Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ASUS / PRIME B450M-GAMING / ascende lede mais não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com essa placa defeituosa, a placa está novíssima, sem oxidações, com todos os componentes no lugar, ela não funciona, com a fonte conectada ela liga, ascende os leds, mas não parte, algumas pessoas comentaram que pode ser um sensor de temperatura dela. Alguém pode me ajudar a solucionar esse problema?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, caira_apo2212 disse:

Estou com essa placa defeituosa, a placa está novíssima, sem oxidações, com todos os componentes no lugar, ela não funciona, com a fonte conectada ela liga, ascende os leds, mas não parte, algumas pessoas comentaram que pode ser um sensor de temperatura dela. Alguém pode me ajudar a solucionar esse problema?

quais tensoes estão presentes na placa? verifica se esta chegando tensão no pino do botão power

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 28/10/2023 às 01:35, caira_apo2212 disse:

Estou com essa placa defeituosa, a placa está novíssima, sem oxidações, com todos os componentes no lugar, ela não funciona, com a fonte conectada ela liga, ascende os leds, mas não parte, algumas pessoas comentaram que pode ser um sensor de temperatura dela. Alguém pode me ajudar a solucionar esse problema?

@caira_apo2212 Opa, bom dia.

Meu amigo os leds da placa mae vai ascender apenas voce colocar a fonte, mais nao e sintoma de ele estar ligando, bem  voce verificou se tem as voltagem SB  verificou se tem 3V SB E 1.8V SB, tem que ter esas voltagens SB pra placa ligar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, caira_apo2212 disse:

A placa ascende os leds, não liga, algumas vezes ela chegou a ligar e  girar cooler e tal, mas normalmente isso não acontece. parece um defeito intermitente.

Quais tensões vc encontra na placa? 
vc não respondeu nem a minha primeira pergunta.

também faça um backup do firmware e poste aqui?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, caira_apo2212 disse:

A placa ascende os leds, não liga, algumas vezes ela chegou a ligar e  girar cooler e tal, mas normalmente isso não acontece. parece um defeito intermitente.

@caira_apo2212 meu amigo nos-ajude a ajuda-lo.

se nao responde as perguntas fica dificil te ajuda.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/10/2023 às 03:35, caira_apo2212 disse:

Estou com essa placa defeituosa, a placa está novíssima, sem oxidações, com todos os componentes no lugar, ela não funciona, com a fonte conectada ela liga, ascende os leds, mas não parte, algumas pessoas comentaram que pode ser um sensor de temperatura dela. Alguém pode me ajudar a solucionar esse problema?

amigo faça uns testes iniciais, verifica se está presente as tensões principais no conector de 24 pinos: PSON, stand by, power good.

 

depois verifica se há indício de curto no conector de alimentação do CPU (VRM) de 4 ou 4/4 pinos.

 

verifica tb no conector de 24 pinos se há curto na alimentação de 12v, 5v e 3,3v.

 

verifica os reguladores de tensão na placa, se estão se comportando normal.

 

se estiver tudo ok, vc pode tentar a regravação da BIOS.

 

se ainda assim não ligar, ai vai ser preciso uma análise mais pormenorizada como verificar sinal de PWM responsável por chavear os drivers dos mosfets do VRM, super IO, circuito da memória, gerador de frequência, etc.

pinagem conector 24 pinos.PNG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 01/11/2023 às 19:15, marcosmadamaral disse:

amigo faça uns testes iniciais, verifica se está presente as tensões principais no conector de 24 pinos: PSON, stand by, power good.

 

depois verifica se há indício de curto no conector de alimentação do CPU (VRM) de 4 ou 4/4 pinos.

 

verifica tb no conector de 24 pinos se há curto na alimentação de 12v, 5v e 3,3v.

 

verifica os reguladores de tensão na placa, se estão se comportando normal.

 

se estiver tudo ok, vc pode tentar a regravação da BIOS.

 

se ainda assim não ligar, ai vai ser preciso uma análise mais pormenorizada como verificar sinal de PWM responsável por chavear os drivers dos mosfets do VRM, super IO, circuito da memória, gerador de frequência, etc.

pinagem conector 24 pinos.PNG

todas as tensões estão ok, o cinza e o roxo estão com 5V, o marrom com 3,3V, o verde com a placa funcionando não apresenta tensão.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, jhoe1981 disse:

@caira_apo2212 OI Amigao confira estas tensoes por favor.

sb asus b450m.jpg

Essas foram as medições que fiz, quando ela ligou ontem:

pq2014 e pq2012: 1,230V São os mosfets do circuito da memória;

Mosfets do Vcore: 1V

pq3001: 1,800V, Esse mosfet próximo a bobina que vc marcou e na bobina a mesma coisa.

pq3002: 1,450, esse mosfet proximo ao chipset

pq4702: 5,120V

pq1602: 1,200V

 

Esse foi o video que fiz da placa ontem, como o dia estava quente, ela funcionou de boa, mas não deu video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, caira_apo2212 disse:

Essas foram as medições que fiz, quando ela ligou ontem:

pq2014 e pq2012: 1,230V São os mosfets do circuito da memória;

Mosfets do Vcore: 1V

pq3001: 1,800V, Esse mosfet próximo a bobina que vc marcou e na bobina a mesma coisa.

pq3002: 1,450, esse mosfet proximo ao chipset

pq4702: 5,120V

pq1602: 1,200V

 

Esse foi o video que fiz da placa ontem, como o dia estava quente, ela funcionou de boa, mas não deu video.

Tensões?

PJP1001

PJP1601

PL1011

PL1001

PL1021

PL1031

PL1041

PL1311

PL1321

PL2200
PJP3000

PJP3001

você não postou o backup da firmware?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já tentou ligar ela em outra fonte? vc tem certeza q a fonte em uso está ok? eu já morei em niterói, acompanho o canal do deunainfogames ai do rio de janeiro. atualmente estou vivendo em no interior de sao paulo. o comportamento dessa placa está bem estranho, já regravou a BIOS dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, marcosmadamaral disse:

já tentou ligar ela em outra fonte? vc tem certeza q a fonte em uso está ok? eu já morei em niterói, acompanho o canal do deunainfogames ai do rio de janeiro. atualmente estou vivendo em no interior de sao paulo. o comportamento dessa placa está bem estranho, já regravou a BIOS dela?

Ainda não regravei a BIOS, a fonte está 100%, é minha fonte de bancada, testei diversas placas nela depois dessa. Troquei a fonte também e dá no mesmo. Hoje por exemplo, tentei partir a placa com a mesma fonte e não partiu, só acendeu os LED.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2023 às 21:05, home service disse:

Tensões?

PJP1001

PJP1601

PL1011

PL1001

PL1021

PL1031

PL1041

PL1311

PL1321

PL2200
PJP3000

PJP3001

você não postou o backup da firmware?

 

32 minutos atrás, caira_apo2212 disse:

Não atualizei porque não entra no sistema, ainda não regravei. Vou fazer isso essa semana e posto o resultado.

Você não tem um gravador de eeprom??

 

”Não atualizei porque não entra no sistema”
 

solicitei as tensões, mas você não respondeu.

Dessa maneira fica difícil ajudá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...