Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Lenovo Ideapad S145 - FV440-FS441-FS540 NM-C121 - Liga sem vídeo na tela. Externo da video normal.

Featured Replies

Postado

Olá, bom dia pessoal! Como vocês estão? Estou com dois notebooks que estão com o mesmo defeito: liga mas sem imagem na tela. Ao analisar eles, percebi que em ambas as placas o CI U3301 não está habilitando e então vi que não há tensão no PCH_ENVDD. Ele possui o +3VS, mas não libera essa tensão para +LCDVDD. Se eu faço uma ponte entre +3VS e +LCDVDD a iluminação da tela aciona mas não há imagem. 

Todas as demais tensões estão ok, tenho 1.2V nas memórias (onboard), 3.3V e 5V. 

Já gravei bios atualizadas e bios clean_me e sem novidades. E já troquei o ci u3301 tb sem novidades. A tensão até chega aparecer porém não se mantém a tela pisca e some apaga.

Alguém pode me ajudar a desvendar esse mistério?

image.png.1ebbfb1d2ccdcf7ed26aee3d894616f4.png

Postado

@tecnopartsbqmg , assim como o circuito da saída de vídeo HDMI envia o sinal CPU_HDMI_HPD = HDMI_DET para PCH informando que o cabo foi plugado, o circuito da tela eDP também envia o sinal CPU_EDP_HPD via pino 17 do conectorJEDP1 informando que a tela está plugada.

Se o sinal PCH_ENVDD está oscilando, ideal seria testar com outro cabo e tela se possível. 

Postado
  • Autor
Em 22/06/2024 às 12:47, LEONTEC disse:

@tecnopartsbqmg , assim como o circuito da saída de vídeo HDMI envia o sinal CPU_HDMI_HPD = HDMI_DET para PCH informando que o cabo foi plugado, o circuito da tela eDP também envia o sinal CPU_EDP_HPD via pino 17 do conectorJEDP1 informando que a tela está plugada.

Se o sinal PCH_ENVDD está oscilando, ideal seria testar com outro cabo e tela se possível. 

Bom dia. Outro cabo foi testado porém ele usa uma tela full hd sem borda e essa tela eu nao tenho no momento. Testei com tela hd com borda. Será que pode ser isso ? Vou Tentar realizar esse teste e retorno.

Postado

@tecnopartsbqmg , esse é um ponto a ser analisado, não que isso possa ser a causa do problema, mas pra esse sinal PCH_ENVDD não está sendo enviado, ou é enviado rapidamente, deixa o problema ainda mais complexo de ser entendido. Então analisa todo circuito com a tela plugada.  

Postado
  • Autor
27 minutos atrás, LEONTEC disse:

@tecnopartsbqmg , esse é um ponto a ser analisado, não que isso possa ser a causa do problema, mas pra esse sinal PCH_ENVDD não está sendo enviado, ou é enviado rapidamente, deixa o problema ainda mais complexo de ser entendido. Então analisa todo circuito com a tela plugada.  

Fiz a analise com outro cabo e tela conforme configuração original e continua o defeito. O sinal pisca no pino 4 e some. A tela apenas pisca preto enquanto tem o sinal e depois apaga qndo some o sinal. Se faz um jumper ele fica apenas preto sem video. 

Seguindo as trilhas o pino 4 do u3331 tem ligação com o rpc806 e depois varias ramificações porém o sinal nasce no pch. Pode ser um defeito no pch ?

Postado

@tecnopartsbqmg , deixando o iC U3301 fora da placa a tensão do pino 4 ainda cai ou permanece em nível alto?

Esses outros sinais também caiem PCH_ENBKL, PCH_EDP_PWM.

Só para saber se essa tensão (+VCCIO) na saída do iC UC1302 fica em nível alto.

29 minutos atrás, tecnopartsbqmg disse:

Pode ser um defeito no pch ?

Estranho que gera vídeo pelo HDMI, o processador/PCH com problema, eu acho que ele não iria gerar vídeo no externo. Essa placa tem vídeo gráfico dedicado correto? Tem que entender bem como funciona tudo antes de condenar o chip. Me parece que o vídeo pelo HDMI, é o vídeo do processador e não do dedicado. 

Postado
  • Autor
4 horas atrás, LEONTEC disse:

@tecnopartsbqmg , o arquivo que você regravou o BIOS é de confiança? Pode ser problema de firmware somente.

Teria um arquivo para me recomendar ? Sim a placa tem video dedicado. E um i7 de 8 geração com uma nvidia mx110 . No externo ta video rapido normal sem dor de cabeça.

Postado
  • Autor
23 horas atrás, LEONTEC disse:

@tecnopartsbqmg , o arquivo que você regravou o BIOS é de confiança? Pode ser problema de firmware somente.

Usei esse arquivo de bios. 

Postado

@tecnopartsbqmg , tenho não amigo! Eu uso arquivos aqui do forum. Como eu ainda não tenho ferramentas e conhecimento para fazer edições de arquivos, eu pago os colegas pra fazer isso pra mim por enquanto.

Não tenho 100% de certeza que o vídeo do do HDMI é da gpu ou é o vídeo do processador. Já tentou desabilitar a gpu a nível de teste para ver se o vídeo no display aprece?

Editado: por LEONTEC

Postado
  • Autor
2 horas atrás, LEONTEC disse:

@tecnopartsbqmg , tenho não amigo! Eu uso arquivos aqui do forum. Como eu ainda não tenho ferramentas e conhecimento para fazer edições de arquivos, eu pago os colegas pra fazer isso pra mim por enquanto.

Não tenho 100% de certeza que o vídeo do do HDMI é da gpu ou vídeo do processador. Já tentou desabilitar a gpu a nível de teste para ver se o vídeo no display aprece?

Dei uma pausa nela para mexer em outros equipamentos. Amanhã lhe dou posição sobre ela.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.