Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Utilizando um arduino como gravador eeprom

Avalie este tópico:

ces.buquerque

Posts em destaque

Olá amigos, estou com algumas duvidas para utilizar o meu arduino uno como gravador EEprom, existe algum codigo ou sketch pronto para utilizar nesta função (assim como Arduino as ISP) ou é preciso codar do zero?

Eu sei que dependendo do caso compensa mais comprar um ch341 mas o orçamento esta limitado e eu ja tenho o arduino uno parado aqui rsrsrsrs e algumas placa-mae aparentemente com a bios corrompida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem coisa pronta, como por exemplo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

A base seria conforme acima,  mas para gravar BIOS de PC com ele, acredito que já será algo mais auspicioso!!!

Inclusive terá que desenvolver uma forma de abrir o BIN, gravar, verificar, etc...

Talvez o tempo de montagem, testes, etc... seria maior do que o custo para comprar algo pronto!!!

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

@nagkiller Faz pouco tempo que eu comecei a usar a plataforma arduino, eu pedi auxílio a IA e consegui hoje mesmo gravar a eeprom de um radio de aeromodelo que eu tenho parado aqui em casa utilizando um UNO, acho que a ideia da gravadora é muito mais pra adquirir conhecimento do que a praticidade em si ja que a necessidade de reparar as placas não são de extrema urgência. A IA complicou muito na explicação de como fazer com chip de bios de computador, eu imagino que seja de fato possivel usando o AVRDUDE (talvez até tenha um método mais acessivel) para abrir e gravar o bin de uma bios ja pronta no chip, assim como fiz com a eeprom/firmware do rádio.

Link para o comentário

No primeiro post você disse uma coisa ("mas o orçamento esta limitado"), agora está dizendo que é para adquirir conhecimento?!?!?

Se está usando IA, então você não está aprendendo, ela está deixando tudo pronto pra você!!! E as perguntas sobre como gravar BIOS de computador foram mal especificadas.

Conforme dito anteriormente: "A base seria conforme acima,  mas para gravar BIOS de PC com ele, acredito que já será algo mais auspicioso!!!"

Com isso, a primeira coisa a se fazer será dar uma estudada a fundo no datasheet da EEPROM desejada. Deverá ainda saber como funciona a estrutura de arquivo da BIOS, como endereçar corretamente os dados, etc... Protocolos de comunicação I2C, etc... Tem uma boa linha de estudos ai. Boa sorte!!!

Sem contar que terá que tratar as tensões, pois nem todas as EEPROMs trabalham na tensão de 5V, como o Arduino. Terá que levar em conta todos esses parâmetros!!!

Flw...

Link para o comentário

@nagkiller Faltou o complemento "orçamento limitado para comprar coisas que não me trarão retorno financeiro" pois achei que não precisaria de uma justificativa rsrsrsrs

Sobre a IA, vejo como um compilador de conhecimento, não como um escravo, a IA me instruiu sobre quais caminhos seguir e onde procurar, NENHUM codigo ou sketch que eu usei foi gerado por IA, talvez eu não tenha tanto a necessidade/disponibilidade para me aprofundar tanto em datasheet de eeprons ou algo do tipo, por isso questionei aqui no grupo sobre a possibilidade de ja existir algo para facilitar a vida de quem não tem conhecimento nem a necessidade de tamanho conhecimento também, o conhecimento é sempre bem valido, e tem razão, eu deveria ter especificado com mais detalhes, mas não o fiz pois achei que não seria necessário

Obrigado, Abç... FLW!!!

Link para o comentário

#include <SPI.h>
#include <SPIFlash.h>

#define CS_PIN 10  // Defina o pino Chip Select (CS)

SPIFlash flash(CS_PIN);

void setup() {
  Serial.begin(9600);
  while (!Serial) ;  // Aguarde a inicialização da serial

if (flash.initialize()) {
    Serial.println("Memória W25Q64 inicializada com sucesso.");
  } else {
    Serial.println("Falha ao inicializar a memória W25Q64.");
  }

Serial.println("Digite os dados em formato HEX para escrever na memória:");
}

void loop() {
  if (Serial.available() > 0) {
    String input = Serial.readStringUntil('\n');
    input.trim();

int dataSize = input.length() / 2;
    byte data[dataSize];

for (int i = 0; i < dataSize; i++) {
      data[i] = strtoul(input.substring(i * 2, (i + 1) * 2).c_str(), NULL, 16);
    }

if (flash.writeBytes(0, data, dataSize)) {
      Serial.println("Dados escritos com sucesso.");
    } else {
      Serial.println("Falha ao escrever dados.");
    }

byte readData[dataSize];
    if (flash.readBytes(0, readData, dataSize)) {
      Serial.println("Dados lidos com sucesso:");
      for (int i = 0; i < dataSize; i++) {
        Serial.print(readData[i], HEX);
        Serial.print(" ");
      }
      Serial.println();
    } else {
      Serial.println("Falha ao ler dados.");
    }

Serial.println("Digite os dados em formato HEX para escrever na memória:");
  }
}

Este é um código simples usando IA.

O que pode fazer agora é gerar uma comunicação serial entre o PC e o Arduino usando um terminal, na qual vc vai enviando os dados Byte por Byte no formato hexadecimal ou página por página...

Flw...

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...