Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise PHILCO 14M - MB 6-71-W5490-D02 - LED Laranja, liga quando quer

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa noite, amigos. Essa placa da descrição liga quando quer, e quando liga, entra no sistema, passa uns 5 minutos e desliga de forma abrupta. Não é aquecimento. Vou relatar os pontos de observação que já constatei.

PL 5 = 0v
PL 7 = 0v após o start da placa
PL 8 = 0v após start da placa
PL 9 = 1,5v após start da placa
PL 10 = 3,3v com a fonte conectada
PL 11 = 0v com a fonte conectada, sobe a 5v após start da placa

 

Quando dou o estart na placa, o consumo na assimétrica sobe pra apenas 0.03Am, é nesse momento que os 5v na PL 11 aparece. O LED fica verde, pisca duas vezes e volta pro laranja, e então zera novamente a PL11

 

Não encontrei nesse esquema o diagrama de SLEEP STATES. Mas presumo que os 5v na PL 11 é always igual os 3,3v na PL 10

Regravei o BIOS por desencargo de consciência. Mas não resolveu.

 

Algum amigo já resolveu esse tipo de problema nessa placa? Tenho desconfiança do PU3. Mas posso estar totalmente errado. Muito obrigado.

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC

Boa tarde, amigo. Eu ainda não refiz solda, devo fazer (se for preciso) segunda feira. Mas fazendo uns testes aqui, constatei o seguinte no PU3

Tem VREG5
Tem VREG3
ENTRIP 1 habilita 1v após o start da placa, logo em seguida vai a 0v
ENTRIP 21v
VO1 tem 0v sobe a 5v após o start da placa indo a 0v logo em seguida
VO2 tem 3,3v
EN0 tem 3,3v
VREF está presente

 

Você que tem uma vasta experiência, muito mais que eu. Tem a conclusão de que esse PU3 possa estar com defeito em algum estágio, ou pode ser algo ligado a ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 Você já verificou a resistência de todas as PL? Pelo sintoma eu desconfio que possa ter em algum curto nas tensões secundárias que quando a placa tenta habilitá-las ela entra em estado de proteção. Já peguei caso assim, verifique e poste os resultados. 

 

 

image.thumb.png.e0e754e3cfb2864fa1305da63c207c86.png

 

Abra esse jumper PJ17 e injete 5V dos dois lados dele, e poste o resultado do consumo da corrente.

 

Pelo o que interpretei do esquema, essa tensão de 5V deve ser ALWAYS igual a de 3.3V, e viram secundárias nesse circuito aqui:

 

image.thumb.png.1fa8575791c23e5b8dcc3c087b6c5a79.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Servato Bertolaccini Boa noite, amigo. Obrigado por se prontificar em ajudar. Foi uma das primeiras coisas que fiz, não há curto nessa placa. Esses 5V são ALWAYS igual aos 3v. Acontece que o PU3 não está liberando de cara esses 5v, ele só libera após eu dar o start na placa, então o LED sai de laranja pra verde, pisca duas vezes e vai pra laranja novamente, e a PL11 zera novamente os 5v. Segunda feira eu pretendo ressoldar o PU3 ou fazer a substituição. Mas se você conhecer algum outro ponto de medição, eu agradeço. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC @Wallace Servato Bertolaccini Boa tarde, amigos. Eu refiz a solda no PU3 e ficou na mesma situação, removi o PQ40, testei fora e ele tá OK, então eu removi o PC173 pra testar fora (já que ele é crítico pro funcionamento desse circuito). Mas ele foi danificado na hora da remoção, aliás, nunca consegui remover capacitor eletrolítico do tipo SMD sem danificar, preciso agora procurar outro ou então adaptar um. Mas quero adiantar um questionamento. Esse TPS51125 tem:

VIN, EN0, VREG3, VREG5, VREF, TONSEL e SKIPSEL.

 

Isso não é o suficiente pra confirmar que ele está bom? Até onde aprendi, esses sinais são primordiais e suficiente pra atestar que ele está 100% e pronto pra liberar outras funções. Mas posso estar errado em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 , a tensão 5V da PL11 só vai subir depois de aperta o power mesmo mano! Veja que o mosfet duplo PQ9 recebe um sinal no pino 2 gate pra aterrar o divisor que recebe a tensão VREG5 que vai está saturando e pino 5, quando esse divisor for desfeito, o pino 5 gate do PQ9 deixa de aterrar o pino ENTRIP 1 do PU3 e com isso libera a fonte de 5V. Basta você confirmar.

 

Sobre remover capacitores eletrolíticos, eu uso somente o ferro de solda com bastante estanho. Se usar ar-quente sempre vai danificar a parte de plástico da base do capacitor.  

 

Você chegou a regravar o BIOS U18 dessa placa? Não vejo problema com esse circuito do PU3, se a placa desse um apagão, poderia ser esse circuito, mas como você diz que a placa chega a ligar e apresentar vídeo, tenta regravar o BIOS. A ressolda é pra tirar desencargo.

 

Ressolda os diodos PD7+PD8 junto com os capacitores ligados há eles...Já peguei placas como essa que era somente solda fria. Liga e desliga sem vídeo, as vezes apresentava vídeo só que do nada desligava. Fez ressolda nesses diodos e capacitores e em todos os mosfet transferidores e resolveu com ferro de solda. Tenta gravar o BIOS com um arquivo que tenha uma boa avaliação aqui no forum. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Obrigado por responder, amigo. Eu deduzi que essa voltagem fosse ALWAYS, pois não achei nesse esquema a sequência de inicialização, e como ela possui a mesma diagramação que a de 3,3v, tirei essa conclusão. Eu já havia gravado o BIOS com um arquivo de outra fonte, que a pessoa que disponibilizou, comentou "testado e aprovado". Mas vai saber. Vou procurar um arquivo no site aqui.

 

Na verdade eu tenho várias placas com esses capacitores, mas já até desanimei, estou pensando em cobrir com fita de alumínio o corpo dele e ver se consigo com estação de ar quente, e vou fazer ressolda nesses componentes que citou. Vou trocar também o PU4 pra ver se muda algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@LEONTEC Boa tarde, amigo. Eu fiz os procedimentos, adaptei um capacitor eletrolítico de 10v 220uf e ressoldei nos pontos em que você disse pra eu ressoldar. Mas ficou a mesma coisa, não quero acreditar que o PU3 esteja com defeito, pois além de ter as voltagens necessárias pra ele funcionar, ele libera os 5v na PL11 após dar o start. Mas ele não chega mais a entrar no sistema. O LED não fica mais ligado em laranja, e quando dou o start na placa, ele fica verde, pisca duas vezes e para, nesse momento que ele faz isso, os 5v aparecem na PL11. Não sei mais o que posso fazer, pois até então, não encontrei curto nos circuitos de voltagens transferidas. Tem mais uma luz pra dar?

Imagem do WhatsApp de 2022-11-16 à(s) 15.36.32.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@curtolo @ohm @Gilson Macedo@FLAVIOTECH Boa tarde! Alguns dos amigos poderiam me dar uma força aqui? Não sei se o amigo @LEONTEC está podendo ajudar. Mas preciso tentar resolver esse abacaxi. Eu comprei acesso aos casos resolvidos por 3 meses usando meus créditos, só consegui ter acesso a um caso em que a pessoa falava ter trocado o P2808, mas isso eu já havia feito. Tentei acessar outro caso resolvido com situação semelhante, mas não foi possível, o site reportou que eu estava tentando acessar uma área restrita do Fórum, não entendi muito bem, pois achava que o acesso aos casos resolvidos era irrestrito por 3 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2022 às 18:16, Oseiasgs22 disse:

PL 5 = 0v

Essa bobina deveria ter 19V sempre que estiver com fonte plugada, dessa forma que está aí já deixa as coisas estranhas. kkkk Essa bobina está na entrada de 19V. 

 

O Ci P2808 está funcionando, eu não acho que posso ser ele. Não sei se estamos analisando o mesmo esquema, mas a PL6 aqui é da linha 1.5V VDDQ. Vc informa que essa tensão é na PL9.

 

Se já regravou o BIOs e nada, faz ME no chip PCH e no Processador pra ver se vai mudar o comportamento da placa. Esses defeitos de só ligar quando quer, as vezes é arquivo corrompido e as vezes pode ser solda fria. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, LEONTEC disse:

mas a PL6 aqui é da linha 1.5V VDDQ

Amigo, eu cometi um erro tosco aqui. Eu queria dizer PL6 e não PL9. A PL9 não existe nessa placa. Te peço desculpas.

 

22 minutos atrás, FLAVIOTECH disse:

no pino 16 do PU3 tem a tensão VIN certinha?

 Sim, no pino 16 tem 19v

 

41 minutos atrás, LEONTEC disse:

Essa bobina deveria ter 19V sempre que estiver com fonte plugada, dessa forma que está aí já deixa as coisas estranhas. kkkk Essa bobina está na entrada de 19V. 

De fato, amigo. Eu reparei isso. Tem 19v no pino 16 do PU3. Mas essa bobina está zerada. :(

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 , esta correto a PL5 sem os 19V, a tensão pega outro caminha e aparece como VIN, e os 19V só passar quando o PQ16 saturar. Mas o problema não está aí, mantenha o foco na sequencia de start da placa. É a linha que carrega a bateria.

passe as tensões.

AC_IN# standby

 ACIN standby

SUSC# 

SUSC 

SUSB#

SUSB

DD_ON#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC @FLAVIOTECH Amigos, bom dia! Muito obrigado por toda ajuda. Mas só vou verificar com calma segunda feira, pois a linha de 5v está apresentando curto agora. Kkk! É cada assombração que aparece, tenho que resolver primeiro esse curto, pra depois tentar solucionar o resto. Tenham um ótimo feriado! ;)👍

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...