Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise fonte Xbox 360 - Lite on PA-2121-03M1 REV A - Linha de 12v dando 10v e fazendo barulho

Avalie este tópico:

Emanoel_2.0

Posts em destaque

fala pessoal, beleza? estou com essa bucha na bancada que ta me deixando nos nervos! estava mexendo em um xbox 360 E (tem postagem aqui no fórum também, 2 bombas hehe) e no dia pra outro essa fonte deu problema, simplesmente fazia que o vídeo game apresentasse luz vermelha. vi que a fonte estava fazendo um barulho de ''tec, tec, tec'' repetidamente, retirei ela do game, fiz o jumper pra ela liga fora e medindo as saídas, onde devia ter 12v estava dando 10v. abri a fonte e comecei a medir, a linha standby está ok, mas a 12v ta dando 10v e variando na casa dos mlVolts..

já adianto que não tenho experiência com fontes chaveada, apenas um conhecimento muito básico sobre como elas funcionam +-

tentei ir atrás de um esquema elétrico, mas não existe, deixando mais difícil em de se analisar..

fazendo algumas medição, encontrei uma variação de tensão no pino onde deduzo ser o VCC do pwm que chavea os mosfet do primário, medi o capacitor responsável por filtrar a saída do diodo que retifica essa linha e ele estava ok no capacimetro e capcheck, mesmo assim o substitui e não mudo, manteve a variaçãp (fica variando 15v pra 16 tempo todo) desconfiei desse pwm (modelo LTN1201N) procurei o datasheet do mesmo, mas não achei em lugar nenhum.. fiz o pedido dele no alie, chegou e substitui e nada (está circulado na imagem abaixo o pwm que troquei) manteve a mesma coisa! verifiquei o fotoaclopador e está bom, fiz a substituição por desencargo, mas nada! a tenção na saída do fotoaclopador varia muito, de 0,500 a 0,4, 0,3 e 0,2 por assim vai e a entrada não varia, ficando 1v estático, troquei os capacitores de filtragem do secundário, mas não mudou... bom, fiz tudo o que pude, sem esquema e datasheet de todos os cis, fica difícil pra mim continuar, espero que alguém me ajude a resolver esse problema, alguém com mais experiência em fontes! pois eu não tenho, fora que preciso colocar essa fonte pra funcionar pra continuar na tentativa do xbox 360 kk  

lembrando, a fonte parou do nada, sem nem estar conectada na energia, simplesmente a fui ligar e morreu.. 

20230628_214615.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Emanoel. Verifique os componentes na saída dos 12v. Diodo retificador com fulga pode fazer isso. O ci 431 que alimenta o fotoacoplador pode está trabalhando errado. É bom conferir ele e os reistores em volta dele. É ele, junto com o fotoacoplador que informa o ci pwm que a tensão esta baixa. Se essa informação não chegar correta no pwm, ele não estabiliza a tensão em 12v. Também, os resistores em volta do ci pwm podem estar alterados. Qualquer um desses componentes podem causar esse problema.

Link para o comentário

6 horas atrás, jsant284 disse:

Bom dia Emanoel. Verifique os componentes na saída dos 12v. Diodo retificador com fulga pode fazer isso. O ci 431 que alimenta o fotoacoplador pode está trabalhando errado. É bom conferir ele e os reistores em volta dele. É ele, junto com o fotoacoplador que informa o ci pwm que a tensão esta baixa. Se essa informação não chegar correta no pwm, ele não estabiliza a tensão em 12v. Também, os resistores em volta do ci pwm podem estar alterados. Qualquer um desses componentes podem causar esse problema.

beleza, irei conferir. nessa placa usa um mosfet pra retificar na saida do Chope, na medição ele está ok. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...