Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Fonte ATX Corsair TX750 - Liga quando quer.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos.

Estou com essa fonte aqui nna bancada, que quando liga, funciona o dia todo.

Quando dou o PSON o relê atraca de desatraca.

Já fiz o teste do relê e ele está bom.
Não tenho curto nas linhas de 3, 5 e 12.

Já resoldei alguns lugares crítivos como MOSFETs.

Alguém teria o esquema dessa fonte ou um caminho que eu possa seguir aqui.

 

Desde já agradeço aos amigos.

 

Edson

Editado: por edson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jone melo disse:

Não faz sentido ser isso, um GND e o pino de corrente sense, da uma verificada melhor, isso tem que chegar em algum transistor ou outro IC

Também achei estranho. Só se peguei o datasheet errado, mas acho q não.

Uns dos pinos vai mesmo ao pino 9 do CI. Agora o outro não vai ao pino 3 não. Mas ainda to tentando achar o local.

 

 

 

Editado: por edson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola,

 

@edson eu começaria trocando o capacitor de filtro do pwm (primário), se nao deu problema, uma hora vai dar! Funcionamento aleatórios normalmente são eletrolíticos.

 

Outro ponto critico nessas fontes são o feedback do pfc. Resistores smd que trabalham com alta tensão. Remova eles, limpe a cola e coloque novamente.

 

Procedimentos simples, que as vezes poupa tempo e quebra de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ohm disse:

ola,

 

@edson eu começaria trocando o capacitor de filtro do pwm (primário), se nao deu problema, uma hora vai dar! Funcionamento aleatórios normalmente são eletrolíticos.

 

Outro ponto critico nessas fontes são o feedback do pfc. Resistores smd que trabalham com alta tensão. Remova eles, limpe a cola e coloque novamente.

 

Procedimentos simples, que as vezes poupa tempo e quebra de cabeça.

Os capacitores estão bons, testei.

No caso do feeedback, não conheço essa fonte e não tenho esquema, vou tentar achar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito difícil conseguir esquemas de fonte e esse tipo de defeito são os mais difíceis de descobrir.  Pode ser capacitores ou semicondutores especialmente transistores e circuitos integrados e as fontes estão cheias deles dificultando a busca. Experimente deixá-la ao sol por algumas horas e ligá-la em seguida. Se funcionar, faça a resoldagem completa da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, jone melo disse:

Amigo, tenho quase certeza que esse relê tem uma ligação com o pino 12 do CM6500, tenho uma fonte aqui com Relê e esse mesmo circuito, meça resistencia entre o positivo do Relê e o 12 do CM6500.

Pode ser. Mas acho que o problema não é o acionamento do relê, pois acionei ele por fora com a fonte de bancada e o problema continuou.

Acho que tá armando alguma proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, não estou indicando nenhum componente com defeito ainda, primeiro precisamos entender o funcionamento do circuito e para isso precisamos identificar todos os envolvidos, sem esquema é assim que tem que ser.

Como o Relê arma e desarma na hora temos que encontrar todo o circuito responsavel pelo acionamento dele e assim conseguimos descobrir a fonte do sinal, ai sim conseguimos analisar de forma correta o que pode estar ocorrendo.

Por favor verifica a resistencia entre o positivo do rele e o pino 12.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar um exemplo da minha fonte pra você entender onde quero chegar.

O relê é acionado quando surge 12V no pino posivito dele, esses mesmo 12v alimentam o VCC do CM6500, seguinda as trilhas eu cheguei em um transistor que joga 15V de Dreno pra source e o mesmo é acionado pelo optoacoplador seguindo o comando PSON. Sabendo quem são os circuitos envolvido em gerar Esse VCC para o Rele podemos descobrir quem está falhando e fazendo o VCC sumir.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, edson disse:

pois acionei ele por fora com a fonte de bancada e o problema continuou.

Pelo motivo do CI cm6500 depender da mesma tensão do relê, se um está desarmando ao tentar ligar o outro tbm vai desarmar, não deixando a fonte trabalhar mesmo tendo feito jump ou acionado o Relê externamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Cicero Mota disse:

Talvez faça sentido. O relé está aí para desviar a corrente de entrada do NTC depois da partida. Não é isso?

@Cicero Mota

 

Não faz sentido, pois um dos pinos da bobina indutora do Relê é ligado no GND, logo vai ter continuidade com qualquer pino GND de qualquer circuito inclusive com o pino Isense mencionado anteriormente, o pino mais importante a mapear é o VCC dele, de algum lugar surge essa tensão e por algum motivo está sendo cortada, por isso ele precisa descobrir quem são os componentes responsaveis por esse VCC.

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...