Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial PS4 SLIM MODELO CUH-2014A placa SAD-001 Defeito: Equipamento só reconhece HD às vezes (Possivel "NOR" Danificada)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Fala pessoal tudo bem ?

Eu to com esse PS4 na bancada a mais tempo do que gostaria e vim pedir a ajuda de vocês nesse processo.

O console estava reconhecendo HD quando de repente parou de reconhecer, (antes apresentou estranhos travamentos esporádicos). e agora toda vez que liga apresenta dois cenários, primeiro  a mensagem:

 

"Não foi possível iniciar o PS4, Não é possível acessar o armazenamento do sistema, (CE-34335-8).

 

E as vezes tem momentos que ele liga e aparece o menu de segurança que usamos para recuperar o sistema.

 

De inicio aparenta ser o clássico caso de quando temos HD danificado ou sistema corrompido, porem já fiz a substituição do HD por outro modelo saudável devidamente formatado em (GPT/FAT32)

e ele repete o mesmo ciclo, (as vezes dá o aviso que não é possível acessar o armazenamento de sistema e as vezes abre o menu de segurança para recuperação)

 

Nas oportunidades que tive de acessar o modo de segurança, tentei "inicializar o PS4"  (resetar o sistema) de ambos os Hds usando um pen-drive com o o arquivo de instalação de sistema que configurei seguindo as instruções do site da playstation

 

É ai que nós temos a maior surpresa... o PS4 até dá inicio ao reset do sistema, prossegue até a "atualização de software do sistema" e de repente apresenta um erro no meio do processo: 

Não é possível concluir a atualização, O PS4 será reiniciado e iniciará a atualização novamente (SU-35927-6)

 

pesquisando esse ultimo código de erro vi um video no youtube onde um técnico que estava enfrentando o mesmo problema disse que o defeito era relacionado a "NOR" do PS4 (Chip EPROM Semelhante a BIOS que encontramos em notebooks)

Se você chegou ate aqui deve ter percebido que não tenho muita experiencia na manutenção desses consoles (minha experiencia é com computadores e notebooks)

 

Enfim gostaria de ajuda nesse procedimento de analise da "NOR" desse equipamento, principalmente tirar algumas duvidas sobre isso:

 

Eu posso simplesmente copiar outra NOR de placa mãe igual e regravar nessa, vai funcionar ?

 

Vi o (caiogames) fazendo analise de uma NOR com uns softwares específicos, ele analisava desde as áreas funcionais da programação da NOR até editava áreas corrompidas usando partes de programação de outras NOR's saudáveis, Alguém com mais experiencia poderia me apresentar alguns desses softwares ? 

 

A minha ideia inicial é remover o chip "NOR" Colocar na minha regravadora, copiar seu sistema e tentar gravar outro compatível no lugar,

(Se eu encontrar os softwares de análise vou analisar a programação original da minha NOR e tentar assim fazer o mesmo processo de diagnostico e correção que vi no video do (CaioGames)

 

As minhas notificações estão ligadas, Toda ajuda é bem vinda

 

Enfim desde já agradeço a todos que me acompanharam até aqui e que possam me ajudar nessa situação.

Grande abraço, - Thiago,Lemostech.

WhatsApp Image 2024-03-27 at 6.24.09 PM (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-03-27 at 6.24.09 PM.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já resolvi o problema, estava faltando alimentação de 5V no HD, às vezes essa alimentação surgia, e na maioria das vezes desaparecia!

 

aparentemente o circuito da placa mãe responsável pela alimentação do HD não estava funcionando 

 

Usando minha fonte de bancada injetei 5V na alimentação do HD e o console conseguiu fazer a leitura do HD

 

Eu tenho micro módulos DC-DC que vou adaptar ao circuito para substituição da alimentação original da placa para essa função, já que a mesma não dispõe de esquema elétrico.

 

Enfim, problema resolvido!

 

 

 

IMG_20240328_021202.thumb.jpg.31a94a70cc43394238887d43b5b6e588.jpgIMG_20240328_021209.thumb.jpg.d4e8db11d9d6eeb6f207f174fd581924.jpgIMG_20240328_023046.thumb.jpg.4e31728bcadd1aa4b9e5fb9265aa54f1.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Supporte disse:

@Lemos Tech boa dica de teste amigo

Boas novas, acabei de "finalizar" o reparo dessa área danificada, utilizei um dos meus micro módulos Dc-Dc para gerar a tensão  de 5V e substituir a função do circuito Dc-Dc de alimentação do HD desse console, achei mais interessante intervir dessa forma pois não há esquema elétrico dessa placa, e também os componentes para substituição não são tão acessíveis, dessa forma tive um resultado mais confiável da minha manutenção

 

O regulador Dc-Dc que usei foi ligado diretamente a linha de 12V (VIN) Do console, dessa forma sempre que o console ligar e alimentar o processador o HD também vai ligar em conjunto, ambos também desligam em conjunto quando o console é desligado.

 

Antes que perguntem sobre o (modo repouso), onde o HD mantém o funcionamento com o console "inativo" esse sistema vai se manter funcionando pois se o console estiver em repouso baixando arquivos significa que o processador vai estar em funcionamento, e se o processador está funcionando majoritariamente teremos a linha de 12V ativa, que logo irá também ligar o HD.

 

E isso pessoal, agradeço por quem me acompanhou, se eu tiver mais atualizações retorno aqui!IMG_20240328_200900.thumb.jpg.5be2459735a7fa91468f79e014848b5c.jpgIMG_20240328_181426.thumb.jpg.f630a20cb8c0175236cdb3a1b22480d3.jpg

IMG_20240328_194908.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lemos Tech sabia que os terras do regulador dc/dc sao comuns, não precisa ligar 2 fios ao terra um deles ja resolve, vi q proximo controlador original tem componentes oxidados, deve ter danificado por conta disso, pois não é comum caso dele dar problema, na saída colocou um diodo de proteção correto?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Supporte não achei interessante usar a alimentação das USB's, durante o teste que fiz usando a minha fonte de bancada o HD em funcionamento no console chegou a consumir picos de até 830 mili-amperes, fiquei com receio de as USBs terem algum limitador de corrente, ou até mesmo pudesse atrapalhar o uso de algum periférico externo do usuário, se futuramente colocasse um SSD no lugar desse HD imagino que o consumo seria ainda maior

 

Você me recomenda usar um diodo Zener ligado de forma reversa na saída de tensão do regulador para evitar picos ou sobretensão ?

Farei isso, tenho alguns diodos Zener de 5V1 por aqui, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...