossa avaliação de uma correia de pulso sem fio.

Usamos uma correia de pulso sem fio que é anunciada como:

"Opera usando uma combinação de vários fenômenos de física como "neutralização de íons, Efeito de pele, ponto de descarga e efeito da descarga de Corona"combinado com o princípio do diferencial potencial para coletar e dissipar a eletricidade estática.

É uma combinação de tecnologias de bio-industrial e eletrônicas.

Com efeito, a correia de pulso sem fio neutraliza mais 80% da eletricidade estática no corpo humano e mantém o potencial de um corpo humano abaixo 150V que é baixo o suficiente para proteger os componentes eletrônicos."

A seguir está um resumo de nossa avaliação da correia:

A correia de pulso veio com um cabo convencional para uso em bancada. No entanto, afirma-se que neutralizam a estática em uma pessoa sem o cabo conectado "após 15 segundos."

Nossos testes mostraram que a correia de pulso quando conectado por este cabo tinham uma resistência da mão do utente para terreno de 1,3 MegOhms.

Nosso técnico usava sapatos insulative (> 10.000 megohns) e andou um chão insulative.

Nós cobramos o técnico para 2.000 volts.

Quando e ele andava com a correia de pulso uncorded na, vimos uma decadência da carga estática para cerca de 1.000 Volts em 90 segundos.

Quando e ele andava por aí sem a correia de pulso, vimos uma decadência da carga estática para cerca de 1.000 Volts em 90 segundos.

Não houve diferença no tempo a decadência de 1.000 com ou sem a correia de pulso no lugar.

Com a correia de pulso sobre o técnico ambulante, seu potencial nunca foi abaixo de 700 volts por mais de 3 minutos.

Pulseira_dissect.jpg

Dissequei a correia de pulso para ver o interior esclareceria a alegado neutralização. Encontramos apenas um resistor de 1 MegOhm. Isto suporta nossas descobertas que não cinta de pulso sem fio nenhum método para neutralizar uma pessoa não ligada ao solo por um cabo convencional.

É nossa opinião que não disponíveis métodos ou dispositivos existem atualmente que será efetivamente à terra uma pessoa sem um cabo amarrado ao chão ou pelo menos uma grande capacitância.

Sinto muito! Algo que parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Link para o comentário

• Administrador
Nessa postagem
 que acabei encontrando aqui no fórum acho que responde a pergunta do Ben' date=' aproveitando nelson junior vc pode postar pra nós a foto da sua pulseira aberta mostrando as duas extremidades do resistor conectada? seria muito interessante se essa pulseira realmente funcionar sem o cabo pois acredito que muitos não a usam justamente por causo do incomodo do cabo.[/quote']Como os dois tópicos falam sobre o mesmo assunto, foram unidos.
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...