Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Gravadora EPROM CH341A não grava e nem apaga Ci BIOS de 16mb

Posts em destaque

Boa noite, recentemente comprei uma gravadora EPROM CH341A e estou enfrentando alguns problemas quanto a apagar e gravar um CI gigadevice 25b127dsig de 16mb. Já tentei em diversas versões de software e nenhuma delas surtou efeito, algumas dizem que apagam, quando coloco para ler outra vez o Ci apagado, ele não está de fato em branco. Outros softwares, no meio da gravação trava e não sai da tela de carregamento, enfim... um constrangimento sem fim. Aí eu fui ver se não havia algo de errado fisicamente com a gravadora e me deparei com uma perna da memória flash sem solda, e queria saber se isso é normal nesses dispositivos, visto que sou novato e sei o básico do básico e que essa gravadora é minha primeira. Se puderem me ajudar, agradeço de coração.

IMG_20240916_220412.jpg

IMG_20240916_212913.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Weyller Luiz Eu tenho essa gravadora e já testei com flash do tipo MX25L8006E sem problemas, porém ontem, depois de fazer o tal mod dos pinos de dadso a 3.3 volts, comecei a ter o mesmo problema, o lê o Flash sem problemas, mas ao mandar apagar ou regravar escuto o som de dispositivo desconectado e o software não termina o processo.

Pois bem, antes de desfazer a modificação irei reinstalar  software (uso o NeoProgrammer, depois vejo qual versão), mas também irei ver as soldas nos pinos visto que o meu também tem soldas do tipo e que foram afetadas pelo ar quente quando estava fazendo a modificação.

Link para o comentário

@Jack O'Neo De inicio somente levantei o pino 28 e conectei a saída dos 3.3 volts, até tinha visto um vídeo que fazia só isso. Depois de ler o datasheet do CH341 fui na trilha do pino 9, desloquei o capacitor cerâmico C3 e conectei a trilha aos 3.3v através de um resistor SMD. Como disse acima o meu também tem uns pinos com pouca solda, vou ressoldar e testar, além de ver outros softwares. Uso o Windows 10 e não o atualizei, logo ou é a gravadora ou é o software

IMG_20240917_091939508_HDR~2.jpg

Link para o comentário

34 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@Weyller Luiz Não é normal o pino sem solda, deve ter sido problema de manufatura.

Acha que dando um pingo de solda resolve? Pergunto isso porque a trilha em que a perna vai, é branca e não tem cor de cobre (como de fato é a cor das trilhas).

Link para o comentário

@Weyller Luiz Olha, se é branco tipo mascara de solda branca aí pode ser alguma variação do projeto, mas todos que vi até hoje tinham todos os pinos soldados.
Olha o meu na foto abaixo, todos os pinos soldados.

@LSL Confira na foto abaixo, dentro do circulo roxo eu raspei a mascara de solda da trilha abaixo da trilha do último pino e estanhei, depois com cuidado eu dobrei o último pino até ela, não tive dificuldade mas dizem que o pino é frágil, no meu caso essa trilha bate no pino central do regulador marcado em vermelho.
Interliguei os pontos vermelhos e os pontos azuis, o pino central da chavinha soldei no lado de baixo do C2.
Repare no diodo schottky com queda de apenas 0,3V instalado entre o pino central do U1 e o pino 9 do ch341B, este cara vai garantir que haja sempre no mínimo 2,7V no pino 9 que é mais que o suficiente para gravar um chip de 3.3V, mas geralmente fica em 3.2V. O diodo é um RB751V-40S2 marcação 5E.
No meu eu fiz outras modificações necessárias para gravar chips da série 93 e também alguns que usam I2C, pra isso tive que retirar o soquete zif para cortar umas trilhas e por uns resistores, fiz conforme imagens que acompanham o neoprogrammer, mas isso não vem ao caso agora né? ;D 

9140fe6f-fbec-4dd3-b2ee-bb14225e71df.thumb.png.5789479beecf3672575066f0420516bd.png

Editado: por Jack O'Neo
Correção.
Link para o comentário

10 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@Weyller Luiz Olha, se é branco tipo mascara de solda branca aí pode ser alguma variação do projeto, mas todos que vi até hoje tinham todos os pinos soldados.
Olha o meu na foto abaixo, todos os pinos soldados.

@LSL Confira na foto abaixo, dentro do circulo roxo eu raspei a mascara de solda da trilha abaixo da trilha do último pino e estanhei, depois com cuidado eu dobrei o último pino até ela, não tive dificuldade mas dizem que o pino é frágil, no meu caso essa trilha bate no pino central do regulador marcado em vermelho.
Interliguei os pontos vermelhos e os pontos azuis, o pino central da chavinha soldei no lado de baixo do C2.
Repare no diodo schottky com queda de apenas 0,3V instalado entre o pino central do U1 e o pino 9 do ch341B, este cara vai garantir que haja sempre no mínimo 2,7V no pino 9 que é mais que o suficiente para gravar um chip de 3.3V, mas geralmente fica em 3.2V. O diodo é um RB751V-40S2 marcação 5E.
No meu eu fiz outras modificações necessárias para gravar chips da série 93 e também alguns que usam I2C, pra isso tive que retirar o soquete zif para cortar umas trilhas e por uns resistores, fiz conforme imagens que acompanham o neoprogrammer, mas isso não vem ao caso agora né? ;D 

9140fe6f-fbec-4dd3-b2ee-bb14225e71df.thumb.png.5789479beecf3672575066f0420516bd.png

Pois é, eu dei uma boa pesquisada em vários modelos de Ch341a e todos são soldados, não achei nenhum sem solda. É de se estranhar... mandei uma mensagem pro vendedor, vamos ver se ele me reembolsa ou me manda uma nova, por hora vou deixar sem soldar.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Aí tem o esquema do ch341a o pino 25 é justamente o write protect.

Link para o comentário

@Weyller Luiz Então, ressoldei o meu e o problema continuou, daí eu removi a modificação deixando o gravador original e depois disso ele voltou a apagar e gravar sem problemas. Com isso creio que possa ser o tipo de EEPROM/FLASH que deva necessitar de 5v para fazer apagar/gravar. O chip que eu estava com problemas é um MX25L8006E, de 8M. Eu lembro que em umas pesquisas que fiz uma pessoa disse que tinha a solução para os chips de 16m.

Link para o comentário

1 hora atrás, Jack O'Neo disse:

Aí tem o esquema do ch341a o pino 25 é justamente o write protect.

Desculpa a pergunta, é que sou novato na eletrônica, mas no caso o write protect seria para "proteção de escrita" (literalmente) ou teria alguma outra função embutida?

Link para o comentário

@Weyller Luiz É justamente isso que significa, proteção de gravação. ;D 

@LSL 

me baseei nas instruções do YunLad e não tive nenhum problema com chip nenhum desde então, não tenho certeza se já gravei este chip, especificamente no ch341A, posso até ver se encontro um nas sucatas pra testar. 

Editado: por Jack O'Neo
adição de virgula ausente.
Link para o comentário

6 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@Weyller Luiz É justamente isso que significa, proteção de gravação. ;D 

@LSL 

me baseei nas instruções do YunLad e não tive nenhum problema com chip nenhum desde então, não tenho certeza se já gravei este chip especificamente no ch341A, posso até ver se encontro um nas sucatas pra testar. 

Obrigado pelo esclarecimento, amigo. Como tô precisando da gravadora pra ontem e o vendedor não me dá retorno, vou soldar a perna que tá sem solda e vê no que dá.

Link para o comentário

54 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@LSL 

me baseei nas instruções do YunLad e não tive nenhum problema com chip nenhum desde então, não tenho certeza se já gravei este chip especificamente no ch341A, posso até ver se encontro um nas sucatas pra testar. 

If you want to mod it to be a switchable 3.3V/5V programmer, in addition to the Vcc pin lift already discussed, you need to add a tiny DPDT switch with one pole switching Vcc between 3.3V from the LM1117-3.3V, and 5V (via a polyfuse), and the other shorting V3 to Vcc in the 3.3V position to bypass the internal regulator. 

Era isso que eu estava pensando em fazer, pegar um dip-switch de 2 chaves, endo uma para chavear 3v3 e 5v  e outra para colocar o V3 para 3v3 (quando vcc estiver em 3v3) ou para conectar o capacitor.

Pelo que entendi você deixou o pino 28 sem  nada conectado?

Link para o comentário

@Jack O'Neo Um outro ponto:

STOP! you don't need to mod these for 3.3v chips. measuring while the programmer is not connected will show 5v. connect it to a 3.3v chip, and it will drop to 3.5v

please stop spreading this false information!

Eu tinha visto isso em um vídeo brasileiro e quando fui fazer teste notei que os pinos tiveram redução de voltagem, depois vou ver com o osciloscópio par certificar

Link para o comentário

@LSL Na placa sim, o pino que ia nele 28 foi entortado pra trilha de baixo na minha imagem, que como disse raspei a máscara de solda.

A minha experiência pessoal me diz que qualquer fração de segundo pode ser suficiente para que um C.I seja danificado por tensão incompatível, e inclusive antes de aparecerem com estas modificações muita gente reclamava que o gravador estava queimando C.Is.

Aliás ainda tem gente hoje em dia queimando C.Is de 1.8V tentando gravar em 3.3V.
O meu aqui eu acabei de fazer o teste e com chip ou sem chip fica em 5V quando na posição de 5v na chavinha, tanto enquanto sem trabalho, quanto lendo ou gravando o chip, usei um chip de 3.3V e está vivo ainda, o que não quer dizer que é recomendável usá-lo acima da especificação máxima de tensão de trabalho, eu prefiro manter as coisas certas, muitas vezes não queima na hora mas pode vir a queimar um tempo depois. Neste caso não faz diferença porque é um chip de placa sucata... 

Referente a mx25L8006E eu não tenho nenhuma placa sucata com ela, apenas 11 esquemas apareceram com ela na busca do adobe que acabou de finalizar, então não vou ter como testar.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...