Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Som panasonic-akx100-se desligando

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Esse som chegou com o ic1002 conversor dc dc queimado,no lugar dele eu coloquei um stepdown e regulei normal os 12v na bobina do pino 10 do ic1002 porém o som N liga e acusa f61,vou trocar o ci de saída de áudio dou retorno 

@ohm me dá alguma dica?

Editado: por Testemusicasboas Teste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relato do aparelho: ao chegar esse som estava sem ligar,foi verificado que o ic1002 estava queimado,foi feito a troca do ic1002,ao ligar verificamos que uma das saída estava com som distorcido,trocamos o ci de saída,e ficou a mesma coisa,após investigar,era uma trilha que liga um dos pré até o ci de saída que tava rompida,após fazer a ligação voltou a funcionar as duas caixas normalmente,com esse ic de saída trocado já deu f61 ao ligar,depois de um tempo ligou normal,porém,com o som em teste no volume um pouco alto,o ic1002 voltou a queimar,n sei se por alteração do ci de saída que foi trocado,ou por o ic1002 que foi colocado n fixou bem o terra dele,e esquentou…depois da queima mais uma vez do ic1002,eu coloquei um step down fiz a ligação normalmente da entrada e saída da step down e quando apertei power deu erro f61,aí fiquei na dúvida,pois n parece ser falta de tensão no ci de saída….e o aparelho n tem ventilador,nem deve ter dc na saída….a saída que foi colocado tá sem pasta termica,será por isso? Vê aí o relato @ohm

Link para o comentário

@ohm se tiver um tempo pra da uma ajuda,eu botei uma placa principal perfeita funcionando de um akx100 que tava com a fonte torrada…quando eu liguei o som funcionou normal sem f61,porém a saída ficou fumaçando,esse ci de saída era o que tava placa que fica dando f61 ao ligar…oque pode tá acontecendo pra saída tá fumaçando? A placa principal que botei tá perfeita….

Link para o comentário

Olha por favor esse comentário aqui @ohm eu coloquei outra placa principal perfeita que tava funcionando em um som desse mesmo modelo que a fonte torrou,aí coloquei na fonte desse som do tópico o som funcionou normal,porém,a saída ficou fumaçando…a saída usada foi a da placa desse som do tópico que está em análise,eu coloco outra saída pra testar? Eu acho que a saída tava alterada pra fumaçar assim 

Link para o comentário

1 hora atrás, Testemusicasboas Teste disse:

,aí coloquei na fonte desse som do tópico o som funcionou normal,porém,a saída ficou fumaçando

Fumaçando é aquecendo e soltando literalmente fumaça ?  Se sim, ou a saída esta em curto, ou falha na solda causando curto. Enfim, saiu fumaça é porque a pastilha do semicondutor incinerou. Já era esse ic de saída. 

Muita cautela na hora de desconectar conectar as placas, descarregue os capacitores. Mesma coisa ao soldar algum componente.

Link para o comentário

@ohm a principal que eu coloquei no som estava perfeita amigo,foi só a fonte que torrou uns anos atrás de um som meu mesmo modelo desse do tópico,torrou resistores quando abrir pra limpar e tinha capacitor carregador e saiu torrando peças por baixo da placa…. @ohm

Link para o comentário

Só que essa principal que falei que tava perfeita sem nunca ter tido defeito de curto nos ci dcdc,eu tinha tirado a saída dela e botado nesse som desse tópico,e o som desse tópico veio com um ci dcdc estourado,eu coloquei outro ci e estourou ligando o som em volume mais alto,eu cheguei a colocar a saída da placa principal que está perfeita e colocar nesse som do tópico,essa que fumaçou na placa principal boa….eu vou colocar outro ic do mesmo código pra vê se dessa vez liga sem fumaçar …. Se n tiver entendendo eu explico por vídeo @ohm

Link para o comentário

Os resistores de 10r perto da saída de áudio danificaram? O conversor dc dc de 12v também alimenta a saída, ela pode danificar ele sim. Troque c1052. 

Obs- sempre que for soldar smd permaneça o tempo menor possível aquecendo ele. Use lupa ou microscópio para conferir possíveis curtos 

• Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@ohm @leaolima esse som coloquei resolvido,mas agora tenho uma ressalva,ele tá funcionando normal,porém ele toca umas duas músicas e se desliga....eu vi que o ic1000 após eu ter tirado ele eu acabei aquecendo de uma forma que o pino 3  na placa acabou perdendo o contato,esse é o pino de entrada,será que por ter perdido um pouco o contato desse pino na placa pode tá fazendo esse regulador desligar o som após uns minutos ligado? Eu posso liga o capacitor de entrada desse ic1000,direto no pino 3 dele pra ajudar a alimentar? Ou estou ligando a placa step down em um local inadequado? Qual seria o melhor ponto pra ligar uma placa step download desse som? Me ajuda em mais uma 

Link para o comentário

Boa noite.

@Testemusicasboas Teste voltei seu tópico para analise.

Em 25/10/2023 às 20:58, Testemusicasboas Teste disse:

,será que por ter perdido um pouco o contato desse pino na placa pode tá fazendo esse regulador desligar o som após uns minutos ligado?

o pino de entrada é o 2. Confirma de qual pino a trilha danificou.

Link para o comentário

@ohm ele fica ligando e desligando sozinho...depois que ele liga e em  torno de um minuto ele se desliga,quando eu tento ligar ele, fica só dando os 32v de ligado e ao mesmo tempo volta pra 14v.....como se fosse proteção,mas como você viu no vídeo eu boto na tomada e ele fica ligando e desligando por ele mesmo....aí quando eu passo uns 10 minutos com ele desligado da tomada ele liga normal.....

Link para o comentário

Em 28/10/2023 às 11:55, Testemusicasboas Teste disse:

@ohm ele fica ligando e desligando sozinho...depois que ele liga e em  torno de um minuto ele se desliga,quando eu tento ligar ele, fica só dando os 32v de ligado e ao mesmo tempo volta pra 14v.....como se fosse proteção,mas como você viu no vídeo eu boto na tomada e ele fica ligando e desligando por ele mesmo....aí quando eu passo uns 10 minutos com ele desligado da tomada ele liga normal.....

@ohm na verdade ele n liga e desliga sozinho…. A partir do momento que ele desliga após uns 5 minutos ligado… na hora que eu coloco ele de novo na tomada ele fica entrando em proteção,ele fica tentando entrar em modo demonstração,e desligando…. Quando eu aperto power,ele aparece a metade da mensagem HELLO E DESLIGA….o defeito dele antes era o ic de saída,troquei o ic de saída,agora tem som normal mas duas caixas,mas agora ele desliga após 5 minutos ligado…tá tenso @ohm

Link para o comentário

Em 28/10/2023 às 11:55, Testemusicasboas Teste disse:

@ohm oque me aconselha monitorar no osciloscópio o motivo desse desligamento?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...