Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa bebedouro Consul CPB34A explodindo capacitor

Avalie este tópico:

Heitor Badotti

Posts em destaque

Bom dia a todos, estou entrando nesse mundo de eletrônica recentemente, consegui consertar uma adega minha esses dias e agora estou tentando consertar a placa do meu bebedouro que está com problema

Defeito apresentado:

O bebedouro começou a fazer um ruído alto e ao invés de gelar a água, passou a esquentá-la.

O que notei na placa:

Notei que na parte do circuito secundário, onde tem o resistor 4R70 (4,7 Ohms) estava com uma marca de calor por volta, indicando que esse componente esquentou muito, fiz um teste com o multímetro nele e recebi a medida de 0,004 KOhms, ou seja, aprox 4 ohms.

O reparo que tentei fazer:

Troquei os 2 capacitores (circulados laranja) de 1500 uF que ficam no circuito secundário indicados na foto abaixo, ao tentar ligar a placa, ela parou o ruído! Porém após alguns segundos, um outro capacitor (circulado em azul), que fica no circuito primário, explodiu. Fiz a troca desse capacitor, e explodiu novamente...

Medições realizadas:

Antes de trocar os 2 capacitores (circulados em laranja), a medida de saída da placa peltier (sem estar com ela conectada) era 11,2V. O microventilador não acionava com a placa peltier ligada, ele só acionava ao remover a placa peltier. Tentei fazer as medições nos MOSFET's para ver se ambos estavam bons, mas não sei se fiz as medições de maneira correta, porque fiz as medições na placa, não sei se preciso retirar eles da placa.

Mapa da placa (As legendas seguem o mesmo padrão):

Mapa do fundo da placa

Mapa da Placa

Resistor.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explodir tão rápido assim, geralmente é pq foi ligado invertido amigo. Se esta usando a marcação na placa como referencia, cuidado pois algumas placa marcam o positivo e não o negativo. Algumas placas mães são assim tbm, então se atente a esse detalhe. Se houver ainda algum capacitor que não foi mexido, pode usa-lo como referencia. Quando for testar, pesquise em como usar uma lâmpada em séria na alimentação, vc vai evitar de danificar algum componente caso ainda haja algum curto na placa. Por ultimo, se houver realmente um curto, pode usar uma técnica de analise DC. Boa sorte!

• Joinha 1
Link para o comentário

13 minutos atrás, Rods disse:

Explodir tão rápido assim, geralmente é pq foi ligado invertido amigo. Se esta usando a marcação na placa como referencia, cuidado pois algumas placa marcam o positivo e não o negativo. Algumas placas mães são assim tbm, então se atente a esse detalhe. Se houver ainda algum capacitor que não foi mexido, pode usa-lo como referencia. Quando for testar, pesquise em como usar uma lâmpada em séria na alimentação, vc vai evitar de danificar algum componente caso ainda haja algum curto na placa. Por ultimo, se houver realmente um curto, pode usar uma técnica de analise DC. Boa sorte!

Bom dia Rods! Então, o capacitor está com a polaridade correta, porque além de eu checar na placa, eu também vi aqui agora um vídeo no youtube de um rapaz mostrando a mesma placa que a minha, e os capacitores dele estão com a mesma polaridade que o meu...

Link para o comentário

23 minutos atrás, Rods disse:

Deve sim desconfiar do transistor ali (imagino que seja um), e tbm deve retira-lo para medir adequadamente. Vc sabe a tensão correta de saida? O amigo possui uma fonte assimétrica de bancada? O problema tbm pode estar sendo causado pela 'carga' que essa placa alimenta.

Entendi, no caso ali é um MOSFET, hoje a noite vou retirar ele pra fazer os testes...

A tensão de saída você fala pra alimentar a placa peltier? Se for é 12v no caso (isso com o sensor de temperatura plugado).

Não tenho fonte assimétrica, sou bem amador :(

A noite depois dos testes eu volto aqui pra te falar se achei algum transistor com problema

Link para o comentário

@Heitor Badotti Boa tarde, você trocou os capacitores por outros de mesmas características? Voltagem e capacitância?

Certifique-se que na solda que fez não tenha ficado curtos entre os polos dos capacitores ou para áreas adjacentes, isso costuma resultar em curtos na placa.

Link para o comentário

9 minutos atrás, elias.girardi disse:

@Heitor Badotti Boa tarde, você trocou os capacitores por outros de mesmas características? Voltagem e capacitância?

Certifique-se que na solda que fez não tenha ficado curtos entre os polos dos capacitores ou para áreas adjacentes, isso costuma resultar em curtos na placa.

Fala Elias tudo bom? 

Então, troquei todos os capacitores por outros de mesma característica, tanto de voltagem como de microfarad...

Sim, eu fiz o teste de continuidade nos capacitores que troquei, visualmente a solda está OK, não estão em curto a princípio

Só um adendo aqui, depois de ter explodido 2 capacitores, agora na 3a vez eu troquei um outro capacitor que está ao lado do capacitor que estava sempre explodindo, ele é um capacitor de 6,7 uF se não me engano, coloquei um de 10 uF de mesma voltagem, mas ainda não tive coragem de ligar a placa pela 3a vez, medo de explodir tudo kkk.... Mas acho que não terei problemas com esse capacitor né? Troquei mais por desencargo de consciência, ouvi dizer que é bom trocar todos os capacitores da placa, eu troquei todos menos o grandão de entrada do circuito primário.

Link para o comentário

@Heitor Badotti 

2 minutos atrás, Heitor Badotti disse:

Muito boa a ideia, só que assim, eu fiquei meio em dúvida a onde eu colocaria essas garrinhas na minha placa, seriam nas entradas N e F? 

Isso mesmo, se a placa estiver em curto ela não explodirá, apenas acenderá a lâmpada com um brilho forte.

Link para o comentário

Em 24/08/2023 às 14:13, Rods disse:

Isso aqui pode te dar uma segurança, como mencionei.

Em 24/08/2023 às 14:23, elias.girardi disse:

@Heitor Badotti 

Isso mesmo, se a placa estiver em curto ela não explodirá, apenas acenderá a lâmpada com um brilho forte.

Boa noite e Elias, tudo bem?

Então, fiz esse sistema, fiz o teste na placa e realmente minha placa está em curto! Ao ligar na energia, a lâmpada acende!

Vi um vídeo no youtube de um rapaz testando uma placa com curto, a primeira coisa que ele faz é colocar o multimetro na escala de continuidade e colocar a ponta preta no negativo do capacitor e a pronta vermelha no positivo, se estiver tudo ok, é pra dar "0L"...

Fiz esse teste com todos os capacitores, porém nos capacitores que troquei [os circulados de laranja] (que foram o que removeram o ruído), deram uma resistência baixa, indicando que existe algum curto por ali, será que é desse resistor que está com sinais de queimado? Fui medir a resistência dele, agora está dando 15k... Antes estava dando 10k... E antes do primeiro capacitor explodir dava 4 Ohms...

Outra coisa, retirei os 2 MOSFET e fiz os testes neles, ambos estão 100% !!

Link para o comentário

Remova os capacitores ok. E meça a resistência em relação ao GND. Um lado com certeza vai 'zerar' o multímetro pois realmente é o GND, o lado positivo, tbm deve dar uma resistência baixíssima indicando um curto nessa linha. Aí vc sabe que essa linha esta em curto. Confira. O resistor esquentando mostra isso. Ha uma corrente excessiva passando por ele. Vc tbm pode fazer esse mesmo teste de resistência nos pads dele, primeiro com ela na placa, nos dois pads provavelmente vai encontrar o mesmo valor do curto. Isso vc atesta medindo ok, depois pode remover esse resistor e medir de novo, vc vai descobrir para qual lado esta o curto, ja vai ser um norte, e ai sim injetar uma tensão DC, conhecida por uma analise DC, injetar tensão continua, provavelmente vai fazer o responsável pelo defeito esquentar. Por isso precisaria de uma fonte assimétrica. Aqui no Forum, vc encontra como fazer uma de baixo custo com  fonte ATX, é um começo.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 26/08/2023 às 09:09, Rods disse:

Remova os capacitores ok. E meça a resistência em relação ao GND. Um lado com certeza vai 'zerar' o multímetro pois realmente é o GND, o lado positivo, tbm deve dar uma resistência baixíssima indicando um curto nessa linha. Aí vc sabe que essa linha esta em curto. Confira. O resistor esquentando mostra isso. Ha uma corrente excessiva passando por ele. Vc tbm pode fazer esse mesmo teste de resistência nos pads dele, primeiro com ela na placa, nos dois pads provavelmente vai encontrar o mesmo valor do curto. Isso vc atesta medindo ok, depois pode remover esse resistor e medir de novo, vc vai descobrir para qual lado esta o curto, ja vai ser um norte, e ai sim injetar uma tensão DC, conhecida por uma analise DC, injetar tensão continua, provavelmente vai fazer o responsável pelo defeito esquentar. Por isso precisaria de uma fonte assimétrica. Aqui no Forum, vc encontra como fazer uma de baixo custo com  fonte ATX, é um começo.

Quando você fala em medir a resistência em relação ao GND, a onde devo colocar cada ponta do multímetro? Uma coloco no GND, e a outra? Desculpe a pergunta besta, mas estou començando agora rsrs

E mais uma coisa, se eu colocar na tomada ao invés de usar uma fonte assimétrica, terei problemas? Não consigo colocar na tomada, deixar 1-2 segundos, desligar e sentir o componente que está esquentando pelo tato?

Editado: por Heitor Badotti
Link para o comentário

• 7 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...