Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Acer Nitro 5 AN515-44 - Compal FH51S LA-K181P - Liga sem imagem

Featured Replies

Postado

Estou com uma duvida nessa análise, e gostaria da opinião dos meus amigos que entendem mais em leituras de esquemas. Cliente disse que fez uma intervenção com pasta térmica, limpeza de cooler, a maquina funcionou por 2 dias e depois parou. Quando chegou, notei um componente muito quente, a ponto de fritar o dedo. Trata se do PDM1, um diodo zener do pwm da fonte de 1,2VSP. A placa consome 2,5A quando conecto a fonte, o led de carga acende e o componente frita. Se eu ligo a placa, o componente continua fritando, e o consumo cai para 1,05 A e placa liga sem imagem. Quando ligo a placa, tenho os 5Valw no cátodo do diodo e 1,15 V no ânodo. A resistência de ambos em relação ao GND esta diferente, baixa mas com valores diferentes, como as tensões estão presentes, eu descartaria curto na linha. A função desse diodo, ao meu ver é proteger essa linha, ja que temos os 19VB alimentando o pwm. Eu ainda não o removi, mas medindo direto nele na placa, ele mede apenas 14R de ambos os lados. Achei tudo estranho e minha duvida surgiu quando verifiquei a presença das tensões, então fiquei um pouco perdido nessa analise, principalmente na função dele.

2024-03-21 (4).png

S20240321_0001.jpg

Postado

Boa tarde amigo, você não tirou ele da placa? Mais eu não esotu vendo ele, circula pra mim pois devo estar cegueta.

Postado

No esquema diz que ele não está presente com @, caso ele estivesse presente, uma fulga nele só ia impedir do pwm trabalhar se a tensão estivesse caindo abaixo do UVLO do PWM.

Editado: por jone melo

Postado
  • Autor

@jone melo Obrigado amigo!! Com a bdv errada,( achei só a L181P não a K), e com o componente bem diferente como esta na foto, pois limpei a placa   para não passar vergonha com a foto suja, a marcação em cima do resistor apareceu, e eu vi só depois que vc falou 🙃, sexta feira é fróids. Como fritou por muito tempo, ficou muito escuro em cima dele, então deduzi ser o zener, então o zener virou um resistor, acho que era melhor ter postado ela suja kkk. Enfim é esse danado que esta fritando, ele esta ligado em outro resistor, então me confundi mais ainda. No pino 12 tem apenas o PRM4, mas na foto parece estar ligado a outro resistor e chegando no pino 12 do PUM1 diferente um pouco como esta no esquema. As tensões e medidas passados são as mesmas depois que limpei.

S20240321_0001.jpg

Postado

Então o danado esquentando é o PRM3 (5.1 Ohm). Deve ter algum problema no PUM1 causando excesso de consumo, se a tensão no pino 11 cai a 1.1V o CI deve estar trabalhando de forma errada, um possivel burst. Pino 19 com 1.2V e 20 com 0.6V estáveis?

Postado
  • Autor

Então @jone melo , começar a analise com uma duvida é péssimo, sabendo do resistor, ai sim removi a placa e parti para as medições, a linha +1,2VP esta em curto, removendo a PLM1, o curto ficou para o lado da linha, ai abri o PMJ2, a 1,2VP saiu do curto o que nos leva a um curto na V_VDDQ. Mesmo sem a PLM1 e com o PMJ2 aberto, o resistor ainda esta fritando. No P1M1 tenho apenas no pino 17 (ugate) 2,2V e no pino 18 (boot) 2,4V, isso antes de remover a PL e abrir o jumper, fora pino 11 (Vdd) com 5V e pino 12 (Vddp) com 1,6V, as mesmas informadas quando achava ser o zener. Depois de remover a PL e abrir o jumper, o pino 17, 18 e 16 estão agora com 5V, foi a unica coisa que mudou no P1M1, com isso no pad da PLM1 tem 5V tbm. Agora gostaria de sua opinião antes de tentar injetar tensão nessa linha. Com esquemas, teorias, eu não pratico muito pela demanda que tenho na minha cidade, procuro sempre estar aprendendo por aqui, mas  como não pratico e pelo tempo que me sobra, deixo sempre para estudar mais a fundo os casos que me aparecem. Suas linhas de raciocínio são ótimas pelo que acompanho, e o seu dispor em querer ajudar td mundo, enriquece muito esse Forum, o que me faz ser muito grato!

2024-03-23.png

Editado: por Rods

Postado
10 minutos atrás, Rods disse:

ai abri o PMJ2, a 1,2VP saiu do curto o que nos leva a um curto na V_VDDQ.

Posta a resistencia apresentada no pad 2 do PJM2, @Rods, por favor. 

Postado

@Rods Eu iria fazer um tanto de considerações, porém depois de ler algumas vezes me surgiu um dúvida, esse PUM1 não deveria estar com tensão no pino 16, você deu start na placa pra medir?

Postado
  • Autor

@jone melo Obrigado, nas anotações que fiz na primeira analise antes de intervir, não encontrei os 5V nele. Não dei start, assim que plugo, os 5V no pino 16 aparecem, eu tbm removi o de baixa, o PQM2 quando removi a PL para tbm medir ele fora, mas esta bom. Ele esta fora da placa por enquanto. Então esses valores são com o PQM2 e a PLM1 fora e o PJM2 aberto.

Postado
23 minutos atrás, Rods disse:

assim que plugo, os 5V no pino 16 aparecem,

Se ao plugar a fonte não surgir tensão nos pinos 7 e 8 não deveria ter 5V no 16 a menos que o Capacitor de boot esteja em curto, acredito ser o PUM1 com defeito mesmo, o pino VDDQ é uma tensão de referência para o circuito interno VTTREF e VTT, já a VDDP é a alimentação do Gatedriver de baixa, no diagrama de bloco interno do CI não vi uma ligação onde poderia relacionar o consumo no pino 12 com o curto no pino 5.

Postado
  • Autor

@jone melo Eu pensei em remove lo antes, mas gosto de entender mesmo para aprender, sua explicação é muito clara meu amigo. Removi ele, a linha VDDQ ainda esta em 0R, o pino 5 que antes tbm apresentava 0R, agora esta sem curto no pad.

Postado
Em 23/03/2024 às 15:03, Rods disse:

11 ou 13 não?

Em 23/03/2024 às 13:03, Rods disse:

11 (Vdd) com 5V e pino 12 (Vddp) com 1,6V

Em certo momento você citou pino 12 com 1,6V e ele também deveria ser 5V através do PRM4, por isso deduzi que o consumo seria no pino 12 foi coisa minha mesmo.

Em 23/03/2024 às 15:06, Rods disse:

o resistor PRM3 ainda frita mesmo com o PUM1 fora da placa.

Veirifica então o PCM17, só pode ser um curto nele, o que me leva a acreditar que essa linha ai sofreu uma entrada de alta tensão para afetar o capacitor e o próprio CI.

Outra coisa, a tensão no pino 12 estabilizou em 5V sem o PUM1 na placa? se não estabilizou o PCM8 também pode estar em fulga.

Postado

Uma coisa que eu sempre faço, coloque o CI na posição da imagem e meça resistencia entre esses pontos, assim não ficará duvidas.

image.png.fe15abd5311c4c7719a1659e2ff85556.png

Postado
5 horas atrás, Rods disse:

resistência 0R.

@Rods meu brother, essa tensão vai direto para as memórias e o processador. Não adianta matar a cabeça com o PUM1, se temos um curto mais a diante. Se o curto permanece mesmo sem as memórias, o melhor seria injetar 1v no pad 2 do PJM2 e observar quem aquece: o processador ou os capacitores por baixo dele e dos bancos de memórias.

O pad 2 do PJM2 não tem continuidade com o PUM1 segundo o boardview da placa, com ele aberto claro.

Editado: por master7

Postado

@master7 Agora que você falou que eu percebi que quando dele disse V_VDDQ ele tava querendo dizer +1,2V_VDDQ, que seria as linha sem ligação direta com o PWM, entendi errado kkk. Realmente não adianta mexer no pwm enquando não encontrar o curto mais a frente.

Postado
  • Autor

Amigos, fico lisonjeado com a ajuda de vcs, @jone melo eu citei V_VDQQ. Deveria ter sim falado o 1,2 V-VDDQ pois é essa linha no pad do 2 do PJM2, então a culpa é minha!!@master7  Injetando 1,1V no pad 2 do PJM2 estou com um consumo de 1,95A e até agora não percebi ninguém consumido essa corrente e esquentando, vou verificar um pouco mais.

Editado: por Rods

Postado
Em 23/03/2024 às 15:15, jone melo disse:

Veirifica então o PCM17, só pode ser um curto nele

@Rods Da uma olhada no #16, 

Postado
  • Autor

@jone melo Pino 11 e 13 com 1,17V. Pino 12 com 5V, procurei de novo essa bdv no Forum para confirmar o PCM17 e o 8 mas não achei aqui, @master7 Essa bdv esta aqui no Forum? Acho que a presença dessas tensões talvez elimine o problema neles? Como eu citei o mesmo cenário quando achava que era o zener, talvez posso ter informado errado o pino 12, pois olhando melhor, não te mt lógica.

Postado

@Rods como o amigo @jone melo disse o PCM17 deve está em curto ou com fuga pois é o único ponto onde essa tensão deve está sendo consumida sem o pwm na placa ou o próprio PRM3 com problema.

Editado: por master7

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.