Jump to content

Wallace Servato Bertolaccini

Members
  • Content Count

    46
  • Avg. Content Per Day

    0.2
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    5
  • Country

    Brazil

Community Reputation

3 Neutral

About Wallace Servato Bertolaccini

  • Rank
    Membro Aspirante I

Personal Information

  • Location
    Uberaba Minas Gerais Brasil

Recent Profile Visitors

153 profile views
  1. Esqueci de mencionar uma coisa, estava aferindo alguns componentes perto do charger e alguns pinos do charger pra ver se achava algum problema, e estou na seguinte questão: No circulo verde tem o PC13 E PC14, reparei que ambos estão tortos na placa, e aparentemente ela já foi mexida nessa região por isso, pela qualidade da foto não sei se vai dar pra ver bem e no momento não tenho microscópio. E no circulo vermelho é o capacitor PC15, que no esquema elétrico ele fica no pino 3 do charger dando uma tensão de referência pelo o que eu entendi Esse código 8731REF sai junto do pino 3, e segue ali pra aquele circuito de baixo, pode se dizer que é uma ligação? Seria interessante colocar um capacitor no PC15? Eu não sei se foi retirado ou não, mas o PC13 e PC14 sem dúvida estão tortos na placa. Existe a questão da revisão da placa também, que esse esquema é REV 1A, e o da minha placa é REV D.
  2. Boa noite amigos, primeiramente muito obrigado pela atenção e colaboração de todos. Vou tentar responder todas as perguntas e trazer as novas informações. @adrianopluz Tinha esquecido de falar, o código do charger que tinha citado está errado, perdão, o que eu substitui é sim o Isl88731. @micxnet Obrigado pela sugestão dos Joinhas, eu não sabia que poderia dar dessa forma, e sobre a bateria eu pedi uma nova e acredito que deve chegar essa semana =), e a respeito da minha fonte assimétrica o modelo é NICE-POWER SPS3010 30V 10A. Sempre realizo os testes aqui utilizando 5A da fonte, se não houver curto claro, e quando realizei o teste estava sem os periféricos, só a placa mãe mesmo e a tela. O pino 5 do jack da placa mãe é PSID, e medindo na placa ele possui 3,25V, e acredito que esse pino ID da fonte dela esteja ok. A respeito do chip bios do notebook itautec que peguei e estava dando o mesmo erro de "CHIP MAIN MEMORY WITH CONTENTS ARE IN DISAGREEMENT" após utiliza-lo na placa do Dell, hoje peguei o chip e consegui verificar, limpar e programar pra bios original que estava nele sem dar nenhum erro, não entendi o porquê.. pensei que o chip tinha danificado porque naquele dia estava dando o erro nele também, e obrigado pelo video do disk recuperar ^^. @py2eb Olá amigo, eu testei umas 3 versões do programa e nos dois chip bios do dell dá esse erro, amanhã tentarei de novo com outras versões, obrigado pela dica e informações sobre a fonte Dell. @adrianopluz Eu vou mexer nas duas bios de novo amanhã, tentar outras versões do programa, e se o erro persistir vou comprar outras do mesmo modelo sim, mas antes vou testar com a bateria nova também. Vou dar uma olhada sobre essa EEPROM, obrigado. Entendi Vou tentar isso também obrigado, e sobre o charger respondi ali em cima. @evandrocarlosv A bateria nova deve chegar essa semana, tomara que seja apenas ela, valeu Obrigado a todos pela colaboração, irei fazer novos testes de gravação na bios, e acredito que essa semana chegue a bateria nova, e mesmo se ela não carregar eu acho que ela virá com alguma carga pra que eu consiga atualizar a BIOS pelo executável da DELL, se o problema persistir irei trocar os dois chip bios.
  3. Eu não estou conseguindo achar este fusistor para comprar na internet. Você sabe onde posso encontrar? @adrianopluz
  4. @adrianopluz Tenho duas duvidas, posso substituir o fusistor por um fusível? E qual a maneira correta de testar a linha de 12v?
  5. Boa noite amigos do eletrônicabr @Roberto275803@adrianopluz@micxnet@py2eb fiz alguns testes aqui em relação a BIOS. Peguei o chip BIOS GD25Q64 de um notebook Samsung e gravei o arquivo de bios Main nesse chip, gravou ok. Peguei o chip EN25Q32 de um notebook itautec e gravei o arquivo EC e programou 100%. Soldei ambos na placa e a placa liga e não dá vídeo ( conferi muitas vezes a solda, higienização e etc), então tirei esses Chips e coloquei um outro arquivo de bios, na qual estava original do aparelho, gravei nos dois, e testei um por um e mesmo assim liga e não dá vídeo. Verifiquei que o tamanho do arquivo é compatível com o tamanho suportado pelas BIOS, mas não sei dizer se esse é o único fator para decidir a compatibilidade.. Então devolvi os Chips originais pra placa, liguei e deu vídeo normal (a placa não liga na fonte assimétrica, só liga pelo carregador do notebook, desconfio ser por causa do pino ID, mas não tenho certeza), e esse pino ID do carregador, medindo com o multimetro com ele desplugado tem 0V. Agora fui tentar gravar o chip bios do notebook itautec e devolver a BIOS original dele, e esse chip passou a também dar essa mensagem nele, eu não sei o porquê disso, o chip foi danificado? Resumindo, minhas duvidas, como saber se um chip de bios é compatível com outro? Por que o notebook não liga na fonte de bancada e sim apenas no carregador? Qual a tensão que deveria ter no ID? Por que passou a apresentar o mesmo erro?
  6. Removi os mosfets e eles estão realmente em curto, ambos. Tenho duas duvidas. A primeira, os mosfets são K10A60E, eu poderia troca-los pelo PSA13N50. A segunda, o resistor branco é um resistor ou um fusistor? Estou anexando uma foto dele.
  7. Olá amigos @ohm @adrianopluz , novas notícias: Substitui os resistores que estavam abertos, adicionei os que estavam faltando e a boa notícia é que as tensões de 5V no secundário apareceram! Medi a saída de 12V e não tem tensão, procurei saber como faz pra testar e "habilitar" essa saída de 12V e encontrei que tem fazer um curto entre o ACDC_STBY (0V) e o ACIN_DET_ (4,86V), e depois de fazer o curto, liguei a placa e saiu uma faísca bem próxima nesse resistor de alta potência: Removi o curto, chequei a saída de 5V, e as duas tensões continuam ok. Então temos um curto na linha de 12V, alguém tem alguma dica? O curto que eu fiz é realmente o lugar certo? Vi também que alguns usam um resistor de 1k ou de 100k pra fazer esse curto, queria saber qual a forma mais correta. Obrigado desde já.
  8. Boa noite amigos @adrianopluz @FLAVIOTECH @Marcos Lodi @Roberto275803 Anteriormente em algumas medições o pino positivo do conector da bateria na placa apresentava em torno de 0,5V, e de alguma forma depois o circuito charger entrou em curto. Removi o componente e fiz a troca do mesmo, o curto sumiu e o pino positivo do conector da bateria na placa apresenta um sintoma estranho: sem a bateria ele chega a uns 4-5V as vezes e fica diminuindo até chegar algo em torno de 2.5V (as vezes desce pra 2,30V, sobe um pouco pra 2,6V e estabiliza em uns 2,56V), já com a bateria esse mesmo pino fica com a tensão cravada em 2,5V - 2,51V. Quando peguei este notebook estava com a BIOS A12 e a service tag toda zoada: Gravei outra a BIOS a A4, e aparece uma service tag pra ele porem não é a mesma que está escrita em baixo do aparelho, regravei pra outra BIOS agora a A1, e acontece a mesma coisa, mostra outra service tag e também não é a mesma da tampa de baixo. Detalhe importante, todas as vezes que gravei a bios, após a gravação ou leitura aparece essa mensagem: Tentei outras versões do programa e continuou a mensagem, porém mesmo dando essa mensagem, após a gravação do chip, ela realmente muda a versão na qual fui pra A4 e depois pra A1. A minha placa mãe é a DAGM6CMB8D0 REV C, porém de todos os esquemas elétricos que consegui dela, nenhum a função de pesquisar da certo (mesmo usando varios programas de pdf), não encontra nada, alguém poderia disponibilizar o esquema dela de forma que eu consiga pesquisar os componentes nela? Esse notebook é o primeiro que peguei pra reparo em placa na minha assistência técnica que estou começando agora, tenho fé que iremos conseguir e agradeço desde já a ajuda de vocês.
  9. Boa noite amigos, estou com um este notebook sem funcionar os botoes TouchPad. Testei os botões, o flat e estão ok, então precisaremos partir para o esquema eletrico da placa (no momento esta dando erro pra enviar imagens aqui pra mim no forum). Segue o link da imagem + esquema eletrico da placa: Editado link externo. No pino 1 e 4 do CN9 estao chegando os sinais dos respectivos botoes. Esses sinais vao para o CN8 (Entrada do flat do touchpad )que se alguem puder me explicar melhor o que é esse TPDATA-1 e TPCLK-1 ou algum teste que eu possa fazer.
  10. A fonte realmente esta em curto, chequei minha solda e nao encontrei o curto, irei fazer uma inspeçao na tentativa de encontrar
  11. Regravei a bios EC e o main bios. Apos o service tag apareceu, porem diferente do da tampa do notebook. Fui checar o charger, o ISL6251A, ao checar as tensoes averiguei que estava chegando apenas 0,52V no pino 26 (VCC). Depois disso deixei a placa parada, quando fui voltar percebi que de alguma maneira este componente havia entrado em curto, nao sei o que houve, porem pela tensao ele ja nao estava funcionando corretamente. Fiz a compra de um novo e vai chegar no sabado.
  12. Quando eu mando ler com o programa da gravadora da esse erro (ja fiz o backup e limpei a bios), alguma dica?
  13. Removi um chip bios perto do super IO e ao coloca-lo na gravadora o tamanho do arquivo fala que é muito grande. Baixei uma bios pra essa placa mae e verifiquei que ela possui um arquivo EC + Main bios, o que é esse arquivo main bios? Original foi a que eu fiz backup com a gravadora, tem o mesmo tamanho da EC, eu flasho a EC? Verifiquei tambem que esse notebook possui outra bios em outra parte da placa.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...