Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise LENOVO ideapad330 / 15IKR / NM-B452 / Falha na parte secundaria de energia da placa

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Apresentava a principio um curto no V20B+, encontrado e substituídos os componentes em curto :

-PU301 ci charger,

-PQ1005 e PQ316 mosfet's.

 

Atualmente a placa apresenta um consumo na fonte assimetrica de 0.2A e com picos de 0.9A a cada 9s, esses picos estão indo simultaneamente com o pulso de SUSP# que sai do ci UE1.

 

Tensões de +5VALW e +3VALW ficam indo e voltando em ciclos, o mesmo acontece com as tensões do PU500:

-PJ508 (+5VALW) = 5v

-PJ502 (+3VALW) =  3v

-PJ503 (+2,5V_DDR) = 2,5v

-PJ501 (+1VALW) = 1v

-PJ507 (+1,2V_P) = 0,08v

aparecem mas somem....

 

Estou estudando sobre a placa, mas tenho pouca informação a respeito de notebook's. Gostaria se possivel de uma orientação de por onde seguir ou como procurar por um defeito assim... Me vem a mente que há algum problema após esses reguladores que está fazendo eles desarmarem. Mas ainda não identifiquei quem e nem por onde sai essa sinalização para desarmar os CI's.

 

Obs: Se os moderadores permitirem, posso disponibilizar o Esquema eletrico (o mais aproximado que encontrei), bem como o seu Boardview. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, tenho uma dúvida, vi em uma video aula no youtube e depois confirmei no esquema que os CI's PU401 e PU402 que são os reguladores +5 e +3.3, recebem no terminal ALWPWRGD a tensão de 3.3v que deve se manter constante para que mantenha seu funcionamento. Entretanto na placa não há um resistor que conecta esses 3.3v ao pino, em ambos os CI.... 

Ai vem a duvida, no datasheet que possuo os CI's são diferentes da placa, poderia colocar uma resistencia com o valor proximo ao do datasheet pra testar ? no caso o datasheet mostra resistencia de 100k levando o 3.3VALW ao ALWPWRGD.

@Ponto da Manutenção 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ponto da Manutenção amigo acabei de fazer o que pediu, comecei por PJ501 retirei e conectei, as tensões ALW estão estaveis e fixas e não esta fazendo o ciclo de antes... Vou tentar injetar 1,0v nessa linha para verificar se há algum curto. Teria alguma outra sugestão ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

@Ponto da Manutenção amigo acabei de fazer o que pediu, comecei por PJ501 retirei e conectei, as tensões ALW estão estaveis e fixas e não esta fazendo o ciclo de antes... Vou tentar injetar 1,0v nessa linha para verificar se há algum curto. Teria alguma outra sugestão ?

 

Calma 'Gafanhoto", ao que parece você encontrou o problema........

executes os testes.....

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ponto da Manutenção 

Fiz os demais testes, e apenas com PJ501 aberto que o problema cessou... 

Com o notebook sem alimentação, injetei 1.0v direto da fonte assimetrica após PJ501 para tentar encontrar algum consumo de um possivel curto/fuga entretanto não encontrei nada...

Como posso seguir com a verificação dessa linha de tensão ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

@Ponto da Manutenção 

Fiz os demais testes, e apenas com PJ501 aberto que o problema cessou... 

Com o notebook sem alimentação, injetei 1.0v direto da fonte assimetrica após PJ501 para tentar encontrar algum consumo de um possivel curto/fuga entretanto não encontrei nada...

Como posso seguir com a verificação dessa linha de tensão ?

 

a noite verifico o esquema....

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

@Ponto da Manutenção 

Fiz os demais testes, e apenas com PJ501 aberto que o problema cessou... 

Com o notebook sem alimentação, injetei 1.0v direto da fonte assimetrica após PJ501 para tentar encontrar algum consumo de um possivel curto/fuga entretanto não encontrei nada...

Como posso seguir com a verificação dessa linha de tensão ?

 

Ligue o PJ501.

=================

Abra do lado pino 2
PL1001

PL1002

PL1003

PL1004

==================

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ponto da Manutenção Tentarei fazer os testes hoje a noite. Qual seria a função dessa tensão +VCC_GT ?

 

 

Quando fiz a primeira a avaliação na linha de v20B+, o mosfet PQ1005 estava em curto, mas fiz a troca dele... Pode ter alguma relação com o atual problema ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ponto da Manutenção @master7  bom dia pessoal, atualizações:

 

Fechei o jumper pra fazer o seguinte:

 

Retirei UC4, e testei e depois UV15, em ambas o problema continuou...

 

Retirei as bobinas PL1001, 1002, 1003 e 1004, e também continuou o problema.

 

Medi a resistência dessa linha de tensão e marcou 64,5ohm... E analisei no boardview e as resistências que aparecem no programa não constam na placa, mas acredito que seja comum...

 

Qual linha de raciocínio posso seguir meus amigos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

Retirei UC4, e testei e depois UV15, em ambas o problema continuou...

@Gabriel de Souza Amaral creio que essa não seja a melhor maneira de testar esses componentes. Eu começaria com o UC4, primeiro verificando suas entradas, habilitações e suas saídas, nesse curto período em que as tensões aparecem. Também verficaria a resistência nos pinos das duas saídas tanto no UC4 como no UV15.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 ok amigo, vou recolocar e tentar seguir essa linha de raciocinio. Imaginei a remoção porque como com o jumper aberto as tensões ficam estaveis, me levou a crer que não seria problema de funcionamento, mas sim alguma fuga. O ciclo é curto (em torno de 9s) mas acredito que dê para fazer essas verificações.

Uma pergunta, essa linha vai tambem para UC1, uma intervenção nele é uma ultima opção né ? (No caso levaria para algum tecnico que possua o equipamento adequado para remover).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

@Ponto da Manutenção @master7  bom dia pessoal, atualizações:

 

Fechei o jumper pra fazer o seguinte:

 

Retirei UC4, e testei e depois UV15, em ambas o problema continuou...

 

Retirei as bobinas PL1001, 1002, 1003 e 1004, e também continuou o problema.

 

Medi a resistência dessa linha de tensão e marcou 64,5ohm... E analisei no boardview e as resistências que aparecem no programa não constam na placa, mas acredito que seja comum...

 

Qual linha de raciocínio posso seguir meus amigos ?

Já peguei equipamento com um "oscilações" parecidas com a sua.

No meu caso era uma (Bobina alterada), provocava essa oscilação.

Por isso solicitei esse teste.

 

==================================================

 

Se vc tiver um indutímetro, verifique se a PL500 esta ok com 0.47UH.

 

=================================================

 

Execute os testes que o nobre colega @master7 sugeriu nos UC4 e UV15.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...