Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Televisor samsung UN40D5000PGXZD não liga.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

6 minutos atrás, eletronica rw disse:

Chegou também o osciloscópio

Ótima compra, é muito útil quando se aprende a usar, vai te tirar de dúvidas muitas vezes.

 

vamos recomeçar de onde paramos, verificar as tensões nos pinos do FSFR-1700, mais com cuidado dessa vez, se possível por baixo da placa onde os pinos estão soldados, assim evita de entra com com multímetro entre 2 pinos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na aferição foram encontradas as seguintes tensões:

com a placa principal desconectada:

1- 393V

2- 420mV

3- 490mV

7- 11-12 V oscilando rapidamente

8- 70-170V oscilando rapidamente

9- 70-190V oscilando rapidamente

 

com a placa principal conectada:

1- 380V

2- 390V

7- 11V oscilando em espaços de 5 a 10 segundos

8- 190V oscilando em espaços de 5 a 10 segundos

9- 140V oscilando em espaços de 5 a 10 segundos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, eletronica rw disse:

2- 390V

Não poderia ter 390V nesse pino por conta do Zener de 15V, certeza que mediu corretamente?

Tirando esse pino tudo indica que o Circuito está funcionando, precisamos verificar agora o circuito driver LED, verifica as tensões no SEM5025.

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, isso indica que o 1700 está chaveando o trafo TM801S obrigatoriamente deve existir pulsos nas duas saídas do trafo, na dos 13V e outra nos 114v, use o Osciloscopio nas duas saídas pra verificar se tem pulso e após as pontes de diodo tbm assim podemos saber se tem algum problema.

 

 

0BB4ED73-0947-4799-82EA-3E754B6C7A92.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo como eu nunca analisei um circuito Ressonante desse ai não posso afirmar nada com certeza, só sei que o 1700 está chaveando, mas tem um capacitor em série no primario do TM801S que se estiver com defeito tbm não deixaria circular corrente no trafo e assim não surge tensão no secundário, é uma pena eu nunca ter visto uma forma de onde nesse circuito, não vejo o armotecimento tipico de um indutor e fico na duvida se o problema está no primario ou secundário. Temos que espera o amigo @ohm pra ver se temos um norte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eletronica rw Fiz uma simulação aqui no proteus pra tentar entender esse circuito ressonante, e descobrir que a onde de amortecimento fica na junção entre capacior e indutor, ou seja se você medir ali devera ter um sinal como o da imagem em amarelo, isso indicará que o capacitor e indutor estão trabalhando corretamente.

 

image.thumb.png.b9dcf0f4eaab4cc452df893da7320932.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, eletronica rw disse:

Esqueci de perguntar se esses testes eram para serem feitos com a placa principal conectada, ou não?

Fiquei na dúvida em saber se a placa libera as tensões mesmo estando desconectada da placa principal.

Sem a placa principal, ai o circuito PFC e o Ressonante ficam funcionando, e como há PWM no indutor do primario deveria haver Tensão no indutor do secundário. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, jone melo disse:

Então indica que o transformador não está induzindo corrente no secundario, pode ser curto interno nele, ou abriu , não vejo outra explicação, não tem curto medindo ali nos capacitores?

@ohm  o que acha?

Curto não existe. Feedback do secundário também existe pois se mantém o chaveamento entre zero e 400v. 
 

2 horas atrás, eletronica rw disse:

 

Sem qualquer sinal nos pontos indicados.

Uma dúvida: tenho feito essas aferições com o osciloscópio em tensão contínua, está certo?

 

Está correto. É acoplamento dc. Você realmente mudou a referência para medir no secundário ? No secundário é em relação ao gnd(chassi da tv).

 

1 hora atrás, jone melo disse:

não vejo o armotecimento tipico de um indutor e fico na duvida se o problema está no primario ou secundário.

Não existe onda amortecia nesse tipo de topologia. Pelo menos não que tenha visto!

 

@eletronica rw confira novamente com osciloscópio esses dois pontos:

 

IMG_5597.thumb.jpeg.4add0900973d7cfd6a2d545d84fff9d0.jpeg
 

se não achar nada, confira entre os terminais do cm813 (tem que existir uma senoide).

 

Acredito que tenha a não ser que a trilha rompeu em mais de um pondo no secundário do Chopper.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ohm disse:

Não existe onda amortecia nesse tipo de topologia. Pelo menos não que tenha visto!

Pois é não encontrei video ainda sobre essa topologia de half bridge com capacitor no VCC, apenas com capacitor em serie com indutor e GND que nesse caso sim é uma senoide geralemte com metade da amplitude do PWM. Vamos aprendendo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem pulsos só não sei se está correto. Quando for assim passa as configurações do osciloscopio pra gente tentar entender o que está na tela. Eu gostaria que você medisse os pinos do transformador ligados nos diodos DM852 e DM852A são smd, com a garrinha em um pino e a ponta no outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...