Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo G460 Placa mãe: LA-5751P REV: 1.0 Sem video

Avalie este tópico:

James Walker

Posts em destaque

Boa tarde amigos!

Estou com um notebook para analise aqui que está apresentando um comportamento bem estranho. Ao ligar na fonte assimétrica e, pressionar o Power, ele apresenta 0.59A de consumo fica alguns segundos e logo desliga. 

Ele tem as tensões de 3.3V e 5V normalmente. Não curto aparente em nenhuma bobina. Realizei o teste com 3 processadores diferentes e vários pentes de memoria RAM confiáveis que tenho de teste e o comportamento persiste. Regravei ambos os chips de BIOS. Quando estava gravando a BIOS U3, ele apresentou diversos problemas de leitura de modo que foi razoavelmente dificil obter um backup do arquivo presente no chip. Após gravar ambos os chips comportamento persiste. Substitui o chip de BIOS com falhas de leitura por um W25Q32 e um EON de 64mb e o comportamento ainda persiste. Uma coisa interessante foi que durante algumas dessas gravações a placa deixou de startar. Ai simplesmente aguardava algumas horas e ela voltava a ligar.  Intermitências sempre me fazem pensar que é o PCH... Como minha habilidade de leituras de esquemas deixa a desejar, sempre peço a ajuda dos colegas rsrs. Então pesquisei aqui na Eletronica BR e encontrei um post que o @LEONTECajudou em uma placa com comportamento similar a minha e fiz algumas aferições baseado no mesmo que deixarei postado aqui.

Agradeço desde já pela a ajuda dos amigos da Eletrônica BR :) 

+VREF_DQ_DIMMA medido no C303 0.77V   Pós Start
pino 4 pu13 0.77V                     Pós Start
R497 ambos terminais com 3.3          Pós start
R496 ambos terminais com 3.3          Pós Start
R479 ambos terminais com 3.3          Pós Start

Pino 17 do JP10 - PCI_RST#       0V antes e depois do start
Pino 22 do JP10   BUF_PLT_RST#   3.3V pós start
Pino 5 do PU5     GFXVR_PWRGD    0.88V
Pino 2 do PU3     pgood          0V antes e depois do start
Pino do R139      H_CPUPWRGD     1.03V  

R111 3.3V em ambos os lados pós start

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso que detalhe mais essas informações....?

"Substitui o chip de BIOS com falhas de leitura por um W25Q32 e um EON de 64mb"

=============================================================

O chip (U3) W25Q32BV tem que ser exatamente igual........

(133MHz Single, Dual/Quad SPI clocks – 266/532MHz equivalent Dual/Quad SPI – 66MB/S)

==================================================================

O chip (U9) (MX25L2005CMI FOR EC 256KB 150mil) tem que ser exatamente igual.........

- Fast access time: 85MHz serial clock and 66MHz serial clock

- Fast program time: 1.4ms(typ.) and 5ms(max.)/page (256-byte per page)

- Fast erase time: 60ms(typ.)/sector (4K-byte per sector) ; 1s(typ.) and 2s(max.)/block (64K-byte per block)

• Low Power Consumption

- Low active read current: 12mA(max.) at 85MHz, 8mA(max.) at 66MHz and 4mA(max.) at 33MHz

- Low active programming current: 15mA (max.) - Low active erase current: 15mA (max.) - Low standby current: 10uA (max.)

==================================================================================

• Joinha 1
Link para o comentário

@James Walker , tudo na paz homem? 

Só uma pequena observação: Quando a placa está ligando sem apresentar vídeo, o BIOS a ser regravado é o chip MAIN. 

Você chegou a realizar aferição da sequencia de start? A fonte que desperta no S3 da sequencia é a fonte +1.5VP assim que o sinal SYSON é enviado pelo SIO KB926. 

Veja também essas outras tensões quando a placa ligar. 

Captura de tela 2024-02-09 093214.png

• Joinha 1
Link para o comentário

@Ponto da Manutenção Foi somente um teste que fiz com dois outros chips mas o comportamento é exatamente igual que com o chip original.

@Leontec no momento a placa está com o chip original que vi dificuldades do gravador reconhecer, chegando a falhar durante as tentativas de gravação e simplesmente sumir do reconhecimento dentro do software de gravação. Mas, como disse anteriormente, consegui gravar ele. Aproveitei e também gravei a BIOS do I/O, mas tenho o backup de ambos para retornar em caso se for preciso. Sobre as aferições sobre de sequencia de start, é exatamente nisso que estou pedindo ajuda :v :V :V :v 

Irei verificar as tensões que pediu posto hoje mesmo.

Link para o comentário

@Ponto da Manutenção Cara... fui dar uma olha no esquema elétrico e consta que o U9 é W25Q32BVSSIG, exatamente o que coloquei para testes no lugar do chip que estava que é o F32-100HIP (EN25F32)... Podemos presumir que posso usar o Winbond no lugar desse da EON, correto? Se for vou deixar ele, porque esse original da placa da EON andou apresentando falhas de leitura e não estou confiando muito nele. 

Screenshot_349.png

Editado: por James Walker
Link para o comentário

@LEONTEC 

Está aqui as aferições que requisitou:

+1.5VP medidos na PL13                    1.55V antes e depois do start (edit rechequei e tem :p) 
+5VS   medidos no pino 3 do Q37         5.13V pós-start
+3VS   medido no pino 2 do R375         3.3V  pós-start
+1.5VS pino 1 C436                      1.55V pós-start
+VCCP  pino 1 C489                      1.06  pós-start
+CPU_CORE PL10                          0.77  pós-start
+VGA_CORE pino 1 PJ13                   0V
+1.8VS    pino 1 L27                    1.83V
+0.75VS   pino 1 C299                   0.76V
+1.05VS   Pino 1 R143                   1.06V

Link para o comentário

10 horas atrás, James Walker disse:

@Ponto da Manutenção Cara... fui dar uma olha no esquema elétrico e consta que o U9 é W25Q32BVSSIG, exatamente o que coloquei para testes no lugar do chip que estava que é o F32-100HIP (EN25F32)... Podemos presumir que posso usar o Winbond no lugar desse da EON, correto? Se for vou deixar ele, porque esse original da placa da EON andou apresentando falhas de leitura e não estou confiando muito nele. 

Screenshot_349.png

"Podemos presumir que posso usar o Winbond no lugar desse da EON?"

Ponde ser, mas com os mesmos parâmetros....

O chip (U9) (MX25L2005CMI FOR EC 256KB 150mil) tem que ser exatamente igual.........

- Fast access time: 85MHz serial clock and 66MHz serial clock

- Fast program time: 1.4ms(typ.) and 5ms(max.)/page (256-byte per page)

- Fast erase time: 60ms(typ.)/sector (4K-byte per sector) ; 1s(typ.) and 2s(max.)/block (64K-byte per block)

• Low Power Consumption

- Low active read current: 12mA(max.) at 85MHz, 8mA(max.) at 66MHz and 4mA(max.) at 33MHz

- Low active programming current: 15mA (max.) - Low active erase current: 15mA (max.) - Low standby current: 10uA (max.)

Link para o comentário

4 horas atrás, James Walker disse:

@Ponto da Manutenção Quais aferições precisa do PU3?

Você ta com preguiça de verificar 16 pino do PU3??

Esqueceu que isso aqui é um "suporte gratuito" dos melhores técnicos do mercado brasileiro?

Quanto mais você disponibiliza informações, mais rápido é a elucidação do seu problema. 👍

=======================================================================

Pino 116 do U13, R506, PJ3 ??

Editado: por Ponto da Manutenção
  • Joinha 1
Link para o comentário

Edit: Pino 16 do PU3: 0V

@jone melo 

PR62 (não há componente na placa) Terminal 1 e 2: 0V
não encontrei PR506,mas a aferição do R506 está aqui 

@Ponto da Manutenção 

R506 (não há componente na placa) terminal 1: 3.3V terminal 2:0V 
PJ3    (não há componente na placa) terminal 2:  19V terminal 1:0V

Link para o comentário

35 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

O pino 3 do PU3 não chega 19v?
"PJ3    (não há componente na placa) terminal 2:  19V terminal 1:0V"

Era isso que eu tava analisando pelo sinal enable, não deve ter funcionamento nesse circuito pois nem o sinal enable chega nele, deve ser só o vídeo integrado. E esse está alimentado corretamente.

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário

@Ponto da Manutenção Então, cheguei a gravar novos arquivos com bios confiáveis de um servidor de downloads do Reino Unido que participo. Nunca tive problemas com os arquivos deles. Troquei o chip principal original que estava na placa placa, com falhas de leitura, F32-100HIP (EN25F32) pelo Winbond 25Q32BVSIG, que segundo o esquema, deveria ser o chip original dessa placa...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...