Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ajuda para identificar um diodo

Posts em destaque

Eu estou com uma placa fonte fazendo uns testes e estou achando que um diodo está com problema. A placa é essa aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Não achei esquema elétrico dela e nem o datasheet do diodo. O que consigo afirmar é que tem 12v nos terminais de baixo mas no de cima tem 0,1v. Esse terminal de cima vai direto para um CI que recebe 5v/12v no terminal que está conectado o diodo.

Não tem serigrafia na placa e no diodo só dá pra ver esse 2F e o 8 deitado. 
Eu queria achar o datasheet pra saber como deveria ser seu funcionamento.

2024-8-1515-26-28.jpg.baf71136c1a265446189af7cb6acc1f5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, também estou achando ser um transistor.

Não sei se dá pra ver na imagem mas vou descrever.

Aquele furo recebe 12v direto da fonte, a trilha passa por baixo do componente e alimenta o terminal de baixo da direita.

Ali tem uma trilha ligada no resistor de 1k que por sua vez já liga no terminal de baixo da esquerda.
Com isso tem os 19v nos dois terminais de baixo e 0,1v no de cima.
Eu imaginei que o terminal da esquerda pudesse ter um valor um pouco mais baixo devido ao outro resistor de 2k, assim imaginei que liberaria os 12v no terminal de cima. Mas esse resistor de 2k não está no terra, vai para um terminal de um CI.

Link para o comentário

@MJVFC a questão é, o que te leva a crer que este transistor em questão é o defeito? Por ser uma fonte conversora para padrão ATX, creio que o mais importante seria ter os 5VSB e tensão no PS_On. O terminal que sai do transistor e vai para um CI precisa ser chaveado em low para conduzir (0v)

Link para o comentário

Bom, vamos lá. Ainda estou aprendendo sobre eletrônica mas já estou analisando alguns casos pra ir praticando.
Eu estou atualmente estudando sobre transistor em um curso, então baseado no que aprendi achei o comportamento desse ai estranho. Mas como não achei o datasheet fiquei perdido.
Pelo que eu entendi esse transistor é do tipo bipolar. Outra coisa que eu vi é parece que ele sempre vai ter um resistor ligado à base dele.

O motivo de eu achar que ele é o problema é que tem um conjunto de mosfet que não está recebendo a tensão em um dos terminais, e esse terminal está conectado somente a este transistor. Devido ao fato de este terminal não estar sendo alimentado o mosfet não está levando a tensão pra frente.
O problema é que pra fontes assim não tem esquema elétrico, então eu ainda continuo cheio de dúvidas kkkkkkkkk

Sobre o 5VSB, ele está presente, mas nenhuma das outras está presente. Eu posso até abrir um tópico em específico pedindo ajuda para reparo dessa placa, mas esse não é meu objetivo por enquanto. Eu queria mesmo entender como o componente está funcionando ali no circuito justamente pra eu aprender a me virar. Fora que essa placa está servindo de estudo apenas (apesar que eu acredite não ser um problema tão complicado nessa fonte)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...