Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 3442 // MB-13269-1 FX3MC REV: A00 // Não liga, tem 3,3V e 5V

Avalie este tópico:


AndreyBieging

Posts em destaque

Placa que cliente trouxe de outra assistência, em que foi só regravado a BIOS.
Sobe só os 3,3V e 5V das primárias.

Troquei a BIOS com uma placa igual de sucata que tenho, mas não mudou nada.

image.thumb.png.906bb0388f23ea1dba389ef8986f7724.png

De acordo com a sequencia de power, tenho a até 3D3V_S5, não achei +5VA_PCH_VCC5REFSUS e não tenho PM_RSMRST#(RSMRST#_RST) .

 

O que poderia faltar ou estar com defeito para eu não ter PM_RSMRST#(RSMRST#_RST) ?

OBS: Defeito inicial antes de levar na outra assistência era que tinha defeito intermitente do vídeo funcionar. Mas pode ser que desligava de vez, cliente é leigo e não soube explicar.

Editado: por AndreyBieging
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • AndreyBieging alterou o título para Dell Inspiron 3442 // MB-13269-1 FX3MC REV: A00 // Não liga, tem 3,3V e 5V

@AndreyBieging 

46 minutos atrás, AndreyBieging disse:

@adriano vasco Tenho os 3,3V e 5V nas bobinas deles.

Então precisa verificar se chega tensao no botão. Chegando tensao lá, vc vai ver se nao tem algum problema nesse botao. tenta ligação direta sem usar ele. O bom seria saber o que aconteceu com essa placa. Se ela tivesse caído por exemplo, a linha de raciocínio ja seria outra(O cristal pode quebrar internamente, o BGA pode ter trincado as esferas, etc..) Quanto mais informações sobre a placa, melhor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adriano vasco chega os 3V no conector do botão, vou até verificar novamente o botão em si amanhã, mas essa placa liga sozinha quando está sem a bateria da CMOS.

 

Sobre queda, até onde o cliente sabe, não caiu, mas era o filho dele que usava, então ele não tem certeza.

 

Obrigado pela dica do BGA, se ficar sem solução, vou tentar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndreyBieging A placa ligar sozinha sem a bateria ou até mesmo quando a bateria ta baixa é normal (tem placa que faz isso). Outra coisa que vc pode verificar também, além disso td que eu falei, é um sensor chamado de (LID). Não sei se vc já ouviu falar, mas é um sensor que reage quando aquele imã da tela chega perto dele. É ativado a nível lógico baixo (tem uma #). Quando acionado, ele joga vcc ao terra e simplesmente impede a placa de ligar, mesmo com todas as tensoes. Os notebooks usam desse recurso pra impedir que a placa ligue enquanto a tela ta abaixada. Teve uma vez que eu apanhei bastante porque ele entrou em curto. Pra encontrar, basta digitar lid em qualquer esquema. Testar ele é fácil! Tem 3 pinos, sendo 1 ligado ao GND e dois ao VCC. Caso o teste mostre 2 terras em 3 pinos, ta errado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, AndreyBieging disse:

Q1701 tem 3,26V no pino 2 e 0V nos demais.

kkkkkk é esse! Esqueci da letra (Q). Falta de atenção minha...

 

Quem envia esse sinal RSMRST#_KBC é o KBC24 pino 15, se esse sinal não subir em nenhum momento da sequencia de start, antes ou depois do power, o problema vai está no KBC. Veja se existi tensão em um dos lados do resistor R1702, com 3.3V no pino 2 dois do Q1701, era pra ter 3.3v no pino 3 também, isso se o pino 15 do KBC estiver em nível alto.

 

A tensão que está chegando ao pino 2 desse mosfet Q1701 deve ser PM_SLP_SUS# enviado pela PCH. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, AndreyBieging disse:

O que poderia faltar ou estar com defeito para eu não ter PM_RSMRST#(RSMRST#_RST) ?

A falta desse sinal pode ser problema no ckt rtc, muita gente não confere esse ckt e acaba devolvendo placa sem solução, confere lá pra mim, anote as tensões na própria figura, meça com o carregador plugado e depois somente com a bateria cmos conectada sem o carregador.

 

Capturadetela28-03-202309_00_08.png.7569d0471b2ca466d451b571213032f7.png

 

 

Capturadetela28-03-202309_02_43.png.cf0f75d48520e4f3ee9d9f29a120d8bc.png

 

 

Capturadetela28-03-202309_04_08.png.974492835e5b5ae7f6f69619b579e1ac.png

 

 

Capturadetela28-03-202309_05_29.png.684bb8dce79522099e69f20ccb56c722.png

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC 

54 minutos atrás, LEONTEC disse:

Quem envia esse sinal RSMRST#_KBC é o KBC24 pino 15, se esse sinal não subir em nenhum momento da sequencia de start, antes ou depois do power, o problema vai está no KBC. Veja se existi tensão em um dos lados do resistor R1702, com 3.3V no pino 2 dois do Q1701, era pra ter 3.3v no pino 3 também, isso se o pino 15 do KBC estiver em nível alto.

 

A tensão que está chegando ao pino 2 desse mosfet Q1701 deve ser PM_SLP_SUS# enviado pela PCH. 

KBC24 no pino 15 tem 0V.
Não tenho nada nos dois lados do R1702.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigo @AndreyBieging , parece tudo OK.

Os caminhos apontam pra problema na SIO mesmo, como os amigos disseram a cima.

Você disse que já regravou a Bios, a Bios corrompida também ocasiona a falta de PM_RSMRST#(RSMRST#_RST).

Antes de condenar a SIO, eu tentaria regravar a Bios denovo, uma Bios confiável.

Aqui no forum tem uns amigos que usam um programinha bem específico que prepara essa Bios confiável.

Pede uma força pra eles, um que conheço que faz isso é o grande @Átomos.

Editado: por vado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...