Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Mini System Samsung Mx-Fs8000 - Liga sem áudio

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@ohmPreciso de um help, já fiz tudo que tava ao meu alcance e não consegui encontrar o defeito, esse aparelho liga, mas a tensão pvdd fica em 27v+ e 27-, mas tbm a tensão de 12v e -5 não estão presentes.

Dentro da minha linha de raciocínio cheguei aos 2 ci´s.

icm801 o vcc fica em 9v, esse mesmo vcc vai pro ics801, e ao meu ver está baixo, deveria haver entre 14v ou 15v. Troquei o fotoacoplador pc802s tava ruim, e o capacitor cm811 por desencargo, além disso resoldei a etapa do circuito do icm801

Editado: por Átomos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Átomos disse:

eu tenho aqui o de 2,5v....e o defeito já existia antes disso.

Entendi. Comentei porque o valor é  a metade do esperado. E, aconteceu comigo, um dia inteiro pra descobrir.
 

2 horas atrás, ohm disse:

Ou, os resistires do pino 1 do tl431 estão alterados.

Enfim,  temos claramente uma falha no feedback. A tensão baixa na alimentação do pwm não influencia dessa forma na tensão de saída. Comece removendo os resistores do pino 1 do ics802, confira eles e aproveite e renova/limpe a cola que fixa eles na placa.  Qual a tensão entre pino 1 e 2 desse tl431?


 

2 horas atrás, ohm disse:

como esta a tensão no capacitor cm880?

Nesse ponto, confirma o valor pra seguirmos o raciocínio.

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ohm disse:

Entendi. Comentei porque o valor é  a metade do esperado. E, aconteceu comigo, um dia inteiro pra descobrir.
 

Enfim,  temos claramente uma falha no feedback. A tensão baixa na alimentação do pwm não influencia dessa forma na tensão de saída. Comece removendo os resistores do pino 1 do ics802, confira eles e aproveite e renova/limpe a cola que fixa eles na placa.  Qual a tensão entre pino 1 e 2 desse tl431?


 

Nesse ponto, confirma o valor pra seguirmos o raciocínio.

5,3V estável.

Troquei novamente o tl431, mesma coisa.

A tensão dos capacitores de filtro fica em apenas 280v o que eu acho estranho. Não deveria ser 390v ?

Removi, testei todos os resistores do ics801, removi a cola fixada na pcb, todos normais.

Troquei cm806 e o vcc do icm801 estabilizou em 14v.

E agora  

Editado: por Átomos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Átomos disse:

A tensão dos capacitores de filtro fica em apenas 280v o que eu acho estranho. Não deveria ser 390v ?

Está correto, essa fonte não tem fator de correção de potência (pfc) e terá o valor do pico da tensão ac da rede elétrica.

 

8 horas atrás, Átomos disse:

Removi, testei todos os resistores do ics801, removi a cola fixada na pcb, todos normais.

ótimo.

 

8 horas atrás, Átomos disse:

5,3V estável

Indica que está tudo correto com a fonte stand-by.

 

8 horas atrás, Átomos disse:

E agora ?

passou despercebido um detalhe do esquema, o pino 19 do conector cn801 influencia diretamente no divisor resistivo do feedback do pvdd. 
 

Faremos o seguinte teste. Fonte fora do aparelho (na bancada)

_no pc802 uma o pino 3  e 4 com solda e ligue a fonte. Deverá surgir 52v no pvdd.

_se não surgir 52v diga a tensão do pino 1do tl431 que trocou.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ohm disse:

o pino 19 do conector cn801 influencia diretamente no divisor resistivo do feedback do pvdd. 

complementando, influencia aumentando o valor do pvdd. O normal é 52v, nunca menor que isso. So terá   63v quando o micro enviar os comandos "VARI_PC_A" e "VARI_PC_B" .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ohm disse:

Está correto, essa fonte não tem fator de correção de potência (pfc) e terá o valor do pico da tensão ac da rede elétrica.

 

ótimo.

 

Indica que está tudo correto com a fonte stand-by.

 

passou despercebido um detalhe do esquema, o pino 19 do conector cn801 influencia diretamente no divisor resistivo do feedback do pvdd. 
 

Faremos o seguinte teste. Fonte fora do aparelho (na bancada)

_no pc802 uma o pino 3  e 4 com solda e ligue a fonte. Deverá surgir 52v no pvdd.

_se não surgir 52v diga a tensão do pino 1do tl431 que trocou.

Veja q interessante, conforme serigrafia o pc802 na placa está indicando na serigrafia errada. O vcc de ics801 caiu pra 2,,7v

Pino 1 do tl431 ics802 2,5 e em loop cai pra 3v e volta e fica nesse ciclo com o jumper nos pinos 3 e 4 do pc802s, agora a fonte pvdd não se acionou, após remover o jumper também  não acionou mais

Editado: por Átomos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está meio confuso. Vamos atualizar as informações. 
 

 

Em 22/12/2023 às 11:27, Átomos disse:

5,3V estável.

Só fica estável se não acionar a fonte? Se ele estiver soluçando isso causa interrupção momentânea na alimentação do ic pwm do chopper do pvdd repercutindo na queda na tensão de saída. 
 

6 horas atrás, ohm disse:

Qual tensão no coletor de qm802 e emissor de qm801?

?

 

5 horas atrás, Átomos disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Então o pvdd está em chega em 37v? Esse circuito que você mediu é proteção ovp. De ambas fontes. 
 

Temos que concentrar na fonte de stand-by. Ela é a base de tudo, não pode flutuar. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohmefetuei a troca de todos capacitores de filtro do vcc de cada ci, e acredite: não resolveu, pelo o contrário piorou. Pois o vcc q tava com 14v caiu pra 9v, aí ficou nesse ciclo. Coloquei de lado as duas fontes, e comecei agora a aferir as tensões em stby, e o vcc do icm801 é de 15v, enquanto o vcc de ics801 é de 18v e isso em stby. O que não ocorre como as outras duas placas. O que poderia tá causando essa falha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos boa noite,

Desculpa a demora, só agora consegui analisar o esquema novamente.

 

Em 27/12/2023 às 17:21, Átomos disse:

não resolveu, pelo o contrário piorou

quando a qualidade do capacitor é inferior, principalmente o esr pode acontecer isso mesmo.

 

Em 27/12/2023 às 17:21, Átomos disse:

e comecei agora a aferir as tensões em stby, e o vcc do icm801 é de 15v, enquanto o vcc de ics801 é de 18v e isso em stby.

sim, o valor esperado é esse, mas ao contrario, na hora de escrever ficou trocado. o icm801 (pwm stand by) terá em torno de 18v; o ics801 (pwm chopper potencia) terá 15v pois tem uma fonte de tensão regulada.

 

Em 27/12/2023 às 17:21, Átomos disse:

O que poderia tá causando essa falha ?

esses testes são com a fonte na bancada, correto? ocorre falha no feedbak!

_a falha a principio está no stand-by. troque Dm803 sem testar,

_troque foto acoplador pc801s

_coloque cm806 e cm811 de baixa esr

_confira fuga cm810

_confira fuga dzm803

_confira dzm852

_por ultimo falha interna no icm801.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...