Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo Premium XS8320 / 6-71-w5s20-d03 / Não Liga

Avalie este tópico:

MPB

Posts em destaque

Boa noite a todos.

Estou com esse notebook citado no título que não está ligando.

Ao analisar verifiquei que não tenho os 5V das tensões primária na PL8 e na PL9 possuo os 3.3V normalmente.

Verifiquei e não possui curto na linha de 5V.

Estou com dúvida se essa placa a tensão de 5V é always ou suspend, pesquisei em outros tópicos e alguns dizem que é suspend e outros always.

Alguém sabe dizer?

Verificando a placa fiquei na dúvida com relação ao PQ8, nele tenho tensão de 5V nos pinos 5 e 6 o restante está zerado.

Alguém pode me auxiliar por favor?

Obrigado.

Link do esquema

Editado: por MPB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2023 às 18:23, Rogerio Nascimento disse:

Prezado, abre o PJ16, e verifica se chega 5V na PL8. Também tu podes pressionar o power e verificar se chega essa tensão na PL8 mesmo que seja por um curto momento. Assim a gente pode ter um norte para seguir.

Expandir  

@Rogerio Nascimento 

Obrigado por responder.

Você diz para abrir o PJ16 para verificar um possível curto?

Se for por esse motivo, não tem curto na placa, pois no teste de continuidade não acusa e mesmo injetando os 5V com a fonte assimétrica não tenho consumo.

Com relação a aparecer os 5V ao pressionar o power, não aparece nada, continua zerado.

Link para o comentário

Em 24/02/2023 às 18:41, Rogerio Nascimento disse:

Não para verificar curto, uma vez que já mencionou. Abrir o PJ16 eu separo o circuito, caso apareça a tenção na PL8 então o problema está mais a frente, pode ser algum componente ruim nesse caminho e não um curto.

Expandir  

@Rogerio Nascimento 

Fiz o seguinte, removi o PQ8 que é um circuito de proteção e os 5V apareceu na PL8, porém, no PU2 era para aparecer os 5V no pino 1 que é o EN 5V também correto? e está chegando apenas 2,5V.

Link para o comentário

Em 24/02/2023 às 19:14, FLAVIOTECH disse:

@MPB poderia me dizer se a placa tem o famoso??

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Expandir  

@FLAVIOTECH 

Sim, tem o famoso, tinha feito o recurso de jumper entre o pino 1 e 8 e fechado curto no pino 6 com o terra para ver se ligava e nada, o SIO não aqueceu, acredito que não tenha entrado em curto.

Tinha outro P2808 e fiz a substituição e nada também.

A placa continua morta, não acende nenhum led.

Link para o comentário

@MPB , já verificou se chega tensão no pino 2 do PQ8 quando aperta o power ? Tem que chegar tensão nesse pino para saturar e aterrar VREG5 e com isso liberar EN_5V para habilitar a fonte de 5V. Veja se o resistor PR46 está aberto? Meça os dois lados dele... Sobre essa fonte ser stand ou suspend, basta pressionar o botão e verificar se vai subir tensão depois do power, aferindo os pontos por onde passa a tensão que chega ou pino 2 do PQ8. 

Tem dois sinais que chegam ao pino 2 do PQ8, DD_ON e  USB_CHARGE_EN, mas no esquema, só vai existir um resistor na placa que parece ser o resistor que informei acima PR46 .

O pino 6 do PU1 tem que ir a 0 quando apertar o power.  U

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 28/02/2023 às 12:38, LEONTEC disse:

@MPB , já verificou se chega tensão no pino 2 do PQ8 quando aperta o power ? Tem que chegar tensão nesse pino para saturar e aterrar VREG5 e com isso liberar EN_5V para habilitar a fonte de 5V. Veja se o resistor PR46 está aberto? Meça os dois lados dele... Sobre essa fonte ser stand ou suspend, basta pressionar o botão e verificar se vai subir tensão depois do power, aferindo os pontos por onde passa a tensão que chega ou pino 2 do PQ8. 

Tem dois sinais que chegam ao pino 2 do PQ8, DD_ON e  USB_CHARGE_EN, mas no esquema, só vai existir um resistor na placa que parece ser o resistor que informei acima PR46 .

O pino 6 do PU1 tem que ir a 0 quando apertar o power.  U

Expandir  

@LEONTEC 

Boa tarde.

Obrigado por responder.

Sobre as questões que pediu para verificar, eu tenho a tensão de 5V após a remoção do PQ8 que serve como proteção, mesmo sem ele era para ligar.

O pino 6 do PU1 não vai a 0 ao pressionar o power.

Link para o comentário

@MPB, acredito que esse circuito seja um circuito de habilitação e não de proteção. Tem que deixar o PQ8 no lugar.

O bom que os 5V estão subindo, isso nos diz que a linha de 5v não está em curto. Coloca o PQ8.

Em 28/02/2023 às 18:32, MPB disse:

mesmo sem ele era para ligar.

Expandir  

Verifique esses sinais em stand AC_PRESENT, LID_SW# e KBC_WRESET#, AC_IN#

Esses outros apertando o botão RSMRST#, PWR_BTN#, SUSC#, SUSB#

Link para o comentário

Em 01/03/2023 às 11:52, LEONTEC disse:

@MPB, acredito que esse circuito seja um circuito de habilitação e não de proteção. Tem que deixar o PQ8 no lugar.

O bom que os 5V estão subindo, isso nos diz que a linha de 5v não está em curto. Coloca o PQ8.

Verifique esses sinais em stand AC_PRESENT, LID_SW# e KBC_WRESET#, AC_IN#

Esses outros apertando o botão RSMRST#, PWR_BTN#, SUSC#, SUSB#

Expandir  

@LEONTEC 

Aferições em Stand.

Pino 20 - AC_PRESENT = 3.3V
Pino 21 - LID_SW# = 3.3V
Pino 14 - KBC_WRESET# = 3.3V
Pino 4 - AC_IN# = 0V

------------------------

Aferições em stand e pressionando o power.

Pino 35 - RSMRST# = 0V stand e press
Pino 33 - PWR_BTN# = 3.3V stand e press
Pino 88 - SUSC# = 0V stand e press
Pino 86 - SUSB# = 0V stand e press

O problema está no AC_IN#?

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 01/03/2023 às 18:27, MPB disse:

O problema está no AC_IN#?

Expandir  

Esse sinal está certinho! 

Expandir  

Esse aqui é que não vai para nível logico baixo quando vc aperta o botão power. Esse 3.3V tem que zerar junto com o botão power. Chegou a gravar o BIOS dessa placa?

Link para o comentário

Pino 88 - SUSC# = 0V stand e press
Pino 86 - SUSB# = 0V stand e press

Expandir  

Quando você pressionar o botão power, esse sinal PWR_SW# vai para 0, esse outro sinal, PWR_BTN# tem que fazer a mesma coisa assim, esses outros dois SUSC# e SUSB# continua a sequencia de start ligando a placa. Se ele está permanecendo em 3.3v, então deve ser um problema no arquivo no BIOS ou no SIO. 

Link para o comentário

Em 01/03/2023 às 19:09, LEONTEC disse:

Esse sinal está certinho! 

Esse aqui é que não vai para nível logico baixo quando vc aperta o botão power. Esse 3.3V tem que zerar junto com o botão power. Chegou a gravar o BIOS dessa placa?

Expandir  

@LEONTEC 

Já gravei com arquivos diferentes, a princípio achei que fosse a BIOS.

Em 01/03/2023 às 19:14, LEONTEC disse:

Quando você pressionar o botão power, esse sinal PWR_SW# vai para 0, esse outro sinal, PWR_BTN# tem que fazer a mesma coisa assim, esses outros dois SUSC# e SUSB# continua a sequencia de start ligando a placa. Se ele está permanecendo em 3.3v, então deve ser um problema no arquivo no BIOS ou no SIO. 

Expandir  

Talvez possa ser o SIO, pois o P2808 estava queimado e embora o SIO aparentemente não tenha entrado em curto que é muito comum quando queima o P2808, pode ter dado problema no mesmo.

Link para o comentário

Em 01/03/2023 às 20:13, LEONTEC disse:

Tem esse aqui....Deixei passar... Ele tem que ter 3.3v!!

Expandir  

@LEONTEC 

Acredita que seja o SIO?

Esse SIO precisa gravar? 

Não lembro?

Será que tem algum recurso que daria pra fazer pra efeito de teste sem substituir?

Editado: por MPB
Link para o comentário

Em 01/03/2023 às 20:30, LEONTEC disse:

Preciso desse sinal RSMRST#. Não estou achando a origem dele no esquema, sem ele a placa não vai ligar mesmo.

Respondendo a pergunta, esse SIO é regravável. Corrigindo!

Expandir  

@LEONTEC 

Entendi, vou procurar também, se achar me avisa por favor.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...