Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ECS / G41T-M7 / Capacitor estufado (problema recorrente)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Salve pessoal.

Tenho essa motherboard socket 775 com processador Xeon e5440, bios com microcodes instalados, dois pentes de 4gb 1333mhz, o computador usa fonte Nidus 500 wats, e tenho um problema recorrente, esse PC, montei ele pro meu filho, e a cada 15-20 dias estou tendo que trocar um capacitor que estufa ou estoura (o capacitor em questão está indicado nas fotos, também mostro ele estufado e a posição em que ele está na placa), alguém pode me dar um orientação do que pode estar ocasionando isso?

capacitor que estufa.jpg

20231118_200718.jpg

20231118_200813.jpg

Editado: por Jesley Alexandre Carlot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Jesley Alexandre Carlot , além do que os colegas citaram acima, veja a procedência do capacitor usado na substituição. Tem havido uma enxurrada de componentes de má qualidade ou falsificados, eu já comprei resistores que a marcação dizia serem de 8,2 ohms e na realidade o valor era de 47 ohms. Isso está acontecendo com todos os tipos de componentes. 
E o que o colega @samuelrios disse é muito importante, já que o capacitor em questão fica ao lado do cooler do processador.

Editado: por JoeRob
  • Joinha 1
Link para o comentário

vou fazer as verificações conforme dito, claro vou ter que aprender sobre como fazer essa varredura, mas creio que eu encontre tutoriais a respeito, sobre a troca de fonte, eu não tenho outra que suporte a demanda do PC. Quer dizer, se eu tirar a placa de video tenho uma genérica de 350w que suporta, mas dai a dúvida, como testar com outra fonte? porque esse capacitor ele não estufa instantaneamente, ele funciona uns 15, 20 dias e ai começa a apresentar intabilidade no windows e vou ver é o capacitor estufado.

Link para o comentário

Salve pessoal, não tive tempo de estudar como fazer as medições, no entanto abri a fonte e fiz uma inspenção visual, nada encontrei, fiz a troca do capacitor da placa, computador funcionando perfeitamente, vou observar até quando agora pra estufar de novo e nesse meio tempo tento aprender como fazer uma varredura por tensões na placa e na fonte.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...