Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ligação de Comparador

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Pessoa, oi!

Estou tentando usar um LM311 para acionar um transistor quando o carro estiver funcionando, porém não consigo gerar saida no LM311.
Estou ligando em bancado com fonte assimetrica e as leituras que faço na saida estão muito inconsistentes, as vezes da 0, as vezes da a tensão da alimentação, as vezes oscila ...

Alguém sabe me dizer se estou fazendo a ligação errada ?
O zener é de 13v e está estabilizando corretamente.

Tento com varias tensões, 5, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 etc e nunca consigo uma saida consistente.

image.thumb.png.e4a8c14829d01fb280a7e4a45232e73f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele seve pra limitar a inversora a 12.5V pra quando o alternador ligar e gerar ~14.5, ter essa diferença entre as portas.

No datasheet, a referência é a imagem de cima, porém na minha bancada estou obtendo o comportamento de baixo.

Como tenho conhecimento básico, não enxergo um caminho para diagnosticar se eu que liguei errado ou se os comparadores estão ruins ...

Obs: Conforme o esquemático, estava medindo a tensão no coletor (porta 7) do LM, porém na imagem abaixo eu detectei o comportamento medindo o emissor (porta 1) do lm, ja que no coletor não dá nada em nenhuma tensão.
image.thumb.png.a2971d6a47ee649b45a53598293888f6.png 

De qualquer forma já faço meu agradecimento pela atenção, obrigado jone!

Link para o comentário

@jone melo,

Conseguí descobrir. Os 5 LM's que havia testado estavam ruins. Testei o ultimo e consegui a saida consistente ...

Após 14.5 VCC, o output se mantém, e abaixo de 14 VCC até 0 VCC há o corte e output vai a 0.

Acredito que tenha queimado os outros manupulando com as mãos sem proteção anti estatica ...

image.png.2cd76e84c3d73f8535761db9d4abe66a.png

Link para o comentário

@renatocarusos Opa que bom, sobre a estatica eu acho dificil, eu trabalho a anos com placas de celulares e nunca queimei qualquer uma por estatica, não uso luvar nem pulseira, então queimar logo 4 por estática eu acho meio improvavel.

Quanto a entrada inverssora, não era melhor colocar um divisor de tensão pra garantir uma tensão abaixo de 12V, pois vai que por algum motivo o VCC caia abaixo de 12V pode cortar o mosfet.

Link para o comentário

Então, é justamente essa a intenção:

image.thumb.png.4cb088658a4cca1f4fcaed84f0ef9651.png

Inclusive vou até tirar/diminuir os resistores das portas de comparação pra aumentar a sensibilidade porque ele está atuando muito em cima do limite de 14,5V para o veiculo ligado. Quando está desligado, ele dificilmente passa de 12,5V, então não precisaria atuar em 14,5; Poderia ser em 13 ...

Fora essa ligação, há mais alguma coisa que você imagina que poderia ser necessário para esse acionamento ? Tipo algum filtro ou outro componente que agregaria valor na confiabilidade ?

@jone, muito obrigado pela atenção mesmo!

Link para o comentário

@renatocarusos 

Estou vendo que de alguma forma está funcionando com um dos componentes do lote, porém analisando o esquemático interno do componente não entendi como isso seria possível.
A saída do componente é de coletor aberto, ou seja, não há por padrão alimentação... Seria necessário via de regra colocar um resistor de pull up da saída ao VCC e utilizar preferencialmente um transistor tipo P, acho mesmo que todos que supostamente estão sem funcionar é que estão bons, e que este que está funcionando está danificado. 

Link para o comentário

@Jack O'Neo Eu estou meio confuso com esse comparador, olhando block interno dele entendo que ele inverte o diferencial da entrada para a base do transistor interno, ou seja, tensão diferencial positiva = 0V na base consequentemente Coletor aberto, estou certo?

@renatocarusos Esquece o que eu falei sobre o divisor de tensão assim sempre irá haver diferença de potencial na entrada do comparador.

Link para o comentário

@Jack O'Neo, agora ferrou pra mim kkkk

Qual ligação você me sugere pra eu testar, porque agora fiquei mais confuso do que antes, rsrs ...

@jone melo ok!

Vou catar os outrois do lixo pra testar ... Só achei estranho por causa do comportamento que indiquei em #6.
Imagino que antes ou depois do corte, emissor ou coletor devem manter os estados até o limite de tensão das portas que é +-15V, certo ?

Link para o comentário

A escolha do 4k7 tem algum motivo em especial ou eu poderia usar qualquer resistor acima do 1k sugerido no datasheet ?

Não consegui pegar do lixo mas comprei outros dois lotes:
Esse: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E esse: ml/

Obrigado @Jack O'Neo e @jone melo!

Link para o comentário

@renatocarusos Não calculei absolutamente nada, só quis mostrar o arranjo que via de regra deveria ser utilizado.
A questão é que quanto menor for a resistência do resistor de pull-up mais o transistor interno do componente que leva a saída ao terra aquecerá, pois, haverá maior corrente circulando por ele. Dependendo da situação mais corrente pode ser necessária, e sendo o caso, podes substituir por um de 1K.

Link para o comentário

Pessoal, 

Chegaram os dois lotes e não consegui 0v no coletor em nenhum deles 🧐 fazendo a ligação de pullup no coletor e GND no emissor; Então liguei no emissor mesmo e parece estar tudo bem (fica em ~VCC quando tem diferença nas portas) ...

Sobre a proteção do circuito (em roxo) vocês teriam alguma dica ou diodo, fusivel e varistor já está de bom tamanho ?
Vocês acham que para uma carga de 1A um fusivel de 1,5 é pouca gordura ?

A carga é um step-down, um MCU esp32, um micro servo mixuruca e um tranceptor de rádio 433mhz ...
image.thumb.png.58cae2c257f31bd60a98d3d1bea86556.png

Abençoados!!!

Link para o comentário

Bom dia.
Segue esquema que em teoria é como deveria ser o funcionamento do componente LM311.

Há duas abordagens possíveis uma utilizando mosfet tipo N e outra utilizando mosfet tipo P, eu não me dei ao trabalho de ajustar a posição do zener no esquema que utiliza o tipo P (abaixo na imagem) por isso repare que para que os leds estejam apagados ou acesos o que muda é a posição do botão, se o zener for colocado na outra entrada o comportamento do botão será o mesmo.

2024-03-3009_26_02-Greenshot.thumb.png.5f878463fc9b233634228cdbf4b78244.png

2024-03-3009_25_49-Greenshot.thumb.png.aa6d3750159b6f510d5b208ca2e5e503.png

Esta é a forma como eu faria caso fosse necessário. ;D 

Editado: por Jack O'Neo
Link para o comentário

9 horas atrás, renatocarusos disse:

Pessoal, 

Chegaram os dois lotes e não consegui 0v no coletor em nenhum deles 🧐 fazendo a ligação de pullup no coletor e GND no emissor; Então liguei no emissor mesmo e parece estar tudo bem (fica em ~VCC quando tem diferença nas portas) ...

Sobre a proteção do circuito (em roxo) vocês teriam alguma dica ou diodo, fusivel e varistor já está de bom tamanho ?
Vocês acham que para uma carga de 1A um fusivel de 1,5 é pouca gordura ?

A carga é um step-down, um MCU esp32, um micro servo mixuruca e um tranceptor de rádio 433mhz ...
image.thumb.png.58cae2c257f31bd60a98d3d1bea86556.png

Abençoados!!!

Tem que colocar um resistor baixo Ohm e  capacitor de filtro na entrada vcc porque com ruído do alternador esse circuito pode queimar fácil.

Link para o comentário

Ilustres @Jack O'Neo, @jone melo,

Seguem as medições da ligação que deu resultado e da ligação sugerida pelo datasheet:

image.thumb.png.6124562cccd479074e398ea9dec890cd.png

Sinceramente, não entendo porque não funciona conforme indicado no datasheet (TI) com 3 lotes diferentes. Um dos lotes veio escrito "BRASIL" abaixo de "LM311" ...

Sobre esse resistor de baixo ohm e o capacitor de filtro, você teria alguma sugestão que pudesse fazer? Eu entendo pouco e não tenho nenhuma referência de filtragem para essa circunstância (ruido de alternador). A elétrica do veiculo parece bastante confiavel (BMW) e o dispositivo está ligado sem essa malha do comparador funcionando perfeitamente, aparentemente. O VCC está indo direto no modulo step-down e até agora (2 meses) não percebi nenhuma falha ou superaquecimento de nada ...

Link para o comentário

35 minutes ago, jone melo said:

Que módulo step down você está se referindo.

Estou usando assim:

image.thumb.png.cf25240b73d9488318dd58ac49aeaae3.png

Minha intenção em usar o comparador é conseguir com que só ligue com o veículo em funcionamento.

Link para o comentário

54 minutes ago, jone melo said:

Que módulo step down você está se referindo.

Estou usando assim:

image.thumb.png.cf25240b73d9488318dd58ac49aeaae3.png

Minha intenção em usar o comparador é conseguir com que só ligue com o veículo em funcionamento.

Quando vosmice fala sobre queimar fácil, se refere ao comparador ou a carga (step-down e cia) ?

Editado: por renatocarusos
Link para o comentário

Agora entendi, bom não sei afirmar se o step down só aguentou esse tempo pois ele já possui capacitor de filtro na entrada, o fato é que não posso afirmar com certeza a real necessidade disso para o comparador, mas até onde eu sei quase todos os circuito eletrônicos possuem um capacitor de filtro em sua entrada.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...