Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido MB GIGABYTE B75M-D3M - Liga e desliga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com uma GA b75m-d3h na bancada que liga e desliga depois de acionar botao de power.

Aparece no topo da tela DUAL BIOS EFI, somente isto e desliga e fica nesse ciclo. Já fiz reflow e nada mudou. Nada aquece fora do normal.

Já procurei pra cacete a merda do esquema mas nao acho. Estou achando que é mais difícil mexer com mb de desktop q de note.

Alguém tem esse esquema ou já passou por situação semelhante?

Toda ajuda é bem vinda.

Valew

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

vou citar coisas que faria...

 

RESET BIOS? -- OK

LIMPEZA DA MEMORIA? -- até memórias novas diferentes foram usadas

REGRAVAÇÃO BIOS? -- não tenho gravador. fiz apenas o reset

TESTE DAS VOLTAGENS DA FONTE? -- não é possível testar direito pq ela liga e desliga

UTILIZAÇÃO APENAS DE 20PINOS? -- só com os 20 pin não liga

 

desculpe, mais as vezes deixamos o básico de lado e vamos para soluções mais profissionais... tentei ajudar... srssr

 

Medi a tensão na bios mas não chega nada com a placa desligada. Não deveria ter os 3V nelas, mesmo estando sem energia? Pq a bateria está conectada e com 3V normal.

 

Alguém tem ou poderia me dizer onde consigo o esquema dessa placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola meu querido!!!

 

olha a bios desligada não recebe tenção nenhuma

 

a bateria de 3 v ela utilizada para manter funcionando o relogio do sistema ,as configurações que vc faz na bios

 

só que isso tudo e feito na bios mais essas informações e gravada na CMOS que fica dentro da ponte sul

i os 3 v da bateria alimenta a CMOS que esta dentro da ponte sul

------------------------------------------------------------------

quanto a questão de de ligar e logo apos desligar

pode ser varios fatores

 

mais o primeirop que vc deve analizar e o CI SUPER I/O

tendo em vista que e ele que fa a função ON/OFF DA PLACA

BASTA UM DEFEITO NESSA PARTE QUE A PLACA PODE SIM FICAR DESLIGANDO, LINGANDO E DESLIGANDO, SEM LIGAR, OU LIGANDO SO DE VC CONECTAR NA TOMADA O PC ETC....

 

faça a troca o CI SUPER I/O

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TL866 é imbatível. Tenho um e foi a minha melhor aquisição de gravador de bios. Aqui neste post tem muitas opiniões.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Comprei deste vendedor no ebay.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo adniz faça o seguinte -Veja este tutorial para ter uma ideia de como fazer e,

dê uma olhada no site abaixo:

 

Passo a passo:

1-baixe o arquivo bios atualizado.que no caso da gigabyte vem em .zip

2-extraia e renomeio,no meu caso eu renomei para GA b75m-d3h .rom

3-coloque dentro de um pendrive formatado e no sistema fat ou fat32,nunca deixe em formato ntfs.Usei um pendrive que não toca mp3,ou seja,pendrive puro.

4-Conecte o pendrive na porta usb.

5-Reset o pc,aperte delete para entrar na bios,vá em tools e escolha ezflash,de enter.

6-De agora em diante só de enter,pois o ezflash já encontra o arquivo presente na usb.Selecione-o e só vai dando enter.

7-Ele apaga a bios antiga e começa escrevendo a bios nova,espera acabar.Ao final do processo ele reseta sozinho e o pc volta com a bios nova.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procedimento para atualizar a bios citado acima não caberia na situação porque a placa liga e desliga imediatamente.

Há de se testar a resistencia entre os terminais dos mosfets próximos ao processador para saber se não estão em curto. A propósito: quando a placa desliga também desliga o cooler? tente ligar a placa com o cabo de 12v do processador desligado para saber se tem algum componente em curdo desse circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu já fiz esse teste, liguei apenas o fio verde com o preto. Mas confesso não saber bem o que estou medindo por ali. Queria mto o esquema dessa placa fdp, mas nao consigo. Percebi q esquema de placa desktop é mais difícil de achar.

 

, baixei o datasheet do i/o e verifiquei as tensão rapidamente e estavam de acordo com o datasheet. Vc tem certeza que com a fonte desligada não chega os 3V da bateria na bios? Eu fiz esse teste em outra placa e chega normalmente, e também ví um vídeo no youtube do cara fazendo esse teste e os 3v chegando.

 

, valew pela dica. Vou fazer o possível para comprar esse gravador. É que a grana tá mto curta ainda.

 

Pergunto: Via de regra a bios é alimentada pela bateria da placa (3V) sem energia da fonte ou não??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas uma parte desse arquivo é salvo pela bateria de litium, que é justamente a parte do CMOS SETUP. Quem alimenta o bios é fonte, ou a bateria. Esse arquivo do CMOS SETUP fica junto com a Ponte Sul. Em alguns notebooks a tensão que alimenta o super i/o e o bios estão em estado suspend, veja que se estão em estado suspend, que alimenta o setup? Ñão perde as configurações justamente porque quem alimenta á bateria de litium, e não está no bios, está na PS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, É verdade, obrigado pela correção, , note que essa placa tem duas bios, acredito que seja necessário regravar as duas, me corrijam se eu estiver errado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!

 

Já verifiquei o chip da rede e nao está quente, inclusive, nada aquece na placa. Todos os componentes estao na mesma temperatura. Mas estive olhando o datasheet da bios e encontro tensao em quase todos os pinos, enquanto no datasheet só aponta o VCC +3.3V no pino 8.

 

M_Bios pin, 1, 2, 3, 8 e 7 = 3.3V

B_Bios pin, 1, 2, 3, 8 = 3.3V pin 7 0.09v.

 

É isso mesmo ou isso confirma alguma anomalia na bios?

 

Caso queiram consultar

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Adiniz. Pela minha pratica, uma placa com duas bios, nunca vi de corromper as duas. Como descreveu que chega a sair imagem, quer dizer que muita coisa mesmo já foi inicializado e funcionou, inclusive a bios que ela propria faz um teste de checksum logo de inicio. Eu suspeitaria de alguma coisa bem posterior, como falaram do chip rede, som, usb (esse é interno do chip set) e até do chip de I/O que faz parte de muitos e muitos circuitos. Outra coisa que é simples é trocar as bios de lugar e ver se não altera nada. Espero tenha exito. BOARDS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, desculpa aí pela ausência e falta de retorno sobre o caso. Mas estou com outras prioridades aqui e deixei essa mb em stanby.

 

Enquanto isso aguardo a chegada do TL866, conforme dica do colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

 

Em breve voltamos com a resolução desse problema. E espero poder contar com a ajuda de vcs.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...