Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Bebedouro PE11 não reduz voltagem da Placa Peltier ao gelar água

Avalie este tópico:

Heitor Badotti

Posts em destaque

Boa tarde, estou com um problema com meu bebedouro Electrolux PE11, a princípio ele não estava gelando, fiz a troca dos capacitores e de 1 diodo e ele voltou a funcionar...

Porém após fazer alguns testes, notei que o bebedouro fica trabalhando em potência máxima sem parar, mesmo depois de a água gelar, fiz uns testes com um multímetro no termostato e na placa de Peltier e tive os seguintes resultados:

Água quente:

Placa de Peltier 12.2V

Termostato 8kOhms

Água gelada:

Placa de Peltier 12.2V (era para baixar)

Termostato 18.8kOhms

Outro teste que fiz foi remover o termostato com o bebedouro ligado, ao fazer isso ele desliga a placa de peltier na hora, que seria o correto né?

Ou seja, mesmo com a água fria a placa continua trabalhando em 12V... Notei também que o dissipador de calor do diodo que troquei está esquentando MUITO, ao ponto de não conseguir tocar a mão.

Questionamentos:

• Qual o componente responsável por diminuir a voltagem da placa de Peltier quando há o aumento da resistência do termostato?
  • É normal o diodo que troquei (que está circulado em vermelho na foto abaixo) esquentar tanto assim? A ponto de não conseguir encostar a mão?
  • Devo fazer algum outro teste/medição?

diodotrocado.png

Editado: por Heitor Badotti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, joao lima RV disse:

Geralmente o sensor de temperatura é um ntc e o controle é feito por um LM358

Certo @joao lima RV, nesse caso então que o sensor de temperatura aparentemente está funcionando corretamente, devo testar apenas o LM358? 

Eu dei uma procurada sobre o componente, porém achei apenas 1 vídeo de um indiano testando ele, ele retirou o componente da placa, e como vídeo nem em inglês é, eu não consegui entender como é feito o teste...

Link para o comentário

Descobri o problema, fiz um teste com um outro sensor de temperatura e percebi que ao colocar no gelo, a placa desligava... O estranho que o valor da resistência com a água quente dava o mesmo valor que o meu sensor original, porém ao desmontar o sensor percebi que ele é encoberto com uma pasta térmica e essa pasta já estava petrificada praticamente... Limpei esse resíduo de pasta, apliquei uma pasta nova e resolveu o problema! 

• Joinha 2
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...