Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Som Sony MHC-GPX7 - Entrando em proteção E03

Avalie este tópico:

Posts em destaque

• 1 mês depois...
Postado

@ohm Boa noite. Desculpa te incomodar, só queria relatar que quando o som funciona, na trilha do anodo do zener D1408 eu tenho 0.16v, mas quando da protect E03 eu tenho 3.5v mais ou menos, eu já verifiquei e a tensão não está vindo do catodo dele, já que em funcionamento eu tenho 6.4v e com protect e03 a mesma coisa. Ele é um zener de 6.8v. Interessante é que no esquema diz no Q1402 que tem 3.5v ali, mas com ele em funcionamento eu não tenho essa tensão e nem devo, será que essa é a tensão que ativa a proteção que o esquema está mencionando? Faria sentido já que realmente eu tenho mais ou menos essa tensão com protect E03.

Postado

O símbolo "/" no inicio /amp-sd significa que é ativado amplificador shutdown em nível baixo, ou seja, amplificador desligado em zero volt.

Nao podemos ter 3,5v na base (anodo d1408). Se a tensão no cátodo ficar acima de 6,8 é ativado a proteção por falha na fonte. Se o anodo do d1408 esta em 3,5v, catodo abaixo de 6,8v significa que o q1460 ou q1475 estão conduzindo ou com fuga.

Postado
4 horas atrás, ohm disse:

estão conduzindo

Então provavelmente estão sendo polarizados.

Qual o valor da tensão em cada terminal de cada um deles em relação ao gnd. 

Postado (editado)
34 minutos atrás, ohm disse:

Qual o valor da tensão em cada terminal de cada um deles em relação ao gnd.

Só consegui medir a base do Q1460, que deu 4.78v, desceu até -1.15v e subiu a 0v. Depois quando fui medir o emissor do Q1460, ao colocar a ponteira do osciloscópio e ligar o som, ele ligou... Que eu lembre não é a primeira vez que isso acontece, que eu vou medir e o som liga, acho que foi nesse emissor mesmo ou na base do Q1402 que eu medi ontem e o som ligou também, mas ai apresentou protect E01 depois, e hoje depois do Please Wait, o som apresentou E01 também, ele tá sem aquela bandeja que coloca os discos, pode ser por isso o E01?   

Editado: por MarceloRibeiro94
Postado (editado)
Em 26/06/2024 às 20:34, MarceloRibeiro94 disse:

desceu até -1.15v e subiu a 0v

Na base dele, transistor pnp tem que ter próximo da tensão do emissor. Por isso a proteção está sendo acionada. 

Confira d1409 e a tensão seu anodo (relação ao gnd). 

Confira q1401 também 

Editado: por ohm
Postado
1 hora atrás, ohm disse:

Confira d1409 e a tensão seu anodo (relação ao gnd). 

Confira q1401 também 

Olá, boa tarde. Muito obrigado por me ajudar :) é a primeira vez que pego um som da Sony desse estilo, então tá sendo bem complicado para mim. Em relação ao D1409, em seu anodo tem -7.75v, no Q1401 , em seu coletor tenho o mesmo comportamento da base do Q1460, tensão sobe a 4.8v, desce a -1.15v e sobe a 0v novamente. Na base e emissor do Q1401 tem -52.22v. 

Postado
10 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Não estou entendendo uma coisa, essa tensão de 4.9v que tem nessa trilha do Q1401 até a base do Q1460 não vem do coletor do Q1401, correto?

Não. A tensão de 4,9 vem do emissor do q1460.

10 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Se ambos, base e emissor tem a mesma tensão, então não tem como o Q1401 conduzir.

correto. ele esta em corte.

Em 28/06/2024 às 13:33, MarceloRibeiro94 disse:

Em relação ao D1409, em seu anodo tem -7.75v,

é suficiente paro o d1409 conduzir, deveria ser abaixo de -6,8v. Ele conduzindo fará com que a tensão no coletor do q1402 (transistor lado esquerdo) tende ao zero ou tensão negativa, que por sua vez surgirá tensão no coletor de q1460 e consecutivamente polarizando a base do transistor q1402 (lado direito) jogando o sinal /amp-sd-fast ao nível baixo ativando a proteção.

Enfim, veja porque a tensao no anodo do1409 esta maior que -6,8v.

Postado

@ohm Boa noite. Retirei os três diodos (D1444, D1449 e D1443) para testes com o multímetro analógico, estão todos bons, na placa eles conduzem levemente na polaridade inversa, mas fora não. Pelo que olhei no esquema, são eles que estão conectados ao D1409, e como estão bons eu não sei o que pode ser, o D1449, D1443 e D1444 estão com seus anodos na trilha do D1409, então pelo que sei não deveria vir tensão do lado oposto, então dá onde está vindo essa tensão negativa? 

Postado
29 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

então dá onde está vindo essa tensão negativa? 

essa tensão negativa vem dos divisores de tensão que monitoram -VL, -VH e fonte de -5v.

Confira com atenção os resistores que irei passar a referência. Se for smd limpe a cola. Remova um por vez da placa para não misturar. Se for smd não demore muito na solda.

r1744

r1447

r1710

r1711

r1707

r1706

Por fim, confira tensão de -5,1v no capacitor 1437.

• Joinha 1
Postado (editado)

@ohm Retirei todos e limpei a cola, estão todos bons, exceto pelo R1711 que teve um dos pad's arrancados quando retirei, acredito que ele estava bom também, o local na qual ele está soldado é muito ruim para usar soprador por conta do conector plástico dos fios que vem da fonte (não tem como retirar ele, é preso infelizmente). A minha fita laranja anti calor é muito ruim, é só de aplicar calor na região que ela já descola, então tive de retirar com o ferro de solda mesmo. Já encontrei outro de 150k que está OK, mas em relação aos outros, todos bons. 

Postado
Em 28/06/2024 às 13:33, MarceloRibeiro94 disse:

Em relação ao D1409, em seu anodo tem -7.75v

Voce continua tendo falha no monitoramento da tensão negativa. Nesse ponto nao pode ser superior o -6,8v. 

Postado (editado)
22 minutos atrás, ohm disse:

Voce continua tendo falha no monitoramento da tensão negativa. Nesse ponto nao pode ser superior o -6,8v. 

Oi, bom dia. Sim, provavelmente ainda tenho a falha, não coloquei os três diodos e o novo resistor no lugar ainda para verificar. Minha dúvida sobre o transistor da pergunta acima é porque ele que é responsável por alimentar o pino 5 e 6 dos IRS, e como eu tive E01 algumas vezes também eu estou suspeitando dele. Já tinha verificado e quando o som funciona eu tenho PWM em todas as saídas, ou seja, é aleatório esse E01, podendo ser falha naquele transistor. Só para não restar dúvidas para mim, esse falha da tensão negativa causada na trilha do D1409 pode acionar a E01 também?  

Postado

@ohm Recoloquei os três diodos e o resistor no local. O som ligou sem dar protect e tá ligado no momento e funcionando. Agora a minha dúvida é: Será que eu não coloquei algum componente que foi retirado antes incorretamente, como os resistores e isso tá desabilitando a proteção, ou realmente essa retirada e soldagem resolveu o problema. Pelo que vi eu soldei corretamente os componentes. 

• 2 semanas depois...
Postado
Em 04/07/2024 às 15:42, MarceloRibeiro94 disse:

ou realmente essa retirada e soldagem resolveu o problema. Pelo que vi eu soldei corretamente os componentes. 

A cola interfere muito em componente smd. Basicamente são divisores de tensão que trabalha com tensão próxima de 50v. Sim, só remover e limpar pode resolver. 

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...