Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Placa Mãe Asrock A320M-HDV REV 4.02 Cooler do processador não altera a velocidade quanto aumenta a temperatura.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal!

 

Estou com uma PC aqui na bancada e o cliente reclama do seguinte: O PC quando está em carga (jogando) o processador bate 90 até 95 graus e chega a desligar. Até ai ok, realizei a limpeza e troca de pasta térmica que eu sempre utilizo aqui (GD900) e mesmo assim continua o mesmo problema de esquentar muito o processador (Ryzen 5 4500 com cooler box), retirei o cooler para verificar se estava tendo contato com o cooler e processador e sim está tudo certo.

 

Analisando mais afundo com o HWmonitor constatei que o CPU COOLER fica todo tempo em 2000rpm tanto em 50 graus quanto em 90 graus, percebi algo estranho ai, então testei outro cooler e fica do mesmo jeito travado em 2000rpm, tentei utilizar software de controle de Fans e diz que o fan já está em 100% estando em 2000 rpm. Resetei e atualizei a bios para ver se poderia ser alguma configuração mas sem sucesso.

 

Imagino ser problema na placa mãe, (ASROCK A320M-HDV REV 4.02) analisei o boardview dessa placa e os componentes abaixo estão com a resistência OK, levando talvez a um problema no IO.

 

- FR8 = 2.7K OHMS;

- FR7 = 2.7K OHMS;

- FC2 = Não possui;

- FR2 = 100 OHMS;

- FR1 = Não possui;

 

Gostaria da opinião dos mais experientes se tem alguma outra coisa para analisar. O cliente falou que o processador não passava de 65 graus e começou a dar esse problema recentemente.

fdfdfd.png

gfgfgggf.png

Editado: por Pedrosilva701
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

- FR8 = 2.7K OHMS; Tem comunicação com pino 124 do U1077??

- FR7 = 2.7K OHMS; tensão?

- FC2 = Não possui;

- FR2 = 100 OHMS;

- FR1 = Não possui; tensão?

- FR8 = 2.7K OHMS; Possui comunicação com o pino 61 do UIO1. Esse U1077 não encontrei na minha placa.
- FR7 = 2.7K OHMS; 3.35v de um lado e 1.69v do outro.
- FC2 = Não possui;
- FR2 = 100 OHMS; 1.73v
- FR1 = Não possui; 5v em um lado e 1.73v do outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 

 

A minha placa é uma A320M-HDV REV 4.02, mas o único esquema que encontrei foi esse REV 3.01

Editado: por Pedrosilva701
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, elias.girardi disse:

@Pedrosilva701 Boa tarde, dá uma conferida nas opções da bios, nas especificações da placa mãe diz que há alguns controles de velocidade da ventoinha do CPU. Quem sabe por padrão essas opções são desativadas, devem ser ativadas manualmente.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Boa noite! Eu mexi na bios e encontrei as opções de controle de fans e estão habilitadas, até mudei de "MODO STANDARD" para modo "FULL SPEED" e fica do mesmo jeito, cooler travado em 2000rpm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Rods disse:

@Pedrosilva701 Testou com outro cooler igual? Mesma qtde de fios fazendo a ligação?

Testei sim com um cooler que uso no meu PC que é idêntico a esse, fica do mesmo.

 

E testei o cooler do cliente no meu PC e roda normal, de acordo com a temperatura.

Editado: por Pedrosilva701
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...