Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise PCWARE / IPX425R1 / A placa liga e se desliga (descobri um componente queimado, no entanto não sei a sua referência para substituição)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite amigos, 

Estou com uma placa da PCWARE, a mesma vem informando por um adesivo que o modelo é: IPX425R1, mas na placa está serigrafada FOXCONN (E253117 94V-0 ML1-Y).

Quando eu a ligo, em segundos a mesma se desliga, conferi os fet e alguns componentes e verifiquei as tensões, mas ao olhar a placa veriquei um capacitor SMD estourado, no entanto, não encontrei nem o datasheet e nem sei o valor do componente para realizar a substituição...

Alguém poderia me ajudar??

Desde já agradeço

ipx425r1_01_med.png

WhatsApp Image 2024-10-15 at 21.00.35.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, sidney_mk disse:

é um capacitor, pode por outro igual ao que esta ao lado (c153) que deve funcionar, até mesmo sem pode funcionar, mas as vezes causa instabilidades

@sidney_mk Mas para substituir esse capacitor por um outro igual eu precisaria saber qual o seu valor de capacitância... 

Era justamente o que eu queria saber, se por acaso eu colocar um outro com valor abaixo, possivelmente não irá funcionar também. Teria alguma forma de descobrir qual o seu valor sem o datasheet ???

Link para o comentário

19 horas atrás, idealinfo disse:

@sidney_mk Mas para substituir esse capacitor por um outro igual eu precisaria saber qual o seu valor de capacitância... 

Era justamente o que eu queria saber, se por acaso eu colocar um outro com valor abaixo, possivelmente não irá funcionar também. Teria alguma forma de descobrir qual o seu valor sem o datasheet ???

primeiro passo é remover o capacitor, dps meça a tensão no local do capacitor, entao vc sabera a voltagem, quanto a capacitancia vc teria que estudar o circuito onde o mesmo esta aplicado. mas a julgar pela proximidade e tamanho que é o mesmo do capacitor ao lado, aposto que é o mesmo valor

• Joinha 1
Link para o comentário

@idealinfo Geralmente quando esta perto de um mosfet, ele serve como filtro de alta frequência dessa fonte chaveada que esse mosfet faz parte. Nesses casos pegue um do mesmo tamanho e coloque no lugar, depois de, claro, fazer as verificações necessárias nos seus pads depois de removido. Na função que faz no projeto de filtro, ele funciona como um curto para altas frequências, onde o seu valor e sua capacitância não importam muito. Um cuidado maior é quando vemos um Cap desses ligados em série no circuito, configurando os circuitos intergrados. Ou quando há um 'arranjo' com 3, um sendo uF, outro nF e outro pF.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 26/10/2024 às 08:55, Rods disse:

@idealinfo Geralmente quando esta perto de um mosfet, ele serve como filtro de alta frequência dessa fonte chaveada que esse mosfet faz parte. Nesses casos pegue um do mesmo tamanho e coloque no lugar, depois de, claro, fazer as verificações necessárias nos seus pads depois de removido. Na função que faz no projeto de filtro, ele funciona como um curto para altas frequências, onde o seu valor e sua capacitância não importam muito. Um cuidado maior é quando vemos um Cap desses ligados em série no circuito, configurando os circuitos intergrados. Ou quando há um 'arranjo' com 3, um sendo uF, outro nF e outro pF.

@sidney_mk @Rods Boa noite amigos... Eu troquei o capacitor por um outro de iguais características (tamanho), a placa voltou a ligar e não ficar mais se desligando, no entanto não dá vídeo.

Alguma dica??

Link para o comentário

19 horas atrás, sidney_mk disse:

verifica se o processador aquece, coloque o speaker e verifica se bipa de alguma forma. se o processador nao aquecer, sinal que o curto no capacitor abriu algum resistor ou fusível, veja se tem alimentaçao no capacitor.

Eu verifiquei o capacitor e os que ficam próximos e aparentemente estão normais, o processador aquece normalmente, e o speaker não dá nenhum sinal de beep.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...