Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar um bom PERFIL

Avalie este tópico:

Posts em destaque

• Administrador
Postado

Sobre o problema do nosso amigo de perder PADS e chip não soltar, eu creio que seja erro nas temperaturas.

Eu tenho uma Achi Ir6000 e faço qualquer placa de notebook sem problemas, uma coisa que aprendi é que, nem sempre os

perfis de um dá certo para um, dá para outro, o ideal é cada um montar seu próprio perfil, a troca de perfis serve mais para trocar idéias.

A primeira coisa a ser feita é, saber segundo a sua temperatura ambiente quanto tempo leva para que o pré atinja a temperatura ideal na placa.

No meu caso, trabalho entre 110 a 130°C na placa, por isso ajustei meu pré em 330 para HL e AL.

Para definir isso é bem simples, basta ligar a máquina em qualquer perfil, apertar a tecla RUN/PROG que vai pausar o topo e apenas o pré vai esquentar. Medindo com o termopar da Achi e mais um externo, observe qual o tempo que leva para que o pré aqueça a placa. Acho muito útil o programa da Achi justamente por isso, com ele eu consigo ver quanto tempo levou e onde a temperatura estabilizou. Com isso em mãos eu consigo ajustar meu perfil.

No meu caso por exemplo, leva cerca de 6 minutos, então ajustei as rampas iniciais para que o tempo de subida do topo seja suficiente para aquecer o pre, ou a placa como se deve. Sem fazer isso, você chega ao final da última rampa sem que o pré tenha efeito na placa., com isso acaba arrancando PADS da placa.

Minha rampa inicial é

R1=0,3 L1=110 D1=60

Nessa rampa, dará tempo suficiente (no meu caso) para o aquecimento completo do pré, mas isso ainda não significa que a placa tenha absorvido essa temperatura por completo, mas no entanto, nas rampas seguintes vai atingir a temperatura necessária.

R2=0,5 L1=150 D2=30

Nessa rampa, eu já diminuí o tempo para 30 segundos em D2, por que o pré já estará mandando em torno de 130°C para placa, e mais o topo ajudando, não precisa mais tempo.

Outra observação, setar a rampa em 0,5 no máximo 0,6 por que não adianta apressar essa máquina em 1 por que ela vai te dar uma temperatura falsa, está mandando calor mas a placa não está absorvendo.

R3=0,5 L3=190 D3=30

R4=0,5 L4=225 D4=120

O tempo da última rampa não é problema, pois esse perfil que uso é para retirada, quando o valor setado em L4 atinge os 225°C o chip já está solto ou quase solto, já removo e dou stop no programa.

Outro detalhe, não uso nenhum tipo de laminado na volta do chip, apenas nas partes de plástico por precaução, pois isso já muda o perfil da máquina. Não uso o termopar original da Achi, uso um termopar comum que tem mais precisão e uso o HB em 15 que, geralmente a diferença entre o valor setado e o monitorado fica em torno de 10°C.

Autor: Não sei.

• 3 meses depois...
Postado

Muito bom tuto, acho que já tinha lido ele no outro fórum, não lembro o autor também, mas de qualquer forma é bom para a nossa base de dados! Eu já utilizo essa ideia da configuração de tempo para se ajustar a curva do pre-aquecedor. muito útil, nunca mais arranquei pad depois disso.

Postado

hb é 15  olhei na minha ta em 210 se que é isso que nao estou conseguindo solta

Bom, depende cara. Passe mais detalhes da sua configuração pra tentarmos te ajudar. Mas com certeza isso influencia também, só não da pra afirmar se é só isso no seu caso.

Postado

r1-0.50, L1-100, D1-50

R2-0,50, L2-175, D2-25

R3-0,40, L3-190, D3-20

R4-1,00, L4-215, D4-25

R5-END

HB-20

e o mesmo perfil que tem no forum postado so alterei o L4 pois um chip com essa configuracao tirei bem os outros

chega na hora de tirar ele fica um pouco solta mais nao total parece que nao aquece parelho

Postado

Bom, eu utilizo uma configuração bem próxima da sua. Observe se o chip esta ficando bem centralizado em relação ao top-heater, e a distancia do top também é importante, eu uso 4cm da placa. A temperatura do pré também pode interferir, eu aconselho a ir subindo ela e ir testando, a minha no pre eu uso em 500 pra você ter uma ideia, quando usava em 300 custava a tirar os chip.

Postado

vou aumentar o pre pq nao esta saindo vou descrever como estou fazendo talvez esteja fazendo algo erado

bom centralizo o chip esta com 3,5 cm de distancia do chip clico em run/prog  cuido com um outro termopar que coloco embaixo da placa quando chega nuns 120 graus mais ou menos eu clico em start pra liga a parte de cima mais o chip nao sai esse danado

Postado

Bem, faça os ajustes pra ficar assim:

IR9000

Pré-heater:

AH - 500

AL - 450

oA - 0000

Top-heater:

Para remover chip (esferas lead-free)

r1 - 0.80 l1 - 100 d1 - 60

r2 - 0.40 l2 - 150 d2 - 70

r3 - 0.40 l3 - 200 d3 - 60

r4 - 0.40 l4 - 225 d4 - 50

r5 - end

Hb - 30

Para colocar chip (esferas com chumbo)

r1 - 0.50 l1 - 85 d1 - 85

r2 - 0.50 l2 - 120 d2 - 40

r3 - 0.50 l3 - 200 d3 - 40

r4 - end

Hb -30

-Top-heater a 4cm da placa.

-Pressiona start e logo em seguida Run/prog para parar o top-heater e aguardar o termômetro superior marcar 80 graus. Depois pressiona start novamente e siga o processo normal.

-Quanto a temperatura do top-heater marcar perto de 190 graus, comece a acompanhar o processo de perto, e já comece a dar uns toquinhos na lateral do chip, assim que o mesmo balançar remova, não fique aguardando ate a maquina apitar pois assim você evita Stress no chip.

Não se esqueça de dar um aplaud rsrsrsrsrs

Postado

Alias, as configs da curva são do amigo VAP do fórum antigo, o restante dos ajustes são adaptações minhas mesmo, e dependendo do chip eu altero alguma coisinha, pois cada chip se comporta de um jeito nessa maquina.

• 7 meses depois...
Postado

na honton R490 todos os perfis vem com rampa de 3 graus de subida,  o menor é 1 grau,

eu mudei o perfil com rampa 1 step 2graus no segundo step 1 graus e no 3 step 3graus

Xbox tá embolotando todo.

o que pode ser ?

Postado

wandersonlucena ,

isso que eu não entendo, nas ACHI e na HT380 que usam o controlador PC410 o pessoal usa rampa 0,5graus e no máximo 1grau,  já na HT490 vem tudo setado em 3graus, eu acho isso muito rápido.  e o ultimo step é só para garantir se não sair no anterior tem mais um para não perder o processo, certo?

• 2 semanas depois...
Postado

cada maquina com sua configuração ! sobre como justar e verificar o perfil e simples colocar um termopar independente na lateral do chip e verifica quantos graus esta chegando no caso se for lead -free então vai chegar no maximo 230º se não atingir essa temperatura vc vai ajustando ate chegar entendeu

• 3 semanas depois...
Postado

Bem, faça os ajustes pra ficar assim:

IR9000

Pré-heater:

AH - 500

AL - 450

oA - 0000

Top-heater:

Para remover chip (esferas lead-free)

r1 - 0.80 l1 - 100 d1 - 60

r2 - 0.40 l2 - 150 d2 - 70

r3 - 0.40 l3 - 200 d3 - 60

r4 - 0.40 l4 - 225 d4 - 50

r5 - end

Hb - 30

Para colocar chip (esferas com chumbo)

r1 - 0.50 l1 - 85 d1 - 85

r2 - 0.50 l2 - 120 d2 - 40

r3 - 0.50 l3 - 200 d3 - 40

r4 - end

Hb -30

-Top-heater a 4cm da placa.

-Pressiona start e logo em seguida Run/prog para parar o top-heater e aguardar o termômetro superior marcar 80 graus. Depois pressiona start novamente e siga o processo normal.

-Quanto a temperatura do top-heater marcar perto de 190 graus, comece a acompanhar o processo de perto, e já comece a dar uns toquinhos na lateral do chip, assim que o mesmo balançar remova, não fique aguardando ate a maquina apitar pois assim você evita Stress no chip.

Não se esqueça de dar um aplaud rsrsrsrsrs

Posso usar na IR6000 ou vc teria outro perfil pra ela?

• 5 meses depois...
Postado

Novato sofrendo

como posso evoluir se não posso postar perguntas e respostas?

achei este que não tava bloqueado =/

Como já informado anteriormente pelo moderador, use áreas abertas e mostre o seu conhecimento com dicas,  tem de software, de virus de hardware de PC e etc

assim que for ganhando joinhas vai abrindo as outras áreas.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.