Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido TV Samsung - UN32F4300AG - Imagem totalmente branca

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Peguei essa TV inicialmente com defeito de leds, ao trocar as barras, voltou ao normal, mas a imagem está totalmente branca, percebi que na v-con no lado esquerdo dela tinha muita oxidação, tanto é que alguns componentes estavam praticamente soltos e até perdeu um pouco das trilhas. Eu passei o ferro de solda junto com fluxo resinoso para limpar, mas não adiantou. Tem dois IC's nessa parte da v-con, acho que são responsáveis pelo gama ou algo do tipo. Alguém pode dar uma ajuda? 

v-con.jpg

Editado: por MarceloRibeiro94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Boa noite. Não tem nenhum curto nos transistores. As tensões AVDD, VONE_31V, VOFF, VDD3_3v e HAVDD eu tenho tudo OK. Aparentemente o CI Tcon também está liberando os sinais RSDS, neles eu medi com o osciloscópio, mediu uma tensão de 0.8v em alguns e 1.12v em outros. 

Link para o comentário

• MarceloRibeiro94 alterou o título para TV Samsung - UN32F4300AG - Imagem totalmente branca

Já encontrei três resistores abertos e 2 capacitores que não estavam dando contato por terem perdido o pad nesse circuito que estava oxidado, além de um capacitor que perdeu a trilha com o circuito. Após troca-los e reparar a trilha, a TV deu imagem, mas em tom branco, isso me leva a crer que seja algum problema agora no IC gama, mas depois encontrei mais um resistor aberto de 33k abaixo do ic gama. Como o IC estava com os pads oxidados, é possível que ele tenha algum problema também. Como já esta tarde vou deixar para hoje a tarde a continuação do serviço. 

Link para o comentário

@ohm Olá. Ontem eu troquei mais dois resistores e a imagem voltou ao normal, hoje fui montar a TV e para a minha surpresa não tinha mais imagem, ela não está branca, simplesmente não tem imagem nenhuma e o backlight está aceso. Como antes, tenho todas as tensões AVDD, VONE_31V, VOFF, VDD3_3v e HAVDD. Agora isso me deixou completamente confuso...

Link para o comentário

@ohm Outra coisa, eu tenho duas placas principais aqui funcionando, uma Samsung UN32J4300AG e outra UN32T4300AG, os lvds delas são iguais aos da UN32F4300AG? Tô desconfiado dessa placa principal da UN32F4300AG e quero tirar essa dúvida testando uma dessas placas nesse display da UN32F

Link para o comentário

A TV resolveu dar imagem após algum tempinho ligada... Logo desconfiei disso, então desliguei ela por uns 3 minutos até ela esfriar e liguei de novo, veio sem imagem. Então aqueci um pouco com o secador a região do ci tcon e gamma e a imagem voltou novamente... 

Link para o comentário

16 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Outra coisa, eu tenho duas placas principais aqui funcionando, uma Samsung UN32J4300AG e outra UN32T4300AG, os lvds delas são iguais aos da UN32F4300AG? Tô desconfiado dessa placa principal da UN32F4300AG e quero tirar essa dúvida testando uma dessas placas nesse display da UN32F

Os sinais lvds mudam de acordo com a imagem. 

3 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

TV resolveu dar imagem após algum tempinho ligada... Logo desconfiei disso, então desliguei ela por uns 3 minutos até ela esfriar e liguei de novo, veio sem imagem. Então aqueci um pouco com o secador a região do ci tcon e gamma e a imagem voltou novamente... 

Ainda acredito que tenha trilha ou pontos com oxidação 

Link para o comentário

Hoje tentei ressoldar a eeprom da v-con de código 464F, porque se eu aplicasse calor em cima dela (aparentemente) a TV voltava a dar imagem. Mas após a ressolda a imagem veio normal e uns 10s depois sumiu e consequentemente as tensões do circuito dc-dc também... Fiquei apavorado, mas ai descobri que essa eeprom manda dois sinais (SDA e SCL) para o IC DC-DC, passei o ferro nos terminais da eeprom e voltou a ter todas as tensões. Ainda preciso aplicar calor perto do circuito gama para que a TV tenha imagem. Eu estou com uma dúvida, o circuito gama se não estiver funcionando corretamente pode não deixar o display ter imagem? Ficar com a tela preta? Porque nos vídeos que vejo a respeito dele no youtube, a imagem aparece, mas fica esbranquiçada. 

Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Tenho sim. Outra coisa, existem 4 tensões que não sei para que servem e uma delas tá estranha ao meu ver. 

U_H = 16.88v

U_L = 16.58v

L_H = 7.45v

L_L = 0.24v

essa L_L tá muito baixa se comparado as outras, U_H e U_L seguem um padrão de diminuição de tensão não tão brusco.

Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Boa noite Edmilson. Não, as tensões não são as mesmas. Alguns pontos de teste dos destacados na imagem abaixo tem tensão diferente, principalmente o G1, com imagem ele vai a quase 10v, isso que nem aqueci direito o circuito, então ele deve ir muito além disso, mas já foi suficiente para a TV ter imagem. Essa tensão dele vai caindo lentamente, até chegar numa determinada tensão que a TV fica sem imagem. O circuito gamma não tá com as melhores soldas por conta da oxidação, já refiz elas várias vezes, os pontos pretos não querem sair, mas estão dando continuidade normalmente. Ignore os resistores mal encaixados, é provisoriamente. 

G9 = 9.65v
G7 = 8.42v
G6 = 8.17v
G5 = 7.61v
G4 = 6.9v
G3 = 6.49v
G2 = 4.97v
G1 = 4.49v

gamma.jpg

Link para o comentário

Também não vejo nada sobre o ci Gama, se tiver que substituir você terá que comprar a placa v-com inteira.

• Estes valores de G1 a G9 da sua última informação correspondem a tensões com imagem ou sem imagem?
Editado: por Edmilson Goncalves Preza
Link para o comentário

1 hora atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:
  • Estes valores de G1 a G9 da sua última informação correspondem a tensões com imagem ou sem imagem?

Sem imagem.

1 hora atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

A variação no G1 não está sendo causada pelo calor em RG1?

O resistor RG1 foi trocado anteriormente, ele estava aberto, se trata de um resistor de 200ohms, em cima dele tem 16.88v. Ele tem conexão direta com o pino 2 do CI, já o ponto G1 com o pino 1 do CI

Link para o comentário

@MarceloRibeiro94, quais são os outros pontos de tensão que variam?

• O valor original de RG1 é mesmo 200 Ohms?
  • Já pensou que outros resistores deste divisor podem estar se alterando com o calor e desta forma estaria "sobrando" tensão para o RG1? Mede as tensões gama com imagem.
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...