Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte assimétrica anti curto com ajuste de controle do desarme do circuito

Avalie este tópico:


calunga

Posts em destaque

Bom pessoal sei que muitos precisam de uma fonte como uma ótima ferramenta para bancada como já tinha duas fontes assimétrica dessas que se vendem no ML  em que o povo faz anúncios falando que é de 3A ou 5A. Más mim deixava na mão em reparos de notebook.  video games , Módulos automotivos entre outros. Andei pesquisando pela internet mas nunca encontrava um circuito completo que atendesse minhas necessidades mas encontrei vários esquemas de circuitos em que um tinha o que eu estava procurando e outro não completava dai então comecei a juntar esses esquema e comecei a montar o quebra cabeça ate conseguir montar um circuito que fosse capaz de suprir as minhas necessidades. Eu queria uma fonte que fosse capaz de mim fornecer uma tensão ajustável de 0v a 30v com um bom controle de carga em que eu fosse capaz de fazer esse ajuste para controlar ate quanto de corrente ela pudesse armar o circuito de proteção e poder desarmar sem precisar desliga-la para ela liberar o circuito de proteção anti curto. Dai então partir para fazer o circuito e ir simulando o funcionamento dele com o proteu 8.1 até conseguir fazer a fonte trabalhar conforme as minhas necessidades. Então partir para colocar o projeto a prova e para minha alegria tudo funcionou como eu queria atendendo muito bem as minhas necessidades. 8) Digo uma coisa não é coisa profissional mas da de 100 a 0 nas outras duas que tenho aqui e que logo fora exonerada do cargo. :))

 

1-Usei um transformador de sucata de um nobreak de 1.200 VA

2-Uma ponte retificadora de 35A

1-Capacitor Eletrolitico de 10.000mF X 63V

1-LM7812 para alimentar o relé de 12V

1-Relé 12V

1-SCR TIC106D

1-Resistor de fio 0R56 de 10W

1-Circuito buck converter que adquirir com um amigo aqui do forum

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
onde ele mostra video do funcionamento desse circuito em uma fonte mas tbm pode ser adquirido no ML ou aliexpress 

2-Transistores 2SC5200 pode ser usado o 2N3055

2-Resistores de Fio de 0R47 5W

 

Bom o resto segue no esquema em anexo  :) caso uso do buck converter não esqueça de remover o U3 LM7805 ( esse regulado de tensão fora usado para teste de simulação do circuito) dai é só ligar os fios de entrada do circuito buck na linha de 30V e saída na base dos transistores que faz o controle da carga de consumo da fonte ...

 

Exoneradas.jpg.46c3f389c4272c9b147d335a738e6f7b.jpg

Fote.jpg.013903a51a7d9b849a4f474da72b8d0b.jpg

Esquema_Fonte.jpg.5e4b77c0f95533c3f99e634bb322a1e2.jpg

buck_Converter_LM2596.jpg.00fbd75be56fc81b824126d54fcaf274.jpg

fonte_assimetrica_REV2.jpg.98796f6e60a11ca371e7c1d872e2b060.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema do medidor de corrente com shunt vai sair na próxima REV 3 se tiver com tempo hoje crio esse esquema mas como adquirir o kit contigo o shunt com o medidor ja veio junto e é fácil de liga-lo ao circuito  8)

 

Como uma coisa liga a outra encontrei esse medidor duplo e vou adquirir um para montar o próximo protótipo ....  :)

shunt.jpg.245df06c4f1965dd43e632e8bc271890.jpg

Circuito_shunt.jpg.731d478f2b0e170876432498c216f912.jpg

medidor_duplo.jpg.8fa194b0d3e85b03ade2b32166b42549.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
estou vendo aqui uns esquemas para que possamos acrescentar essa opção, para que possamos fazer o controle da carga da saída não sou nenhum engenheiro e não postei isso com intenção de vender, só estou fazendo esses esqueminhas garimpando na internet montando as pça igual monta quebra cabeça pegando um pedaço ali outra aqui e colocando em teste simulando no proteus e depois colocando a prova porque encontrar esquema de um circuito completo que faça controle de tensão, controle de correte, circuito de proteção para não colocarmos o aparelho a ser reparado a risco de efeito dominó e sair torrando tudo mais em conta é meio difícil de achar ha não ser que tenhamos algum engenheiro eletrônico participante do fórum que tenha aquele tempo para nos da uma força e desenvolver um projetinho simples com todas essas opções, para que possamos usar alguns componentes re-aproveitados de algumas sucatinhas. Só postei esses circuitinhos no forum só com intuito de poder ajudar o pessoal que tem dificuldade de adquirir uma fonte com todas essas opções de que uma boa fonte profissional tenha, pois não é todo mundo que dispõe de alguns 1.000 dilmas  para comprar uma ferramenta de primeira linha para por na bancada ^-^
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal sei que muitos precisam de uma fonte como uma ótima ferramenta para bancada como já tinha duas fontes assimétrica dessas que se vendem no ML  em que o povo faz anúncios falando que é de 3A ou 5A. Más mim deixava na mão em reparos de notebook.  video games , Módulos automotivos entre outros. Andei pesquisando pela internet mas nunca encontrava um circuito completo que atendesse minhas necessidades mas encontrei vários esquemas de circuitos em que um tinha o que eu estava procurando e outro não completava dai então comecei a juntar esses esquema e comecei a montar o quebra cabeça ate conseguir montar um circuito que fosse capaz de suprir as minhas necessidades. Eu queria uma fonte que fosse capaz de mim fornecer uma tensão ajustável de 0v a 30v com um bom controle de carga em que eu fosse capaz de fazer esse ajuste para controlar ate quanto de corrente ela pudesse armar o circuito de proteção e poder desarmar sem precisar desliga-la para ela liberar o circuito de proteção anti curto. Dai então partir para fazer o circuito e ir simulando o funcionamento dele com o proteu 8.1 até conseguir fazer a fonte trabalhar conforme as minhas necessidades. Então partir para colocar o projeto a prova e para minha alegria tudo funcionou como eu queria atendendo muito bem as minhas necessidades. 8) Digo uma coisa não é coisa profissional mas da de 100 a 0 nas outras duas que tenho aqui e que logo fora exonerada do cargo. :))

 

1-Usei um transformador de sucata de um nobreak de 1.200 VA

2-Uma ponte retificadora de 35A

1-Capacitor Eletrolitico de 10.000mF X 63V

1-LM7812 para alimentar o relé de 12V

1-Relé 12V

1-SCR TIC106D

1-Resistor de fio 0R56 de 10W

1-Circuito buck converter que adquirir com um amigo aqui do forum

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
onde ele mostra video do funcionamento desse circuito em uma fonte mas tbm pode ser adquirido no ML ou aliexpress 

2-Transistores 2SC5200 pode ser usado o 2N3055

2-Resistores de Fio de 0R47 5W

 

Bom o resto segue no esquema em anexo  :) caso uso do buck converter não esqueça de remover o U3 LM7805 ( esse regulado de tensão fora usado para teste de simulação do circuito) dai é só ligar os fios de entrada do circuito buck na linha de 30V e saída na base dos transistores que faz o controle da carga de consumo da fonte ...

 

Calunga boa noite,gosto muito de fazer montagens que tenha alguma utilidade para bancada,olhando bem o esquema que voce utilizou,montei um identico,porem fiz uma pequena modificaçao  no circuito que deu um resultado impresionante.Do jeito que voce montou,ao colocar uma carga que drene maior corrente tera uma pequena queda de tensao na saida,para evitar isso e so voce mudar a referencia do pino 4 para medir os resistores dos emissores da saida de potencia,resumindo,desligue o lado do  potencimetro que esta em L1 e ligue no positivo de C5.Faça o teste e depois poste o resultado. Tenha um bom final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Obrigado pelo comentário, vou fazer o experimento modificando o pino4 (feedback) do LM2596 ligando a saída de emissor dos transistores de potencia , se ficar bem estabilizada já estarei adicionando essa modificação na nova REV 3 que já esta pronta implantada com o circuito OVP  8)

 

Estamos aberto a qualquer opinião para que possamos fazer o melhoramento do circuito !! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Eu comprei o diplay duplo ja acopanhado com o shunt  aqui ===>>>  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Legal, vou compra la também......hehe.!

 

Bacana, ja esperimentou colocar a sua configuração de fonte usando os transistores que lhe falei PNP.?

 

Pois a estabilidade é imediata e muito maior do que usando transistores assim nesta configuração.....!

 

Voce ja testou a carga estavel dela, como te pedi para mostrar fazendo um Video, puxando usn 3 amperes apenas?

 

Quero ver mesmo se esta sua configuração guenta mesmo o tranco de estabilização instantânea, meça a entrada dos transistores e a saída simultaneamente com uma carga destas e grave o vídeo para nos vermos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...