Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Asus Prime X370-Pro Rev:1.03 Sem Video Após Desligar Com Controle Remoto Chinês

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite pessoal!

 

Estou com uma placa mãe Asus Prime X370-Pro sem vídeo. Um amigo trouxe essa placa e relatou que após chegar um daqueles mini teclados da China e testar no computador, seu filho apertou o botão vermelho para desligar e após isso o computador desligou e não apresentou mais imagem.

 

Testei a placa com memórias e processador diferente. Mesmo comportamento. Procurei muito por um esquema dessa placa, mas somente achei boardview. Nem em fóruns pagos consegui achar alguma coisa! Fiz a troca do chip da BIOS por um novo gravado e o comportamento persiste... Peço a ajuda dos amigos para me ajudar a aferir essa placa afim de acharmos qual seria o problema.

Editado: por James Walker
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker Defeito estranho!! Eu acredito mais em uma coincidência do que a real causa ser o desligamento ali pelo teclado. Difícil achar alguma relação técnica,mas vemos de tudo. Tem osciloscópio para verificar protocolos ali nos pinos do BIOS? Esse tecladinho é wifi? Tem receptor USB? Não o vi mencionar que fez um Clear cmos, fez? Qual é o CI do BIOS dessa placa?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Também acredito que seja uma coincidência. Apenas relatei o que me foi passado, rsrs. Tipo o exemplo fictício (mais nem tanto kkk) que gosto de citar: um cliente meu disse que a geladeira queimou depois que instalamos um computador na casa dele. É obvio que é coincidência, mas ele não acredita muito, kkkk.

 

É um teclado sem fio usados em TV box. Vou deixar uma imagem de exemplo aqui. Vou deixar também uma foto do chip de BIOS dela.

 

Sim tenho osciloscópio. Reset de BIOS, troca de RAM e processador e posteriormente teste com outra fonte. Foram nossos testes iniciais. Quer afira quais pinos da BIOS com o osciloscópio?

 

Edit 1: Me cheira a PCH avariado. Mas prefiro que os colegas me ajudem a concluir.

Screenshot_53.png

D_NQ_NP_2X_613919-MLB70562448996_072023-F.webp

Editado: por James Walker
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fiz as aferições e repeti para estar melhor confirmando.

 

1-1.8V sem forma de onda

2-0V

3-1.4V

4- a tive duas leituras uma deixarei postado aqui a foto da tela do osciloscópio. A outra da repetição que fiz a após desligar e ligar a placa, não apresentou mais nenhum tipo de sinal. 

5-0V

6-1.5V

7-1.8V

8-1.8V

 

 

 

WhatsApp Image 2024-04-06 at 21.57.52.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker Bom dia. Cristal ok! Nesse teste verificamos tbm até o bom funcionamento do do seu osciloscópio. Como vc não encontrou nenhum protocolo ali no BIOS, quis ter essa ctza ok!  Vc achou o esquema dessa placa? Vc esta medindo antes e após o start? Como fez? Uma placa de video diferente, testou? O pino 6 do BIOS é o pino de clock. Esse sinal vem la do EC. Por isso sem o esquema fica complicado uma analise mais profunda. Tive problemas em alguns Ci's de 16MB com a CH341A, alguns só resolvi qdo comprei outra gravadora. Se o outro chip do BIOS for diferente e se não tiver outra gravadora eu tentaria ele. O arquivo tem 16MB?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o arquivo tem 16MB. Testes realizados após o start. Como mencionei antes, eu troquei o CI BIOS por um novo e gravei aqui a CH341A. Já voltei o chip original para a placa. Foi eles que fiz os refiz os testes.

 

Sim, foi tentado outro processador, placa de vídeo e memórias. Foram testadas 4 memórias confiáveis (Do meu próprio computador kkkk)

 

O único material que consegui vasculhando a internet e em um grupo do Reino Unido que participo é o boardview. Posso estar postando ele e também o arquivo de BIOS usado na gravação.

 

Edit1: Os dois chips são idênticos. 

 

 

 

Está chegando hoje minha câmera térmica. Talvez pode vir a ser útil nessa analise...

 

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods boa noite amigo. Estou fora da cidadd, mas se conseguir achar o esquema ou algum sinal para aferir, é so postar aqui que faço no dia que retornar. Alias dei uma analisada com a camera termica a placa. O ponto mais quente foi na casa dos 50c, uns pequenos mosfets proximo ao conector das rams. Mas acredito que seja aquecimento normal. Para ser honesto essa compra acho que foi meio que um desperdicio, curto eu sempre encontrei no dedo mesmo! Afinal quase sempre curtos queimam o dedo... Kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker Amigo, essa analise dos sinais ali no pino BIOS, no seu caso temos que levar em consideração que são tensões 'Sus', ou seja elas só aparecem depois do start. Como vc mediu? O correto é colocar as pontas do osciloscópio e dar o start, tem que prestar atenção pois pode aparecer e ja sumir entende? Eu ja teria tentado um outro video off board ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker Td bem? meu amigo, procurando aqui pelo Forum, não ha nenhum material técnico que nos ajude, como esquema ou bdv. Tente fazer uma solicitação na area correspondente, para ver se algum amigo que tem acesso a esse arquivo em outro lugar possa ajudar. O que eu posso te dizer a. é que esse modelo de chip de BIOS, nunca obtive sucesso com a CH341A, vc tem algum outro chip ai  25Q128xxx de 1,8V para testar? Vc o gravou com algum arquivo aqui do Forum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Uma atualização interessante aqui sobre o caso...

 

Eu coloquei um alto falante de bips na placa. E bipa 3 vezes. Ao pesquisar no site da Asus é dito que é um erro referente a memória. Visto que já testei quatro módulos diferentes, podemos descartar problemas com eles. Controlador de memória?... Sabemos que fica no processador e testei dois processadores nessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...